Como funciona o Edgerank do Facebook?

Como melhorar o Edgerank do Facebook?

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Já se perguntou o motivo pelo qual nem todos os posts de amigos e fanpages aparecem em seu feed de notícias? Muitos não sabem, mas o Facebook possui um sistema que seleciona o que deve ou não aparecer para você. O Edgerank do Facebook é um algoritmo que dita o alcance que as publicações das páginas terão em função do que elas já publicaram. Ou seja, ele analisa tudo o que já foi publicado pela fanpage e o seu impacto sobre a audiência.

Administradores de páginas estão cada vez mais atentos aos critérios do Edgerank do Facebook. Melhorar os pontos avaliados por esse mecanismos significa obter maior visibilidade na rede social. Confira mais informações sobre o algoritmo e saiba como as páginas podem ser otimizadas.

Como é calculado o Edgerank?

Mesmo que, em um primeiro momento, possa parecer complicado calcular a fórmula do Edgerank do Facebook, saiba que ela envolve uma matemática simples. Veja como é feito o cálculo (antes da mudança em 2016, que será abordada mais adiante).

Fórmula do Edgerank do Facebook

Compreender o que cada variável representa ajudará a elaborar o melhor conteúdo possível, em termos de Edgerank.

O cálculo do Edgerank é baseado em cinco critérios.

Afinidade

Está relacionada ao número de interações recebidas em cada post. Ou seja, a quantidade de pessoas (fãs, amigos de fãs e não fãs) que curtirem, comentarem e visualizarem as fotos, os vídeos e as publicações. Usuários que interagem regularmente com a página serão os primeiros a ver as publicações novas no feed.

Peso do conteúdo

O Facebook costuma atribuir pesos diferenciados a cada tipo de conteúdo. Em virtude de pesquisas feitas, a rede social social chegou ao consenso de que fotos e vídeos deveriam ter mais peso que links e textos. De acordo com essa visão, os conteúdos interativos têm maiores chances de se propagarem, gerando relevância para a página.

Tempo de publicação

A velocidade com que as informações são transmitidas é bastante valorizada pelo Facebook. De acordo com essa visão, as postagens novas devem ter peso maior que as antigas.

Procedimentos relacionados ao Edgerank do Facebook.

Diversidade

Em 2016, o Facebook comunicou que consideraria a diversidade das atualizações e o tempo restante na leitura. A partir de então, a rede social controla páginas compartilhadas por meio de artigos instantâneos ou através do browser móvel. Materiais multimídias de boa qualidade são considerados nesse quesito. Por isso, é fundamental que os gerenciadores de fanpages trabalhem em vídeos e em imagens que transmitam conteúdo relevante.

Qualidade

Com a mudança na forma de qualificar, o Facebook passou a considerar a qualidade como um dos principais critérios avaliativos. Desse modo, o engajamento e a atividade tornaram-se mais valiosos que o clique. Ou seja, agora são considerados os conteúdos que conseguem conectar os seguidores de forma eficiente.

A partir desses quesitos, pode-se ter uma noção sobre tipo de conteúdo que acarretará um Edgerank do Facebook elevado e que, consequentemente, proporcionará benefícios à página.

Saiba como melhorar o Edgerank do Facebook

Sabendo como o Edgerank do Facebook funciona, vejamos como melhorar a pontuação e gerar visibilidade às ações de marketing.

Gere conteúdos relevantes e de peso

Como observamos anteriormente, fotos e vídeos detém maior peso. Por isso, é importante priorizar esse tipo de conteúdo em publicações. Uma das vantagens de conhecer o Edgerank do Facebook está relacionada à formulação de conteúdo para gerar maior visibilidade, preservando a audiência.

Busque o engajamento da audiência

Talvez esse seja um dos pontos que mais chamem atenção dos gerenciadores de páginas. Quanto maior for engajamento, melhores serão os resultados no Edgerank do Facebook. Além de analisar cada conteúdo antes que seja postado, é válido publicar assuntos relacionados ao universo da página a fim de enriquecer a timeline. O intuito é proporcionar a melhor experiência possível ao seguidor.

Incentive a interação

Semelhantemente ao que é veiculado em peças publicitárias, a chamada de atenção (call action) também é empregada em postagens no Facebook. Geralmente, são disponibilizados links que direcionam os usuários para realizarem ações. Esse procedimento é muito utilizado em blogs, mas também pode ser atribuído aos posts no Facebook.

Publique em horários de pico

Por meio do Facebook Insight, consegue-se saber os horários de maior acesso dos fãs e dos amigos de fãs. Pelo fato de nem sempre todos os seguidores estarem conectados, o melhor a ser feito é direcionar os esforços para períodos onde as chances de interação são significativas.

Como pode ser visto, atender aos critérios do Edgerank do Facebook significa obter maior visibilidade. Respeitando esses quesitos, consequentemente, a página ganhará maior relevância. A Trii, agência de marketing digital, sabe como divulgar uma empresa e trabalha para garantir que organizações estejam cada vez mais próximas do público em mídias sociais.

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Em 21/03/2017
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