Muitas lojas enfrentam grande dificuldade para vender seus produtos. O motivo é a alta competitividade na concorrência ou a falta de planejamento e elaboração de boas estratégias de marketing. O meio virtual tornou-se uma efetiva opção para quem deseja alavancar as vendas de produtos ou serviços do negócio. Por isso, atentar-se às datas comemorativas pode aumentar cada vez mais o índice de afinidade do público com a empresa. Principalmente nas redes sociais. Por isso, a melhor agência de marketing digital do RJ preparou algumas dicas para você.
As datas comemorativas são excelentes ganchos para atrair a atenção do público que a empresa atende. Por essa razão, é uma boa opção investir no marketing sazonal. Ou seja, ações executadas em um período previamente determinado com data e tempo de duração. Estudando o calendário, é possível se planejar com antecedência para datas importantes e movimentadas. Por exemplo: carnaval, dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças e natal.
Nem todas as ações de marketing digital são para vender um produto em questão. Mas podem ser utilizadas para criar uma ponte entre clientes fixos e possíveis clientes. O objetivo é conhecerem tudo o que a empresa tem a oferecer. Nessa linha de pensamento, encontram-se os modelos de e-mail marketing e outras formas de contato direto, como as redes sociais que ganham cada vez mais destaque no âmbito social.
Aproveitar uma data comemorativa para enviar uma mensagem às pessoas pode estar diretamente ligado em como se dá a percepção da empresa no mercado.
O comércio varejista, por exemplo, também impulsiona suas vendas por meio de datas comemorativas. As lojas/marcas possuem uma rotatividade constante de seus produtos. Por isso, precisam manter o planejamento dos setores em dia. E o de marketing é um dos principais para a gestão financeira. É preciso adequar as campanhas às datas e fazer a logística necessária para não perder o direcionamento ideal para o nicho da empresa. Para quem obtém um grande fluxo de ações digitais, o processo pode se tornar menos complicado e mais eficaz.
Nenhuma estratégia de marketing digital se dá sem um planejamento antecedente. Isso levando em consideração o exemplo citado anteriormente em que destacamos a forte presença das redes sociais em diversificados nichos corporativos. Para uma boa campanha de marketing sazonal nas datas comemorativas, é fundamental estudar o calendário anual com todas as comemorações previamente definidas. Assim, não se perde nenhuma oportunidade que combine com o que é oferecido. E é possível avaliar o que é rentável ou não para o negócio.
Por exemplo, em agosto comemora-se o dia da televisão. Pode ser uma ótima alternativa para lojas de eletrodomésticos lançarem promoções de desconto no aparelho. Essa tática funciona na hora de selecionar as datas que mais combinam com os clientes, não só nas mais comercialmente disputadas. Mostrar que a marca se importa com quem o consumidor consome é fundamental para fidelizar clientes e criar bons laços.
O planejamento que o calendário sazonal também ajuda no entendimento da relação entre empresa, produto, público-alvo e tempo hábil para elaboração de estratégias de marketing digital para campanhas feitas em datas comemorativas. Se o segmento de cursos para confecção de ovos de páscoa iniciar as divulgações apenas no início da Páscoa, o índice de interesse será baixo. Se os interessados na renda extra de Páscoa conhecerem o curso com algumas semanas de antecedência, o nível de inscrições tende a ser bem maior.
Depois de ter estudado o público e selecionado as datas comemorativas ideais para cativá-lo cada vez mais, o SEO entra em ação. Essa técnica é responsável por organizar as melhores maneiras de evidenciar a página da empresa nos destaques dos sites de pesquisa. Otimizar o conteúdo a ser veiculado, ou seja, elaborar a estrutura adequada, faz a mensagem da campanha ganhar mais chances de atingir de forma clara e objetiva o público-alvo.
Com a ascensão do âmbito digital, existem várias alternativas, como artigos para blog da empresa, falando de produtos que combinem com a data comemorativa em questão (e tecnicamente estruturados para o bom funcionamento do SEO), e-mails personalizados com as ofertas, gestão de redes sociais (Facebook e Instagram principalmente) e inclusão de bônus especiais para quem adquirir as ofertas da data comemorativa.
Saber dos resultados que toda a ação de marketing digital proporciona é essencial, ainda mais se tratando de datas comemorativas que estão espalhadas ao longo do ano. Coletar dados do que deu certo ou não pode acarretar em ações mais elaboradas na próxima data e assim sucessivamente. O feedback dos clientes entra nessa questão, e pode ajudar formidavelmente a estrutura corporativa não só sazonalmente, mas para todas as estratégias de marketing a serem seguidas.
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