Falar em público é um desafio diário para muitas pessoas. O medo de se expor, a vergonha de falar algo errado ou o receio de ser rejeitado pelo público leva muitos a criarem uma verdadeira aversão a esse tipo de situação. Porém, existem diversas técnicas de oratória que, além de ajudar a ultrapassar essa barreira, podem ajudar também a vender mais, a encontrar melhores empregos e progredir na vida profissional e pessoal. Para que você entenda melhor sobre o assunto, a Trii conversou com um especialista que explicará melhor sobre os benefícios da oratória para que você possa melhorar a sua comunicação.
Graduado em comunicação social e mestre em administração, Augusto Uchoa percebeu, nas próprias dificuldades de se expor em público, a necessidade da oratória para uma vida bem sucedida. Um antigo envergonhado, como o próprio se define, ele viu nesse ramo uma possibilidade de crescimento não só profissional, mas também pessoal. Hoje, ele trabalha também como Coach e dá palestras sobre técnicas de oratória.
Aproximadamente, 78% dos executivos brasileiros têm medo de falar em público, segundo dados da revista Você S.A. Uchoa atribui esse alto índice a um despreparo que vem desde o início da formação de qualquer profissional. Para ele, as escolas e faculdades deveriam preparar seus alunos para realizarem discursos em público, a desenvolver maior autoconfiança e segurança.
Desde a Grécia Antiga até os dias atuais, a oratória é principal característica dos maiores líderes da história. Aristóteles, Sócrates, Hitler e até mesmo o ex-presidente Lula são personalidades reconhecidas pelo bom discurso e que conquistaram inúmeros seguidores e admiradores por conta disso.
Augusto Uchoa aponta que todos esses líderes tinham uma característica em comum. Engana-se quem pensa que é o dom da oratória. Veremos, a seguir, que isso não se trata de um dom. A principal característica em comum entre eles é a paixão pela fala. Uchoa afirma que isso é muito marcante em pessoas que se expressam bem e que, infelizmente, vem se perdendo com o passar do tempo. Ele diz que as redes sociais e a possibilidade de se comunicar com alguém sem ter que, de fato, falar ou ver pessoalmente faz com que o medo de falar em público cresça consideravelmente.
Quando fizemos essa pergunta para Augusto Uchoa, ele, de forma bastante descontraída, respondeu “seres humanos moradores do planeta Terra”. Para ele, todas as pessoas precisam saber se expressar bem, independentemente de sua profissão, idade, estilo de vida.
“Uma pesquisa feita em um site de relacionamentos constatou que as mulheres valorizam mais os homens que apresentam uma boa comunicação do que a beleza ou dinheiro. Ou seja, até para arrumar um namorado, é importante ter uma boa oratória”, contou Uchoa.
O coach disse que, atualmente, os livros que tratam sobre o assunto deixam muito a desejar. A maioria deles prega um modelo, um padrão por meio de técnicas enlatadas que deixam as pessoas ainda mais engessadas e com dúvidas para ser um bom orador, de fato. Com isso, a melhor forma de conseguir ser um bom orador é buscar um especialista.
Porém, ele afirma que a melhor forma de chegar a um bom discurso é praticando. “Sempre digo para as pessoas que fazem coaching comigo que ter uma narrativa – com início, meio e fim –, um tema e um roteiro são pontos importantes para ter um discurso eficaz. Feito isso, pegue uma câmera e grave a sua fala, tentando diminuir seu tempo cada vez mais e corrigindo seus erros a cada vídeo”.
Além disso, Uchoa dá uma dica de exercício diário que pode ser feito para melhorar a capacidade de oratória. Ele diz que se expor, dizer sim pra tudo, é uma boa forma de começar. “Se te chamarem para contar uma piada, fazer um discurso em um casamento, até mesmo em um enterro, vá! Fugir do sentimento de esquiva é o primeiro passo.”
Ele cita como características de um bom orador:
Augusto Uchoa conta como um de seus casos de sucesso sua intervenção na rotina de um vendedor ambulante de ônibus. Ele disse que sua principal intenção era provar que qualquer pessoa pode ter uma boa oratória, independente de currículo, formação, status ou camada social. Nesse caso, o coach aplicou técnicas como melhorar a apresentação física do vendedor, comprando para ele uma nova camisa e tirando o boné. Fez, também, com que o discurso dele fosse mais emocional, usando mais pausas e falando melhor sobre informações do produto e como ele pode ajudar o consumidor. A exposição do produto também mudou. Veja, neste vídeo, como foi essa experiência e como as técnicas de oratória trouxeram resultados positivos.
Uma boa comunicação é capaz de levar qualquer pessoa ao sucesso procurado. É muito importante que essa característica seja presente tanto nos discursos off-line quanto nos online. Se você tem uma empresa que precisa melhorar a comunicação com seus clientes, a Trii está pronta para ajudá-lo! Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços e as melhorias que eles podem trazer para o seu negócio.
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