Por Agência Trii
08 de novembro de 2016

Fazer uma retrospectiva, sem dúvidas, é a melhor parte do fim de ano. Além de toda a nostalgia em perceber o quão rápido o tempo está passando, lembrar de tudo o que passamos ao longo de 12 meses é bem interessante e, até mesmo, divertido.

A internet é um espaço em que muitas pessoas se relacionam e expõem conteúdos que são amplamente divulgados e acessados. Por isso, muitas coisas que acontecem, por menores que possam parecer, geram muitos comentários e algumas reações até inesperadas.

Para você lembrar dos principais acontecimentos da internet em 2016 e curtir tudo mais uma vez, a Trii preparou uma retrospectiva com diversos pontos muito interessantes que ocorreram nesse ano. Confira!

Retrospectiva da internet 2016

Mudanças no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais famosas em todo o mundo; na maioria dos países, essa é a principal rede social usada pela população. Por conta disso, seus gestores estão sempre em busca de inovações para agradar seus bilhões de usuários.

Uma das grandes novidades do Facebook esse ano foi a possibilidade de tirar fotos em 360°. O novo formato de imagem permite que você capture todo o ambiente em que está, e não se limite a apenas um cenário. A forma como a foto aparece na linha do tempo e como as outras pessoas podem vê-la também conquistou os usuários. Outra mudança na rede social foi o Live, uma funcionalidade em que você poderia gravar vídeos e transmitir para seus amigos ao vivo, enquanto eles comentam e reagem sobre o conteúdo. 

Além de tudo, o Facebook está sempre renovando e reafirmando sua ideia de ser uma rede para todos. Também em 2016, eles lançaram uma ferramenta de acessibilidade para cegos em que o próprio aplicativo faz uma leitura das imagens em voz. O recurso se chama Automatic Alternative Text, e você pode entender melhor sobre ele neste artigo.

Whatsapp fora do ar

Mais uma vez, tivemos bloqueios do Whatsapp neste ano. A Justiça de Lagarto, no Sergipe, bloqueou o aplicativo em maio pois ele se recusou a fornecer informações de conversas para investigações policiais. No entanto, o aplicativo foi retomado no mesmo dia por outra decisão judicial.

Em fevereiro, a Justiça de São Bernardo do Campo já havia feito uma tentativa de bloqueio, mas sem sucesso. Em julho, o aplicativo foi bloqueado novamente. Dessa vez, pela Justiça do Rio de Janeiro, pelo mesmo motivo anterior.

A primeira vez em que o Whatsapp foi bloqueado – também por não fornecer informações a investigações policiais – foi em dezembro de 2015. O aplicativo ficou fora do ar por, aproximadamente, 12 horas na ocasião.

Novidades no Instagram

Não podemos pensar em 2016 sem lembrar das novidades do Instagram. Esse ano, a rede social trouxe duas grandes inovações e que trouxeram novas possibilidades de uso para o aplicativo.

Uma das maiores mudanças e que surpreendeu a todos foi o lançamento do Instagram Stories. A funcionalidade permite que os usuários postem vídeos e fotos que ficam disponíveis para visualização por apenas 24 horas. Inspirados no snapchat, muitos criticaram por acreditarem ser plágio. Mas, o mecanismo tem feito sucesso, apesar de algumas falhas de carregamento.

Além disso, o aplicativo também abriu a possibilidade de usar perfil de empresa. Muitos gestores já faziam uso do aplicativo como um perfil de negócio e, percebendo essa necessidade, foi disponibilizado o Instagram para Empresas. A ferramenta permite que o perfil de empresas colete dados sobre as pessoas que curtiram as publicações, alcance dos posts, quantas pessoas clicaram nos links postados, criar anúncios, entre outras funções.

Principais memes

Não podemos falar sobre retrospectiva da internet sem lembrar dos memes, não é mesmo? Assim como nos passados, esse ano as redes sociais nos trouxeram muitos motivos de risadas com memes super divertidos. Listamos os principais e mais queridos por todos:

“Olha elaaaaa!”

Bem no início de 2016, uma participante do reality show Big Brother lançou um bordão que se tornou queridinho da internet em pouco tempo. O, agora famoso, “olha ela” foi usado por grande parte dos usuários em diferentes ocasiões.

“Tranquilo e Favorável”

Logo depois desse, perto do carnaval, fomos presenteados com um funk que ecoou por toda a internet: Tranquilo e Favorável. A música logo se tornou um hit e, claro, o meme foi um sucesso.

“Não sou capaz de opinar”

A participação da Glória Pires no Oscar 2016 também gerou muitos comentários nas redes. Sua opinião não muito decidida sobre os filmes e os comentários rasos geraram memes como “não sou capaz de opinar”.

Lula e a Operação Lava Jato

A internet, realmente, não perdoa e tudo pode virar um meme bem divertido. A acusação do ex-presidente Lula pela Lava Jato, além de ter sido muito comentada, resultou em um meme bastante inesperado: usaram o slide feito pelos Procuradores de Justiça e transformaram em meme. A brincadeira foi tão divertida que até a Trii embarcou nessa – veja aqui a nossa versão.

lula na operação lava jato

Gato dando entrevista

Que os bichinhos de estimação sempre geram muitas curtidas não é novidade. No entanto, um gatinho, em especial, se destacou em 2016. O meme do gato dando entrevista foi reproduzido por toda a internet e rapidamente ele se tornou um queridinho.

gato dando entrevista

Depois de ler essa retrospectiva, você se sentiu por fora de alguns assuntos? Estar por dentro de tudo o que acontece na internet é necessário tanto para sua vida social quanto para a sua empresa. Afinal, todo negócio precisa estar sempre atualizado quanto às novidades. Para que você não perca nada, acesse nosso blog. Estamos sempre trazendo conteúdos interessantes e que ajudarão você a crescer e a evoluir. 

 

Links úteis:
marketing digital RJ
anunciar no Google
links patrocinados
agência de marketing digital
como anunciar no Google