Marketing digital

Agência Trii explica: entenda como calcular o CTR no seu anúncio!

Você já criou um anúncio, segmentou bem o público e mesmo assim os resultados não vieram como o esperado? Um dos primeiros pontos a analisar é a taxa de cliques (CTR). Essa métrica mostra quantas pessoas realmente se interessaram pelo seu anúncio a ponto de clicarem nele. Muitas vezes, o problema não está na oferta em si, mas na forma como ela está sendo apresentada ao público. Uma das principais métricas para entender esse desempenho é o CTR, ou taxa de cliques. Saber como calcular o CTR e analisá-lo pode transformar campanhas comuns em estratégias de alto desempenho.

Neste artigo da Trii, explicamos melhor o que é e como calcular o CTR do anúncio. Continue lendo e saiba mais sobre essa importante taxa no marketing!

O que é o CTR de um anúncio?

O CTR (Click Through Rate), ou taxa de cliques, é a métrica que mostra quantas pessoas clicaram no seu anúncio em relação ao número de vezes que ele foi exibido. Em resumo, ele revela o nível de interesse do público ao ver o seu conteúdo. Se muitas pessoas visualizam o anúncio, mas poucas clicam, é sinal de que algo na abordagem não está funcionando bem.

Esse indicador é essencial para avaliar a eficácia do criativo, do texto e da oferta apresentada. Ele também serve como um termômetro para plataformas como Google Ads e Meta Ads, que consideram o CTR ao definir o custo por clique e o posicionamento dos anúncios. Ou seja, quanto maior o CTR, maior a qualidade percebida da sua campanha, e menores os custos envolvidos.

Como calcular o CTR?

E então, como calcular o CTR ? A fórmula para calcular o CTR é simples:

CTR (%) = (Número de Cliques ÷ Número de Impressões) x 100

Por exemplo, se o seu anúncio foi exibido 5.000 vezes (impressões) e recebeu 100 cliques, o cálculo será:

(100 ÷ 5.000) x 100 = 2% de CTR

Esse número mostra que, de cada 100 pessoas que viram o anúncio, 2 clicaram nele. Com base nisso, você pode avaliar o desempenho da campanha, comparar com outras ações e identificar se precisa fazer ajustes estratégicos.

Qual é uma boa taxa de cliques?

Não existe uma única resposta para isso. Afinal, o que é considerado um bom CTR depende do canal em que o anúncio está veiculado, do seu setor de atuação e até mesmo do objetivo da campanha. No entanto, existem valores de referência que ajudam a entender se você está no caminho certo.

Atenção! É importante lembrar que o CTR precisa ser analisado em conjunto com outras métricas, como taxa de conversão e custo por clique. Afinal, uma campanha pode ter um CTR alto, mas não gerar vendas. A partir disso, é possível avaliar outros motivos para o mal resultado, como problema na página de contato ou de vendas.

Como melhorar o CTR dos seus anúncios?

Entendeu como calcular o CTR? Agora, como melhorar os resultados dele? Se o seu anúncio está sendo exibido, mas poucas pessoas estão clicando, é hora de rever a estratégia. Abaixo, listamos as principais ações para melhorar sua taxa de cliques, veja!

Trabalhe bem o texto do anúncio

O texto do anúncio é o primeiro ponto de contato com o público. Ele precisa ser direto, convincente e focar no benefício que você está oferecendo. Use frases que despertem curiosidade ou resolvam um problema comum do seu público-alvo. Além disso, evite termos genéricos e foque em uma linguagem que fale com quem realmente importa: seu cliente ideal.

Use chamadas claras e objetivas

A chamada para ação (CTA) deve indicar exatamente o que a pessoa vai ganhar ao clicar. Evite termos vagos como “clique aqui” e prefira frases mais específicas, como “Baixe o catálogo gratuito” ou “Simule seu orçamento agora”. Uma boa CTA é aquela que transmite valor imediato e direciona o público para o próximo passo da jornada. A clareza aqui é essencial para não gerar dúvidas ou hesitação.

Invista em criativos de impacto

Se você anuncia nas redes sociais, a imagem ou vídeo do anúncio é o elemento mais importante para chamar atenção. Um bom criativo precisa ser atrativo, alinhado com a identidade da marca e coerente com o conteúdo do texto. Assim, conteúdos que conversam com a dor ou desejo do usuário conseguem reter atenção e gerar mais cliques.

Conte com uma agência completa que entende do assunto!

Entendeu como calcular o CTR? Quer melhorar os resultados dos seus anúncios? Fale com a Agência Trii! Somos uma agência de marketing digital no RJ!

Nós criamos campanhas com inteligência, personalização e foco em performance. Conosco, você deixa seus anúncios mais atrativos, aumenta a taxa de cliques e os deixa mais lucrativos. Contamos com uma equipe qualificada para fazer a sua gestão de Google Ads.

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