Por Agência Trii
20 de fevereiro de 2017

Quem trabalha com marketing digital reconhece a importância de utilizar ferramentas para SEO para aumentar o fluxo em sites. O Search Engine Optimization (SEO) utiliza esses aparatos para otimizar páginas na internet.

A função do SEO é estudar como os mecanismos de busca categorizam os sites. A partir dessa análise, o Search Engine Optimization estabelece uma série de critérios para que as páginas da internet fiquem bem posicionadas nas buscas.

O intuito do SEO é fazer com que os sites ganhem visibilidade sem que seja necessário pagar por links patrocinados para anunciar no Google. O objetivo é fazer com que eles apresentem uma boa colocação nas buscas orgânicas pelo fato de apresentarem um bom conteúdo para utilizá buscadores online.

Pode não ser tão simples trabalhar com o SEO, mas com determinação, paciência e estratégias bem traçadas, bons resultados serão produzidos. A seguir, listamos ferramentas para SEO que irão auxiliar nas estratégias de rankeamento da sua empresa. Confira:

Confira importantes ferramentas para SEO

conhecendo as ferramentas de SEO

 

1. Google Analytics

A mais popular dentre as ferramentas para SEO. Uma parcela significativa do público que lida com vendas considera o Analytics como o coração do e-commerce.

Se você está iniciando trabalhos de marketing digital RJ, saiba que o Analytics é uma ferramenta importantíssima para analisar informações sobre sites. Ele nos fornece os melhores dados sobre visitantes e o tráfego orgânico.

2. YouTube Analytics

Se você deseja deseja desenvolver trabalhos abrangentes de marketing, precisa considerar o YouTube Analytics como uma das mais importantes ferramentas para SEO. A versão analytics do YouTube, é essencial para quem enxerga os vídeos como uma grande estratégia de negócio.

Você se lembra que o Google comprou o YouTube por aproximadamente um bilhão de dólares? Pois bem, a partir desse fato, os vídeos do YouTube passaram a ganhar mais notoriedade em rankings de busca no Google.

3. Google Search Console

Essa é uma das ferramentas para SEO que complementam as funções do Google Analytics. O Google Search Console é voltado para a pesquisa e otimização de site e das palavras-chave determinadas pelo usuário.

Com uma interface composta por informações valiosas sobre páginas da web, o Google Search Console oferece fácil manuseio aos administradores de sites e blogs.

Embora o Google Analytics e o Google Search Console sejam ferramentas para SEO que apresentam características em comum e trabalhem conjuntamente, essas duas ferramentas diferenciam-se na forma como disponibilizam os dados para quem lida com trabalhos de SEO. O Google Search Console destaca-se pela simplicidade no fornecimento de dados.

4. Google Alerts

Se você busca obter informações sobre cada passo do seu concorrente, verá o Google Alerts como uma das melhores ferramentas para SEO, já que é uma excelente forma de te manter inteirado sobre eles. Configurando um alerta para os seus maiores concorrentes, você será notificado sempre que eles forem mencionados online. Essa possibilidade permite que o usuário se posicione corretamente frente à concorrência, elaborando estratégias de mercado mais eficazes. Usar o Google Alerts é muito simples: basta inserir um assunto e ver os “Alert preview”.

5. WooRank

Engana-se quem acredita que o WooRank é apenas mais um mecanismo que analisa gratuitamente questões relacionada a SEO. O WooRank destaca-se pela forma prática com que fornece as informações pertinentes aos trabalhos de SEO.

Um ponto positivo dessa ferramenta diz respeito à sua produtividade. Relatórios com informações detalhadas de SEO são disponibilizados rapidamente pelo WooRank. Além disso,ele fornece dados sobre o local de origem dos visitantes do site. É umas das melhores ferramentas para SEO destinadas aos que desejam descobrir o perfil dos espectadores da página.

Sem dúvidas, um dos aspectos mais atrativos dessa ferramenta relaciona-se à sua versatilidade tanto para a coleta de informações, como para a interpretação dos dados. O WooRank é capaz de reunir curtidas, comentários e outras ações em redes sociais e transformar isso tudo em informações sobre audiência e engajamento.

