Por Agência Trii
13 de junho de 2017

O Google Assistant foi anunciado em maio durante a conferência I/O e promete ser a evolução do Google Now, em forma de chatbot, que aprende com os hábitos dos usuários. Ele é uma espécie de assistente pessoal virtual, que usa a inteligência artificial para facilitar o dia a dia de quem fizer uso dele.

O assistente pode ser encontrado no Google Allo, app gratuito de mensagens para se comunicar com amigos ou com a inteligência artificial da empresa. Para utilizar o Google Assistant, basta que você abra o Allo no Android ou Iphone, toque em Google Assistant e o bot explica o que ele faz. A partir disso, você toca em “Continuar”, autoriza ou não que ele tenha acesso a sua localização e ele sugere o que pode ser feito. Isso inclui pesquisas sobre dados históricos, clima, passeios, viagens, traduções, notícias, esportes e diversas outras coisas.

No início desse ano, o Google anunciou muitas novidades para o assistente e, entre elas, incluir propagandas no Google Assistant. Deseja saber mais sobre essa e outras evoluções da ferramenta? Acompanhe esse artigo que a Trii preparou para você.

Como as propagandas funcionarão no Google Assistant?

De acordo com Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sênior de anúncios e comércio do Google, o Google Assistant servirá para ganhar dinheiro com o comércio eletrônico. No início deste ano, uma promoção da Disney para o lançamento do filme “A Bela e a Fera” deu uma pista sobre como os anúncios poderão funcionar.

Ramaswamy mencionou, na conferência Google Marketing Next em São Francisco – Califórnia, a opção de comprar itens de parceiros selecionados por meio do Assistant, um recurso que foi adicionado em fevereiro, como um exemplo de abordagem do Google para ganhar dinheiro com o Assistant.

Possivelmente, o Google receberia uma porcentagem a cada venda. Entretanto, segundo ele, ganhar dinheiro com o Google Assistant não é a prioridade no momento. Eles estão mais concentrados em obter a experiência do consumidor, primeiramente.

Durante a conferência, a diretora de gerenciamento de produtos do Google, Jennifer Liu, convidou os comerciantes a enviar dados sobre suas empresas para que os resultados fossem incluídos no Google Assistant. Ela apresentou uma característica da ferramenta em que os consumidores poderão pesquisar por locais de venda específicos. Para demonstrar a funcionalidade, Jeniffer perguntou ao Assistant onde ela poderia conseguir uma marca de brinquedos em particular para os seus filhos.

É importante ressaltar que esse não é um serviço destacado do Google. A novidade usa como referência a mesma base de dados de propaganda utilizada nas buscas tradicionais e não atribui custos adicionais ao comerciante. Mesmo assim, é bem-vinda por trazer uma nova maneira das empresas incentivarem a compra e a venda de seus produtos.

Kit de desenvolvimento do Google Assistant

propagandas no google assistent

 

Agora é possível utilizar a interatividade do Google Assistant nos seus próprios projetos, como em um conjunto de luzes ou até mesmo em um robô. Segundo Wayne Piekarski, desenvolvedor do Google, com o kit de desenvolvimento, seu dispositivo pode utilizar o potencial do Google Assistant, permitindo que você converse com ele e realize seus projetos. Com o “Actions on Google”, é possível que você estenda o assistente, fazendo com que ele siga seus comandos.

Além disso, é possível utilizar a função “Ok Google” ou um botão para iniciar uma conversação com a inteligência artificial. Tudo será transcrito de uma maneira que você poderá atribuir tarefas a uma determinada palavra-chave. Por exemplo, para comandar um painel luminoso, você pode diminuir ou aumentar a intensidade das luzes usando as palavras “triste” ou “feliz”.

Como melhorar os seus lucros por meio das buscas?

Enquanto o Google Assistant não se populariza, existem outras maneiras de você melhorar seus lucros utilizando as buscas do Google. A primeira é por meio de anúncios pagos, no Google Ads. Você cria um anúncio mostrando os serviços que você oferece. Em seguida, escolhe termos de pesquisa que exibirão os seus anúncios e, por fim, define um orçamento diário.

Se as palavras-chave digitadas no Google corresponderem às suas palavras-chave, seu anúncio será exibido acima dos resultados de busca orgânica. A Trii te ensina como anunciar no Google de uma maneira simples e prática.

Outra maneira de aumentar seus lucros por meio das buscas é otimizando o SEO do seu site, por meio da criação de landing pages e utilização de palavras-chave, para que você fique bem ranqueado nas buscas orgânicas do Google, ou seja, as que não são pagas.

Se você deseja gerar lucros, ranquear bem o seu negócio nas buscas pagas e orgânicas do Google sem se preocupar com toda a demanda de tempo que isso implica, conte com a Trii. Somos uma Agência de Marketing Digital, no Rio de Janeiro, que possui inúmeros profissionais certificados pelo Google, além de gerenciar uma verba mensal de mais de R$ 100.000 de todos os nossos clientes.

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