Aprender o básico do Photoshop pode ser mais fácil do que você imagina. Sim, sabemos que o programa, em um primeiro momento, pode despertar certo receio em quem nunca usou, justamente por conta da sua infinidade de recursos e de sua potencialidade criativa. Porém, nesse artigo, você vai perceber que o “Ps” -como os mais íntimos denominam- não é esse bicho de sete cabeças.
Confira as ferramentas e os recursos que te ajudarão a executar o básico do Photoshop:
Essa é uma das ferramentas essenciais para quem objetiva conhecer o básico do Photoshop. A ferramenta Mover possibilita o transporte de objetos em uma camada específica. Para utilizá-la, primeiro você precisa clicar no símbolo respectivo da ferramenta ou pressionar V no teclado. Posteriormente, é só clicar em qualquer local da tela e arrastar. Dessa forma, o objeto selecionado se moverá na camada.
Com o Letreiro Retangular, o usuário, pressionando a tecla Shift, pode fazer seleções retangulares ou quadradas. Com funcionalidade parecida, a ferramenta elíptica cria seleções circulares. Para acessar o Letreiro Retangular ou o Letreiro Elíptico, basta clicar em M no teclado. Caso você deseja alternar entre as duas vertentes, pressione o símbolo respectivo de uma delas. Manusear esses mecanismos conta positivamente para o aprendizado de pessoas que estão estudando o básico do Photoshop.
Dentre os itens que compõem o básico do Photoshop, o laço é uma ferramenta que permite criar seleções livres e desenhar a área que será selecionada. Dentro desse mecanismo você ainda pode acessar outros recursos como: Laço Poligonal, que possibilita criar uma seleção livre em vários cliques, e o Laço Magnético que, delimita a seleção de acordo com o contorno do objeto. Você consegue utilizar o Laço ao pressionar a tecla L como atalho.
A Varinha Mágica é um mecanismo mais prático e ágil de fazer seleção na imagem. Ao selecionar essa ferramenta pressionando a tecla W e clicar em alguma parte da imagem, você, automaticamente, informa ao Photoshop que deseja incluir não só a área do ponto clicado, como também as as regiões ao redor que apresentam coloração similar. Esse é um ótimo recurso para quem deseja conhecer o básico do Photoshop
Ao clicar em C, você terá acesso a ferramenta Corte. A partir dela, por meio da seleção retangular, você consegue delimitar a área desejada de uma imagem de modo que, o que estiver de fora dessa seleção, será eliminado. Além de poder determinar o tamanho ou a proporção pretendidos, você também consegue cortar manualmente. Saber cortar uma imagem ajuda não apenas quem conhece níveis avançados de edição, como também quem compreende o básico do Photoshop.
Se você deseja uma cor específica e percebe que ela não está no seletor de cores, saiba que o Conta- Gotas pode te ajudar a resolver esse probleminha. Ao copiar a cor, o Conta-gotas muda a cor primária utilizada até então para a cor que foi copiada. Para ter acesso a esse recurso é simples: basta clicar em I no seu teclado. Compreenda que, mesmo que você saiba o básico do Photoshop, é possível você utilizar essa ferramenta corretamente.
Teclando J você seleciona o Pincel de Recuperação, uma ferramenta que, dentre os recursos do básico do Photoshop, permite coletar uma tonalidade de um determinado ponto da imagem para utilizá-lo para pintar outra região. Ao fim desse procedimento, o Photoshop fará uma espécie de refinamento e buscará suavizar a edição feita por você.
Esses são exemplos de vertentes para desenho mais utilizados no Photoshop. O Lápis cria traços com espessura variável. Já com o Pincel, você consegue uma infinidade de tipos de traço, pois essa ferramenta pode assumir uma série de formatos diferentes. Pressionando o atalho B você terá acesso tanto ao Lápis quanto ao Pincel. Esses mecanismos são de grande valia para quem manuseia o básico do Photoshop.
O Carimbo “clona” a área determinada para que possa ser utilizada em outro ponto da imagem. Além disso, essa ferramenta pode ser usada como Pincel de Recuperação, pois permite que você determine uma área como amostragem padrão para que, posteriormente, possa ser empregada para cobrir uma outra região. Contudo, as alterações feitas com o Carimbo não são suavizadas pelo Photoshop. Por meio da tecla S, você consegue selecionar essa ferramenta que compõe o básico do Photoshop.