6. Google Trends

Mesmo que, em determinados casos, possa ser posto de lado por profissionais de marketing digital, o Google Trends é uma das ferramentas para SEO poderosas quando o assunto é criar conteúdo sobre temas populares do momento.

Além de explorar os assuntos em destaque, você também poderá pesquisar outros temas e palavras-chave.

7. Mozbar

Conhecida por ser uma das ferramentas para SEO mais fáceis de serem utilizadas, o Mozbar requer que o usuário tenha conhecimento básico em inglês.

Podendo ser utilizado em sistemas operacionais como Mac e Windows, o Mozbar traz economia financeira para o usuário, pois ele é inteiramente gratuito.

A vantagem de adotar esse mecanismo deve-se à obtenção de conhecimento. O Mozbar te auxilia a identificar o conteúdo relevante para o SEO da sua página. Ademais, a ferramenta mostra métricas importantes e permite refinar buscas de acordo com a região desejada.

8. SEOWorkers Analysis Tool

Chama a atenção nessa ferramenta a função que permite o usuário analisar sites que não sejam de seu domínio e, inclusive, gerar relatórios sobre eles.

O SEOWorkers Analysis Tool, basicamente, oferece funcionalidades semelhantes às demais ferramentas para SEO, porém, destaca-se pelo alto nível de detalhamento em seus relatórios. Além disso, um detalhe interessante do mecanismo tem a ver com o fato dele disponibilizar vídeos (em inglês) que comunicam técnicas de SEO.

9. TinyPNG

Não basta criar conteúdo de qualidade para o site se a imagem contida nele está fora dos padrões de SEO. Uma página que possui uma imagem “pesada” e que demora muito tempo para ser carregada, tende a ter o rankeamento comprometido no Google.

O ideal é que a imagem contenha um tamanho pequeno, mas que, ao mesmo tempo, apresente qualidade. Diante disso, o TinyPNG propõe diminuir o tamanho das imagens e facilitar o carregamento das mesmas em sites.

10. Quick URL Opener

O que adianta buscar por informações em centenas de páginas se não consegue manter a organização do navegador? Para a sua sorte, essa confusão na busca por informação pode ser impedida com o uso do Quick URL Opener, uma ferramenta que te possibilita abrir quantas páginas quiser no navegador. Para utilizá-lo, basta colar em uma caixa de texto a lista de links que devem ser abertos.

11. Google Correlate

O Google Correlate faz uma correlação entre as suas palavras-chave e outros termos pesquisados pelo público. Exemplificando: se você objetiva trabalhar a palavra-chave “regime”, o Google Correlate apresentará resultados como: “dieta”, “esteira ergométrica”, entre outros.

12. Seed Keywords

Esse é um ótimo complemento para escolher palavras-chave baseando-se em resultados reais e atualizados. Por exemplo, quando utilizamos o Planejador de palavras-chave do Google, certos termos que extraímos dele podem ser rarefeitos, ou seja, a relevância da palavra deixou de ser grande como foi em outro momento.O Seed Keywords é uma das ferramentas para SEO criadas para atender às falhas desse tipo, fornecendo resultados atualizados.

13. GTmetrix

Um dos principais fatores de rankeamento diz respeito ao carregamento de página. Isso ocorre por conta do Google dedicar importância à experiência do usuário. Páginas que demoram para serem carregadas, provocam a evasão do público. Plugins e imagens grandes são alguns dos fatores que provocam a lentidão em sites. Surgem, então, ferramentas para SEO direcionadas a esses erros.

O GTmetrix surge com a proposta de calcular a performance da página, ou seja, ele contabiliza a velocidade de carregamento e dá uma nota de A a F.

O melhor disso é que essa ferramenta oferece um relatório completo e explica minuciosamente pontos que você precisa melhorar em seu site para otimizá-lo.

Você conferiu diversas ferramentas para SEO que podem lhe ajudar a ter insights sobre como melhorar o posicionamento da sua marca no Google. Porém, acreditamos que os resultados para a sua empresa serão potencializados se o uso dessas ferramentas for feito por especialistas. Por isso, conte com a Trii, uma agência de marketing digital RJ especializada em SEO. Entre em contato conosco e conheça nossos cases de sucesso nessa área!

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