A marca é o maior patrimônio que o empreendedor pode ter no mundo corporativo e, certamente, um investimento que rende mais que qualquer aplicação financeira. Se observarmos as marcas mais valiosas do mundo, como a Apple, estimada em 246,9 bilhões de dólares e o Google, avaliado em 173,9 bilhões de dólares, iremos comprovar a afirmação acima. Outro fator que comprova essa afirmativa é o fato de serem empresas com histórias bem diferentes, uma tendo décadas de mercado e a outra tendo metade desse tempo.
A marca é o ativo mais importante de uma empresa. Ela é construída através de cada ação, negócio ou pessoa, ganhando vida de acordo com o contato da empresa com o consumidor. Se a marca for gerenciada de forma inteligente, ela pode gerar identificação, diferenciação e valor. Pensando nisso, a Trii preparou esse artigo a fim de te explicar como fortalecer uma marca e se diferenciar no mercado competitivo.
Toda ação de uma empresa deve ser avaliada estrategicamente, de forma que se mantenha alinhada aos propósitos da marca, ou seja, seus valores. O que isso quer dizer? Que todos os pontos de contato da marca: cartão de visita, site, atendimento, reuniões, página do facebook, entre outros, devem comunicar exatamente a mesma coisa.
O branding se refere ao processo de gerenciar uma marca, fazendo com que seja possível ao público identificar como ela se comporta, suas promessas e a quem ou o que ela representa. Agora, iremos explicar o passo a passo de como fortalecer uma marca, assim como gerenciá-la e desenvolvê-la.
Primeiramente, é importante avaliar o cenário em que a marca está inserida: entender os concorrentes, fornecedores e clientes, pensar em como eles se comunicam, qual o nível de interação, do que mais falam, entre outras coisas.
A princípio, faça uma pesquisa, analisando a proposta dos concorrentes e o contato que eles têm com o seu público. Nessa fase, você pode usar todos os pontos de contato que encontrar, ou seja, qualquer interação entre os concorrentes e seus clientes em potencial. Obtenha dados quantitativos e reserve os qualitativos. Lembre-se: conhecer os seus concorrentes e saber como eles estão se posicionando no mercado é tão importante quanto conhecer seus preços e formas de interação.
Pensando em como fortalecer uma marca, é necessário que a empresa esteja muito bem estruturada. Para que isso seja garantido, alguns fatores devem ser considerados:
Outro passo importante no momento de pensar em como fortalecer uma marca é perceber que uma marca vai muito além do logo ou do nome da empresa. Uma marca precisa considerar diversos aspectos de identificação de um produto ou serviço, gerando uma identidade visual para a empresa e colaborando para que ela seja identificada entre os consumidores. O logo é apenas uma parte da marca, um símbolo que remete à marca como um todo. A marca em si envolve nome, cores, sonoridade e até mesmo aromas característicos, por exemplo.
O consumidor não pode chegar até sua empresa se ela não estiver acessível no mercado. Como divulgar a minha empresa é uma dúvida que persiste na cabeça de muitos empresários, mas, com o auxílio da internet, tudo se tornou mais fácil. Você já pensou em estratégias digitais para te auxiliar na divulgação da sua marca? Independentemente do público-alvo, a presença de consumidores na internet é praticamente unânime. Seja em redes sociais, aplicativos ou buscadores, existem diversas opções na hora de pensar em como fortalecer uma marca. Anunciar no Google, elaborar estratégias publicitárias, investir em marketing digital, além de outros fatores, são meios importantes de consolidar a sua marca.
Recorrer ao auxilio de uma agência de marketing digital, como a Trii, pode ser um diferencial na hora de promover sua marca no mercado. Por meio de estratégias de marketing e anúncio Google, nossa proposta é fazer com que sua marca cresça cada vez mais, principalmente no mundo digital.
As promoções também são uma ótima alternativa para consolidar sua marca em meio ao público. Ao oferecer descontos, principalmente em datas comemorativas, as empresas ganham a oportunidade de divulgar, além da sua marca, novos produtos, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e melhorar as vendas.
Com essas dicas, é possível pensar em como fortalecer uma marca de uma maneira estratégica. Coloque nossas sugestões em prática e observe os resultados. Boa sorte!
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