Essa ferramenta pertencente ao básico do Photoshop possibilita a combinação de edições que foram feitas anteriormente com edições atuais para que, dessa forma, chegue-se ao resultado desejado. Desse modo, você pode “pintar o passado” sobre a imagem com edições recentes. Acesse a ferramenta teclando em Y.
Basicamente a maior parte das funcionalidades apresentadas pela Borracha assemelham-se com as do Pincel, a não ser pelo fato de que, diferentemente do Pincel, a Borracha apaga. A cor diferente na região apagada deve-se ao fato da Borracha preencher o local com a cor do plano de fundo selecionado. Ao teclar E, você seleciona essa ferramenta que integra o básico do Photoshop.
A Lata de Tinta é uma ferramenta do básico do Photoshop que permite o preenchimento de uma área selecionada ou de uma camada inteira com a cor desejada. Já o Gradiente, combina as cores primárias e de fundo e cria um gradiente comum a elas. Ao clicar em G, você terá acesso tanto à Lata de Tinta quanto ao Gradiente.
Essas ferramentas que compõem o básico do Photoshop funcionam como pincéis que aplicam seus respectivos efeitos sobre a imagem. Combinar o Desfoque com a Nitidez é excelente para situações onde se pretende destacar um objeto e desfocar o plano de fundo. Já a ferramenta Borrar é muito usada para desenhos, para suavizar transições e para editar efeitos de fumaça.
Esses três mecanismos pertencentes ao básico do Photoshop são extremamente úteis para retocar fotos. Elas têm como função principal a manipulação da luminosidade presente nas imagens. Você consegue acessar essas vertentes ao pressionar tecla O.
Para desenhar gráficos vetoriais, a Caneta é a ferramenta mais aconselhável dentre as opções do básico do Photoshop. A demarcação para edições mais avançadas também pode ser criada por meio dessa vertente. A Caneta é acessada ao se clicar no atalho P.
Além de permitir que você escreva sobre a imagem, a ferramenta Texto, que integra o básico do Photoshop, possibilita que você determine o tipo e a cor da fonte a ser inserida. Ao pressionar o símbolo da ferramenta Texto, você consegue ter acesso às variações que permitem que você não apenas escreva verticalmente, como também te disponibiliza a criação de máscaras de texto horizontais e verticais. Clicando em T, você acessa rapidamente a ferramenta de texto.
Já com a paleta Texto, você consegue fazer os ajustes necessários às camadas de texto. Alterações no formato, no espaçamento e no tipo dos caracteres podem ser feitos por meio da utilização desse item.
Se você conhece o básico do Photoshop, mas deseja mover quaisquer demarcadores criados, basta selecionar o atalho A no teclado e você terá acesso à Seleção de Demarcador.
Retângulos, elipses, polígonos, linhas e formas personalizadas em formato vetor são criados com a ferramenta Formas. O atalho U serve para você acessar esse item com maior rapidez. Essa é uma ferramenta extremamente útil mesmo para que conheça o básico do Photoshop, mas queira construir diferentes formas no programa.
Esse item é proveitoso para situações onde você precisa saber a verdadeira dimensão que a imagem estiver ocupando na área de trabalho. Mas, caso a imagem já esteja enquadrada, essa funcionalidade acaba sendo irrelevante mesmo para quem já conheça o básico do Photoshop. Você consegue selecionar a Ferramenta Mão por meio do atalho H no teclado.
O Zoom é uma das ferramentas pertencentes ao básico do Photoshop que é recomendada para casos onde se necessita uma maior aproximação da imagem trabalhada, utiliza-se a ferramenta Zoom. Esse mecanismo permite que se edite minuciosamente uma determinada área da imagem. A ferramenta, originalmente, só aproxima, mas para afastar, basta clicar em Option/Alt ou usar o scroll do mouse. O Zoom pode ser utilizado ao clicar em Z.
Essas ferramentas, que compõem o básico do Photoshop, possibilitam organizar as cores que você está usando. A cor superior é a primária, enquanto a de trás é a cor de plano de fundo. A cor primária é a que será utilizada pelos pincéis. A cor de plano de fundo é empregada quando for deletado ou expandido algo do plano de fundo. Tecla: D para padrões, X para inverter as cores.
