Por Agência Trii
21 de novembro de 2016

Pesquisar no Google pode parecer simples. Afinal, é algo que todos usam diariamente e que, de fato, ajuda em muitas tarefas. Mas, por mais que esse site pareça muito útil, ele pode ser ainda melhor do que você imagina.

Existem diversos termos e símbolos que você pode acrescentar à sua busca para que ela seja ainda mais eficiente e traga mais resultados interessantes para você.

Para melhorar sua experiência com essa ferramenta tão presente no nosso cotidiano, a Trii elaborou uma lista com 10 dicas que irão te ajudar. Confira a seguir:

Dicas para melhorar sua maneira de pesquisar no Google

Pesquise dentro de sites (sem entrar neles)

É muito comum que nós tentemos encontrar itens específicos dentro de sites. Seja para buscar um produto em e-commerce ou encontrar um texto que começou a ler e perdeu, é possível realizar pesquisas dentro de sites específicos através da busca do Google. Para isso, você precisa digitar “site:” e o endereço do site no campo de busca, dar espaço e, em seguida, colocar uma palavra chave ou frase que esteja associada ao objeto que procura.

Por exemplo, caso deseje procurar por dicas no site da Trii, basta digitar no campo de busca: “site:https://trii.com.br/ dicas”. Dessa forma, você estará reduzindo a busca da sua palavra chave apenas àquele endereço.

pesquisar no google

Use aspas

Muitas vezes queremos procurar por frases completas, e não as palavras que as formam de maneira isolada. Em casos como este, você pode digitar a frase que deseja buscar entre aspas. Por exemplo, caso queira pesquisar sobre marketing digital e digite dessa forma, você pode encontrar resultados que envolvam somente a palavra “marketing” e outros apenas com “digital”. Digitando “marketing digital”, a ferramenta só irá te mostrar resultados em que essas duas palavras apareçam juntas.

Exclua resultados

Grande parte das pessoas não sabem, mas é possível, sim, excluir possíveis resultados na sua busca. Se você estiver procurando um lugar para comprar um celular, por exemplo, mas já tenha visto o valor em uma loja, basta digitar “celular” e usar o sinal de menos junto ao nome da loja. Dessa forma: celular -LojaX. Assim, todos os resultados que envolvam a Loja X não aparecerão na sua tela. Isso irá te poupar de ver links que já passou e fará da sua pesquisa mais restrita e pontual.

Busque sites relacionados

A internet é cheia de sites que têm o mesmo propósito ou com conteúdos bem próximos. É possível pesquisar no Google por sites relacionados a outros já conhecidos por você. Por exemplo, caso deseje buscar um site de notícias parecido com algum que já conheça (e excluindo este), digite “related:site.com”. O termo “related” indica ao Google que você quer encontrar um conteúdo que seja relacionado ao endereço citado por você.

Faça contas direto no Google

Você sabia que pode fazer contas sem abrir a calculadora do celular ou do computador? O Google também tem um dispositivo de calculadora que basta você digitar a operação que ele a realiza pra você. Se quiser dividir 2016 por 2, basta digitar “2016/2” e, nos resultados, irá aparecer uma calculadora com a operação realizada, o resultado e uma interface de calculadora para que você possa continuar suas contas.

Encontre definições de palavras

Assim como o dispositivo de calculadora e timer, também é possível encontrar definições de palavras apenas pela tela de resultados ao pesquisar no Google; sem, necessariamente, entrar em outro site. Para isso, basta digitar a palavra que quer saber a definição no campo de busca. Irá aparecer um quadro com definições, pronúncia, origem e mais algumas informações sobre o termo.

Faça traduções

Muitas pessoas acreditam que é necessário entrar em um site para traduzir uma palavra. No entanto, as pesquisas do Google já nos adiantam em casos como esses. Para traduzir uma palavra pelo Google, digite “traduzir (palavra) para (idioma)”. Veja o exemplo abaixo:

pesquisar no Google

Busque um documento

Muitas vezes fazemos pesquisas buscando por documentos ou arquivos em determinado formato, seja para um trabalho acadêmico ou até mesmo para encontrar uma apresentação. Se esse for seu caso, basta colocar no campo de busca a palavra-chave que deseja buscar seguida de “filetype:(tipo de arquivo)”. Por exemplo, caso deseje buscar por apresentações de PowerPoint que abordem sobre o tema Marketing, basta pesquisar no Google “marketing filetype:ppt”.

Use asterisco

Se você já passou pela situação de tentar procurar uma frase que ouviu, trecho de música ou nome de filme, mas esqueceu alguma palavra no meio do texto, não se preocupe; o Google pode solucionar esse problema. No caso da frase clássica de Platão, usando-a como exemplo, caso eu esqueça uma das palavras, posso escrever “só sei que “*” sei”. A partir dos resultados, poderei descobrir a palavra que falta.

Apresente opções

Quando pesquisamos por palavras-chave, os resultados apresentados somente envolverão os termos citados. No entanto, é possível mostrar ao Google que você tem mais de uma opção de pesquisa. Por exemplo, caso eu queira saber sobre informações de marketing ou marketing digital – ambos os assuntos e resultados me interessam -, basta digitar “marketing OR marketing digital”. O termo “OR” significa “ou” em inglês e deve ser escrito em letras maiúsculas. Nesse caso, também podemos usar o símbolo | (shift + \) para fazer a mesma indicação do “OR”.

Pesquisar no Google nunca foi tão útil, não é mesmo? Essas dicas são realmente muito interessantes e podem, de fato, facilitar nossa forma de usar o site. No nosso blog, você encontra diversas outras dicas e conteúdos que te acrescentarão muito. Conte com a Trii!

 

Links úteis:

marketing digital em sp
como anunciar no Google
como divulgar uma empresa
links patrocinados
como divulgar minha empresa
anunciar no Google