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Tendências do marketing digital para 2017

Dicas

O marketing digital é a própria tendência. Depois de poucos anos de redes sociais e presença das empresas nesse meio, pudemos perceber que a importância desse mercado é ainda maior do que o previsto.

Por conta disso, a cada ano as práticas de marketing digital se renovam e trazem ainda mais clientes aos negócios que levam essa prática a sério. Muitos pontos que já eram tendência para 2016, no próximo ano se tornam realidades indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa.

Veja as 8 principais tendências de marketing digital que a Trii trouxe pra você e comece a aplicá-las já.

8 principais tendências do marketing digital para 2017

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Proximidade

A proximidade entre negócio e cliente já não é mais vista como algo invasivo ou abusivo. Essa relação vem se aproximando com o passar dos anos e se tornando cada vez mais informal e amigável. Isso ocorre, principalmente, por conta das redes sociais, de uma maneira geral. Responder comentários, críticas e sugestões dos clientes na página da empresa, por exemplo, é um diferencial bem visto pelo público.

Além disso, a presença da empresa em diversos aplicativos também faz com que o cliente esteja cada vez mais próximo. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, e usa o Instagram para mostrar as novas peças disponíveis para venda, o público passará a acompanhar este perfil para saber sobre as novidades. O Snapchat também é uma rede social recente que vem sendo usada para mostrar o dia a dia de empresas de uma maneira descontraída e para promover novos produtos com aparente naturalidade e despretensão.

Atendimento personalizado

Não é de hoje que fala-se em atendimento personalizado, em tratar cada cliente como único. Mas, ainda que essa não seja uma tendência exclusiva de 2017, ela se faz ainda mais importante a cada aplicativo, ferramenta ou mecanismo que surge. Isso não se trata de personalizar de acordo com o público, mas com cada cliente em si. Essa prática reforça, ainda mais, a proximidade já citada.

Citações em redes sociais

A importância do SEO (Searching Engine Optimization ou Otimização de Sites para Mecanismos de buscas, em tradução livre) já vem sendo notada nos últimos anos. Cada vez mais, são descobertas novas maneiras de otimizar o SEO e tornar seu site ainda mais visto. Para 2017, a citação em redes sociais também será importante para que os sites de busca percebam o seu link como relevante. Quanto mais posts existirem direcionando para o seu site, melhor ele será rankeado.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, seja por blogs ou até mesmo posts em redes sociais, tem sido uma realidade há algum tempo. No entanto, sua importância não era tão reconhecida assim. Neste ano, percebemos o quanto o Google leva em consideração a qualidade do conteúdo dos sites para classificá-los em uma boa posição no ranking dos resultados de pesquisas. Ou seja, não basta apenas escrever um artigo e colocar no blog da sua empresa. Este artigo precisa ser interessante, ter um conteúdo de qualidade e fazer com que o cliente perceba que aquela leitura será interessante, agradável e irá acrescentar conhecimentos a ele.

Adaptação a diferentes canais

Primeiramente, é importante ter em mente que os clientes precisam te encontrar em qualquer lugar. Seja na loja de aplicativos, em sites de buscas ou em lojas físicas, o seu negócio precisa estar presente em todos os lugares. A forma como isso se dará depende de você. Existem empresas que preferem apresentar o mesmo conteúdo em todas as plataformas, para que não haja distinção entre os clientes que encontrem apenas um canal. Outras optam por disponibilizar conteúdos complementares; ou seja, informações que se completam entre um dispositivo e outro.

Predominância do mobile

Já foi dito por muitos que seria o ano do mobile, que esse formato era uma tendência. Em 2016, percebemos que passou de tendência para realidade. O mobile já é predominante. A criação de novas estratégias de marketing digital baseadas nesses dispositivos pode levar um empreendimento ao sucesso total. Um conteúdo personalizado, pensado especialmente para este caso é um diferencial que poucas empresas levaram a sério ou conseguiram executar com excelência no último ano.

Links patrocinados

Por mais que seu conteúdo seja interessante, que seu negócio seja diferente e totalmente inovador, de nada adianta se ele não for visto. Patrocinar links (seja no Google, Facebook, Instagram ou LinkedIn) foi uma prática bastante frequente em 2016 e que promete ser ainda mais no próximo ano. O Instagram para empresas, por exemplo, é um exemplo de espaço que o retorno dos investimentos é satisfatório, quando realizado com inteligência. 

Para que os links patrocinados obtenham os resultados esperados, é preciso garantir que o orçamento estipulado para eles seja suficiente. Definir o orçamento para o marketing digital, no geral, pode ser um desafio para muitas empresas. Por isso, uma agência de marketing digital é de grande importância.

Deixe a estratégia com especialistas

A cada ano surgem novas tendências e novos formatos que rapidamente se tornam extremamente necessários para atrair clientes. Estar atento a essas novidades é um dos pontos importantes para que seu negócio não fique para trás. No entanto, não basta apenas saber que uma tendência existe: é preciso aplicá-la na empresa de maneira eficaz. Tentar realizar essas atualizações sozinho pode trazer um fracasso total ao negócio.

Principalmente para 2017 (e em diante), os especialistas em marketing digital podem alavancar sua empresa de forma que o sucesso seja uma certeza. A Agência Trii conta com profissionais competentes e que cuidam do seu negócio com toda a atenção que ele merece. Entre em contato e comece já a elaborar a sua estratégia para 2017 conosco.

 

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Em 21/11/2016
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