6 estratégias de marketing digital para aprender com a Netflix

Quem lembra o quanto era horrível ficar trocando de canal de frente para um aparelho de TV e nunca achar nada que você quisesse ver? Ou ter a impressão de estar passando a mesma coisa em todos os canais? Pois é, a Netflix surgiu justamente para acabar com essa sensação e o que não faltaram foram estratégias de marketing digital para que a empresa chegasse no patamar que está hoje em dia.

A Netflix foi fundada em 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, sendo um serviço de locação de filmes. A empresa passou por diversos serviços, até chegar no que temos hoje em dia: um sistema de recomendação personalizada de filmes que se baseia nos gostos de cada assinante.

No artigo de hoje, a Trii aponta algumas estratégias de marketing digital que a Netflix pode te ensinar. Confira!

6 estratégias de marketing digital da Netflix

Conheça o seu público

Como já dito no artigo, a Netflix possui conteúdo para todos os gostos e, atualmente, procura aumentar a diversidade linguística de seus filmes e séries. Além disso, o canal possui animações infantis e adultas, animes, documentários e afins, isso tudo para atender todos os seus clientes. Saber do que seu público gosta, sua demanda e a sua realidade é essencial para o seu negócio e para o engajamento.

Saiba se comunicar de forma eficiente com os seus clientes

A comunicação com clientes é uma das maiores estratégias de marketing digital. É preciso que ela seja feita de acordo com o seu tipo de público, que será influenciado pelo seu tipo de negócio. Descubra qual é o melhor meio de se comunicar com o seu público e com qual forma eles respondem melhor.

Utilize as redes sociais do seu negócio

Um dos principais pontos em que devemos aplaudir a Netflix, é o time de Social Media. A equipe conhece e entende a audiência, utilizando inúmeras oportunidades de diálogos de maneiras exclusivas da marca.

A Netflix possui 40 milhões de seguidores no Facebook, 4 milhões de seguidores no Twitter americano e 2,5 milhões de inscritos no Youtube, e utilizam estratégias de acordo com cada plataforma e seu público para melhorar a interação com o usuário, procurando sempre estarem atualizados nas tendências, como os memes do momento, os vídeos que viralizaram na semana ou até da realidade política do país.

Por exemplo, em um dos inúmeros cenários de escândalo na política brasileira, o vazamento de uma gravação feita por um empresário que continha denúncias ao presidente Michel Temer, Netflix não perdeu a oportunidade e foi diretamente no seu Twitter desabafar, como todos nós.

Brand love – relacionamento entre cliente e produto

Muitas empresas priorizam que seus investimentos em estratégias de marketing digital sejam voltadas para conversão, ou seja, conseguir vendas. Isso não é errado, afinal é assim que seu negócio sobrevive, porém o seu foco não deve ser apenas esse. O relacionamento com o público também é uma ferramenta essencial.

Quando ele conhece e até mesmo se apega à marca, o cliente transparece muito mais confiança e fidelidade. Quem nunca passou por uma lojinha e gostou do atendimento ou da decoração e desejou comprar, mas não podia naquele momento? É quase certo que quando a pessoa puder, ela irá lembrar-se da loja.

Atendimento eficiente e empático

Em todo negócio é necessário estar preparado para problemas que possam surgir. A maioria dos clientes odeiam ter que ligar para o SAC ou entrar em contato de alguma forma, pois sabem que é sinônimo de estresse, mas com a Netflix é diferente. O CEO da empresa, Reed Hastings, notou essa situação em diversos negócios e decidiu implantar uma forma de SAC distinta. Devido sua linguagem com o público ser sempre informal e moderna, a maioria dos casos de SAC tornam-se até virais, ajudando na publicidade da marca.

Outra situação que, geralmente, costuma dar problemas para os consumidores é o cancelamento do plano ou do produto. Na Netflix, é possível cancelar e renovar o contrato com extrema facilidade: com um clique. E, caso você se arrependa do seu cancelamento, a volta não é nada burocrática.

O atendimento com seus usuários é outro diferencial para a marca. A Netflix atende seus usuários de forma humanizada, fazendo com que eles se sintam confortáveis, mesmo em situações de estresse.

Conteúdo original

O conteúdo original da Netflix representa cerca de 40% de sua plataforma. Ocorrem investimentos em marketing de conteúdo de formas diferentes, tendo em vista que o produto é o principal responsável pela captação de leads e conversões.

A produção de conteúdo da plataforma é essencial para todo o sucesso da marca. Suas produções vão de animações a documentários, de filmes a séries, deixando o consumidor imerso em seu catálogo e sempre na expectativa de receber algo que, por ele conhecer a marca, sabe que é bom.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a plataforma que conquistou nossos corações? Não esqueça que aqui no blog da Trii, você sempre vai encontrar dicas e artigos sobre estratégias de marketing digital e muito mais!

Somos a melhor agência de marketing digital do RJ e  em SP  e nossa missão é auxiliar pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas pela internet. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e fique atento ao nosso blog!

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