Para que os investimentos em marketing tragam retornos consideráveis, é necessário que o empreendedor crie um orçamento de marketing condizente com o mercado, que atenda às necessidades do negócio e às expectativas dos resultados em um futuro próximo. Entretanto, como fazer isso ainda é a dúvida que gera desconforto em algumas empresas.
Para que você consiga criar estratégias infalíveis e alavancar de vez o seu negócio, a Trii preparou este artigo com algumas dicas para que você consiga definir seu orçamento de marketing de uma forma simples e eficiente. Confira, a seguir.
Um orçamento de marketing não é apenas um conjunto de números aleatórios. Não adianta traçar valores sem que eles realmente façam sentido. Para isso, é necessário planejar de forma individual cada um dos gastos que o seu orçamento de marketing irá custear. A pergunta que você deve se fazer é: quais são os gastos da minha empresa com marketing? Pensando no fato de que nenhuma empresa é igual, podemos considerar os seguintes exemplos no momento de planejar o orçamento:
– Agências de marketing ou freelancers
Algumas empresas não traçam as estratégias de marketing de maneira interna. Existem aquelas têm um setor interno com foco em estratégias, mas que apostam na terceirização para a execução dos projetos, e aquelas que terceirizam todo o trabalho. Em casos como os citados, é necessário considerar os custos dos contratos no orçamento de marketing.
– Impressões
Mesmo com o mundo virtual em alta, o marketing ainda investe muito em materiais impressos, cartazes, folders e cartões de visita. Considerando um período mais extenso, como um semestre, por exemplo, esse investimento pode resultar em gastos altos. Portanto, este é mais um item que precisa estar incluso no seu orçamento de marketing.
– Anúncios digitais
Grande parte das empresas, atualmente, já aderiu o uso de anúncios digitais, como o Google Ads e o Facebook Ads como parte da estratégia de marketing. Eles podem ser utilizados para promover posts do blog, páginas de produtos, landing pages e outras páginas relevantes do site.
São uma ótima estratégia para ganhar mais visibilidade e conquistar leads, por isso, esse investimento é bastante útil. Por isso, não deixe de considerar este item no seu orçamento de marketing.
– Licenças de software
Os softwares, normalmente, são necessários para realização de diversas tarefas no dia a dia de uma equipe de marketing. Por isso, considere o investimento relacionado aos softwares, estejam eles ligados à edição de imagens, produção textual ou, até mesmo, automação de marketing.
Ao longo de um ano, muitos objetivos podem mudar em um setor de marketing. Cada empresa vai conduzir suas estratégias de acordo com as metas traçadas e, da mesma maneira, vai apresentar gastos diferentes. O que isso significa? Para traçar um orçamento de marketing por um período extenso, é necessário considerar o objetivo a ser alcançado no período, seja ele posicionar a marca no mercado ou fidelizar clientes.
Não é uma boa ideia pedir para o financeiro da empresa traçar o orçamento de marketing, porque eles não sabem como aquele dinheiro será investido. A opção mais viável é alinhar os times e estabelecer um plano financeiro e de marketing de maneira conjunta.
Você já tem conhecimento dos possíveis gastos com marketing e como distribuir o orçamento entre eles de acordo com as metas. Agora, precisamos traçar como os valores serão atribuídos.
– Por meio de referências anteriores
Se o gasto diz respeito de algo que você já fez antes, você tem uma referência de quanto precisará desembolsar, em média.
Por exemplo, se um dos itens do seu orçamento é o pagamento de uma agência de marketing digital e você já trabalhou com alguma agência digital no passado, poderá usar o contrato estabelecido anteriormente como base.
Isso não significa que os valores serão iguais, entretanto, você estará partindo de uma referência bem fundamentada.
– Realizando cotações
Se você incluir um gasto nunca desembolsado antes no seu orçamento de marketing digital, uma boa ideia é realizar uma cotação, para ter uma ideia de como estão os valores de mercado. Obviamente, a cotação não será precisa. Entretanto, essa é uma ótima maneira de estimar os seus gastos.
– Definindo uma margem de erro
Como você pôde notar, os dois métodos apresentados acima são imprecisos. Por isso, o ideal é trabalhar com uma margem de segurança no seu orçamento de marketing. De forma simples, você deve estimar sempre um pouco mais a cada item do orçamento. Uma boa margem de erro é de 15 a 20% do valor.
A importância de investir constantemente em marketing está diretamente ligada ao retorno financeiro. Ele é a forma mais abrangente possível que uma empresa pode se apresentar para possíveis clientes, parceiros e atingir, de forma direta, o seu público-alvo. Com o alto crescimento de ferramentas tecnológicas nos últimos anos, o marketing digital, principalmente, é um ótimo investimento se você deseja alcançar bons resultados no ano que está por vir.
Se você tem o desejo de investir em marketing digital no RJ, entre em contato com a Trii. Nossos serviços incluem SEO, anúncios no Google Ads e Facebook Ads, gestão de redes sociais e a administração do site e do blog da sua empresa. Aumente suas chances de vender mais pela internet. Aguardamos por você.
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