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Como engajar seu público no Facebook?

Como engajar seu público no Facebook?

O Facebook é hoje a rede social mais famosa do mundo, onde estão presentes milhares de pessoas de várias nacionalidades diferentes. Com isso muitas empresas estão vislumbrando a possibilidade de usarem essa rede social para entrar em contato com o seu público. Porém, conversar com seus clientes através do Facebook pode ser mais complicado do que parece. E engajar esse público a conversar com você é ainda mais difícil.

Curtida na página não significa engajamento

Se olharmos no Facebook, veremos que existem empresas grandes, multinacionais que não conseguem engajar seu público. Muitas delas têm milhões de seguidores em suas páginas, porém não conseguem engajá-los a curtir, comentar ou compartilhar suas publicações. Podemos citar as Casas Bahia, como exemplo de marca com muitos seguidores e pouquíssimo engajamento:

Facebook Casas Bahia

 

Dê Informações úteis

Quando começa a seguir a sua página, seu cliente não quer apenas saber o preço dos seus produtos e as suas promoções. Não tende vender a todo o momento, mas dê também informações e curiosidades úteis para quem te segue. Por exemplo, se você é uma empresa que vende material de construção, não tente apenas vender seus produtos. Dê dicas de como seus seguidores podem manter seu encanamento por mais tempo sem manutenção ou fale sobre alguma construção diferente como a famosa e antiga casa de Gramado, Rio Grande do Sul, construída sem pregos. Entretenha seus seguidores para que eles tenham sempre a curiosidade de voltar a olhar sua página.

No Facebook o humor sempre é bem vindo

Uma coisa que sempre chama a atenção no Facebook é o humor. Vídeo, frases e imagens que sejam engraçadas são vistos, curtidos, comentados e principalmente compartilhados com mais frequência que postagens comuns. Portanto, seja sempre muito bem humorado para se comunicar com seu público-alvo. Faça com que eles se divirtam e eles vão se engajar na sua página. Um bom exemplo que temos de uma página divertida e com alto nível de participação dos seguidores é a da Prefeitura de Curitiba.

Facebook Prefeitura de Curitiba

 

A visibilidade orgânica está diminuindo

O Facebook está tratando as postagens de páginas de forma diferente agora. Ele está reduzindo o alcance das postagens pelo fato de que há muitas páginas no Facebook hoje, e não há espaço para todo mundo na linha do tempo das pessoas. Com isso os gestores que querem ver suas publicações ganhando curtidas e compartilhamentos como ganhava antes, normalmente precisam pagar para que o maior número de seus seguidores visualize seu post. Em outras palavras, mesmo que uma página tenha muitos seguidores, nem todos eles verão suas postagens em seu feed (linha do tempo do Facebook).

Mas além do pagamento podemos destacar outras dicas para atingir seus seguidores:

  1. a) Publique com frequência, pois quanto mais publicações, maiores são as chances de se atingir mais pessoas.
  2. b) Apresente conteúdos interessantes. Quanto mais curtida seu post tiver, mais o Facebook irá mostra-lo para outras pessoas, pois ele irá considerar o conteúdo do mesmo relevante.
  3. c) Publique nos horários de pico. Afinal, fazer uma publicação quando ninguém estiver online não será produtivo para você.

Ter fãs engajados é fundamental

Ter uma página onde os fãs estão sempre participando é muito importante para uma marca. Pois esse contato faz com que a confiança dos seguidores na marca cresça, e assim esta marca será sempre lembrada pelo cliente quando ele precisar.

Se você precisa de alguém que gerencie a sua conta no Facebook, conte com a Trii. Nós podemos te ajudar a aumentar o número de curtidas da sua página e trabalhar para que seus fãs sejam mais engajados. Confira nosso portfólio e entre em contato conosco.

 

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