O básico do Photoshop oferece painéis presentes no lado direito da tela que auxiliam ações como: navegar pela imagem, fazer ajustes, alternar entre modos de exibição, entre outras utilidades.
A paleta de camadas é, sem dúvidas, o núcleo da edição de imagens que integra o básico do Photoshop. Esse item permite o acesso a uma infinidade de recursos como: fusão de camadas, configuração de modos de misturas e alteração em visibilidade e opacidade. Além disso, essa ferramenta é extremamente importante para gerenciar as camadas com suas máscaras e grupos.
Dentre os componentes do básico do Photoshop, é no painel de ajustes onde camadas podem ser criadas e editadas com maior facilidade A sua utilização mais comum deve-se à correção de cores, embora haja diferentes ajustes para que alterações visuais na imagem sejam feitas.
A paleta de Canais de Cores é um item do básico do Photoshop que garante que cada cada cor seja trabalhada separadamente. Caso o modo RGB esteja sendo utilizado, os canais vermelho (R), verde (G) e azul (B) estarão disponíveis. Trabalhar especificamente com cada canal é válido para fazer com que retoques relacionados a cor e ao contraste sejam melhor empregados.
O Seletor de Cores é um componente do básico do Photoshop que facilita a alteração de cores primárias e de plano de fundo por meio de mecanismos que regulam os valores de RGB.
Essas são ferramentas do básico do Photoshop que te permite escolher rapidamente a cor desejada por meio das cores já pré-definidas na paleta de Amostras de Cores. Também há a possibilidade de carregar diferentes coleções de amostras, ou criar a sua própria.
No Histórico, você consegue ver as últimas etapas da edição e retornar a alguma delas, caso haja interesse. Ter o controle sobre essa ferramenta é fundamental mesmo até para quem saiba o básico do Photoshop.
Às vezes a imagem precisa ser percebida por outro ângulo; Nessas situações rotacionar o conteúdo pode ser a melhor opção. Você consegue ativar esse recurso do básico do Photoshop pressionando R no teclado.
Para corrigir o posicionamento da imagem, existe um procedimento simples a ser seguido: use a Régua, trace uma linha horizontal e outro ponto de referência. Clique em Image, Image Rotation e Arbitrary, e o Photoshop identificará o posicionamento correto da imagem. Esse é um procedimento simples até mesmo para que compreende o básico do Photoshop.
Ao clicar com o botão direito sobre uma camada no menu de Camadas, selecione Preferências e Exporte para definir o formato e fazer a exportação de uma camada específica da sua imagem. Essa é uma ação que ajudará muito para quem está conhecendo o básico do Photoshop.
Para eliminar granulados das imagens, basta acessar o menu Layer para ter à sua disposição uma série de recursos auxiliam na remoção de granulações. Esse é um recurso que compõe o básico do Photoshop, mas de extrema utilidade.
Vá em Filter, Camera Raw Filter, abra o menu Effects e selecione essa opção do básico do Photoshop que ajuda a remover reflexos em suas fotos.
Para alterar a cor dos objetos e, ao mesmo tempo, conservar detalhes de luz e de profundidade, é necessário que você faça o seguinte procedimento: com a ferramenta Pincel, mude o modo para Cor e selecione uma cor desejada. Passe sobre a imagem e perceba a mudança de cor. Esse é um procedimento de simples manuseio tanto para pessoas mais experientes com o programa, como para quem está compreendendo o básico do Photoshop.
Na maioria da edições, é viável a criação de camadas para que o trabalho seja executado da melhor forma. Para que você economize tempo, uma dica muito importante é teclar crtl + J e, dessa forma, uma nova camada será criada instantaneamente. Mesmo para quem conhece apenas o básico do Photoshop, é muito importante que saiba como manusear as camadas de edição.
Quem sabe o básico do Photoshop seja o pontapé inicial para que você compreenda, por exemplo, como anunciar no Google? A Trii, agência digital, possui equipe habilidosa não apenas com questões relacionadas à edição de imagens e ao básico do Photoshop, como também com temas ligados ao marketing digital rj. Visite nosso site e fique por dentro de assuntos como: links patrocinados e técnicas para anunciar no Google!
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…