Há tempos os filmes deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento e passaram a ser fonte de conhecimentos e aprendizado. E buscar conhecimento e estratégias para atingir os consumidores é básico para quem utiliza o marketing como uma ferramenta para atrair novos clientes. Nesse cenário, os filmes sobre marketing entram como uma maneira de aprender, sem deixar de lado a diversão.
Se você quer descobrir do melhor jeito possível como o marketing tem o poder de influenciar a vida e os hábitos das pessoas, preste atenção nesse presente que a Trii trouxe para você. Preparamos uma lista com dicas incríveis de filmes sobre marketing para você assistir. Sendo assim, prepare a pipoca, apague as luzes e bom filme!
Lançado em 1999, esse filme conta a trajetória de duas grandes empresas de tecnologia, que foram determinantes para o desenvolvimento tecnológico do mundo: Apple e Microsoft. A história é contada sob a perspectiva dos co-fundadores dessas empresas, como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates e Steve Ballmer, e mostra nuances da grande rivalidade entre as organizações. É um dos filmes sobre marketing indispensáveis para quem deseja conhecer o insights desses gênios da tecnologia para desenvolverem softwares que são de extrema importância para as estratégias que adotamos hoje.
O longa foi roteirizado e dirigido por Martyn Burke e conta com Noah Wyle, no papel de Stev Jobs, e Anthony Michael Hall como Bill Gates.
Com mais de dois bilhões de usuários, o Facebook é a maior rede social do mundo. Sendo assim, o filme que conta a sua história não poderia ficar de fora da nossa lista de filmes sobre marketing. Afinal, o Facebook é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de estratégias de marketing e indispensável para empresas que desejam estar mais perto dos seus clientes.
Lançado em 2010, o filme conta como Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg, passou de um jovem nerd estudante de Harvard a um dos homens mais bem-sucedidos do mundo. Inspirado pela vontade de ganhar a atenção das garotas da faculdade, Mark desenvolveu um sistema capaz de alterar os meios de interação humana e criar uma empresa de sucesso estrondoso.
Ainda na linha dos filmes sobre marketing que contam a história das grandes corporações, outra produção imperdível é o filme Jobs, lançado em 2013. O longa, que conta com Ashton Kutcher no papel de Steve Jobs, apresenta a biografia do fundador da Apple que, diferentemente do que muitos acreditam, não era a mente criativa por trás da corporação, mas àquele que buscava um meio de trazer à vida as ideias mirabolantes dos jovens nerds que trabalhavam com ele.
Apesar de ter recebido pontos negativos dos críticos de cinema, Jobs é um filme importante para que os profissionais de marketing entendam o quanto o investimento desse visionário na ideia de que todos mereciam um computador de uso pessoal é fundamental para o dia a dia de trabalho que temos hoje.
Na lista de filmes sobre marketing, não podemos deixar de fora um que retrata os bastidores da indústria que mais é influenciada pelo marketing: a do cigarro. Obrigado por fumar foi lançado em 2005 e conta a história sob o ponto de vista do lobista Nick Taylor, interpretado por Aaron Eckhart, que tenta, a todo custo, evitar que uma imagem negativa recaia sobre os cigarros nos EUA. Os diálogos do filme reforçam o quanto uma boa estratégia de marketing pode reforçar a imagem positiva do produto. Prova disso, é que os filmes de Hollywood sempre contam com um mocinho que, adivinhem? É fumante. Esse é um filme que mostra aos espectadores o quanto o marketing tem o poder de influência sobre a vida dos consumidores e o quanto ações de marketing, quando bem feitas, podem mudar a imagem que as pessoas têm sobre determinado produto ou serviço.
Imagine que a sua vida inteira fosse um grande reality show, repleto de campanhas comerciais e uma enorme estratégia de marketing para vender o sucesso para uma emissora. Imaginou? Pois é exatamente assim a vida de Truman Burbank, vivido por Jim Carrey, em o show de Truman. O filme foi lançado em 1998 e conta a história de um simples vendedor de seguros, que nem imagina que a sua vida é, na verdade, um programa de TV. Por meio dele, é possível entender como a mídia, o consumismo e o marketing têm poder de invadir a realidade e modificar as nossas vidas.
Para fechar a nossa lista de filmes sobre marketing que você precisa assistir, não poderia faltar Amor por Contrato, lançado em 2009. Esse filme retrata como um determinado grupo de referência tem o poder de influenciar nos hábitos de compra. Mostra como as campanhas de marketing e os apelos ao consumidor podem ser decisivas na hora da decisão de adquirir ou não o produto ou serviço que está sendo anunciado e como dizer ao consumidor exatamente o que ele quer ouvir, com uma linguagem adequada à sua realidade, pode ser eficiente na hora de atraí-lo. Ainda que seja uma crítica velada ao consumismo, Amor por Contrato dá aos espectadores uma boa noção de como entender o comportamento do consumidor.
Gostou das nossas dicas? E o que está esperando para começar a sua maratona de filmes e entender como os filmes sobre marketing têm muito a ensinar?
E se você quer ficar sempre por dentro das novidades da tecnologia e das tendências do marketing digital, acompanhe o blog da Trii e curta as nossas redes sociais! Somos uma agência de marketing digital empenhada e fazer com que pequenas e médias empresas vendam mais pela internet. Conheça o nosso trabalho!
Links úteis:
marketing digital RJ
agência digital
como anunciar no Google
anunciar no Google
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…