Categorias: Marketing digital

Geomarketing: saiba mais sobre essa técnica

Primeiramente, gostaríamos de saber: você sabe o que é geomarketing?  O geomarketing, ou marketing geográfico, é uma técnica de marketing que permite a análise das variáveis relevantes através da visualização desses dados em mapas geográficos.  Muito complicado? Então, vamos simplificar.

Segmentação de mercado é um princípio básico de marketing que ajuda a empresa a trabalhar com bases estratégicas. Mas, apesar do estudo geográfico de cada região ser extremamente importante, ainda são poucas as empresas que utilizam o geomarketing no Brasil.

Cada região geográfica apresenta uma característica própria de mercado, portanto, precisamos entender cada uma delas para atuar com excelência. O geomarketing, nada mais é, que uma maneira de segmentar geograficamente o mercado, encontrando perfis específicos de consumidores. Achou interessante? Continue acompanhando nosso artigo e saiba mais sobre essa técnica.  

Componentes do geomarketing

A associação de diversas informações a mapas digitais é a principal característica do geomarketing.  Levando essa informação em consideração, os principais componentes de uma iniciativa de geomarketing são: os dados que serão analisados, planejamento do estudo e a ​tecnologia que permite sua análise geográfica.

Vantagens

O geomarketing permite não só ter um conhecimento mais completo do mercado, mas também, usando a técnica como base, podemos aperfeiçoar o rendimento da empresa ajustando as estratégias de marketing de acordo com cada segmento, definido geograficamente. Com o uso do geomarketing os custos de publicidade são reduzidos, pois as campanhas são direcionadas somente a potenciais clientes.

Através desta inovadora ferramenta é possível identificar os pontos de venda, os distribuidores e a concorrência, localizando, ao mesmo tempo, os caminhos ideais e as alternativas a serem seguidas. Isso facilita a estruturação de diferentes roteiros de despacho, merchandising e cobrança. Além disso, com um bom planejamento de expansão, é possível avaliar áreas estratégicas para a localização de pontos de venda.

O geomarketing também permite a identificação, com precisão, de qual é a área de influência da empresa ao especificar a parte da população que é alcançada. A partir de uma segmentação geográfica e social, é possível identificar quais são os mercados potenciais e, é mais que óbvio, o quão útil esses dados são na hora de planejar estratégias.

Por conta de tudo isso, o geomarketing permite a otimização de diferentes estratégias de marketing direto e do telemarketing – um de seus meios mais eficazes.  

Como aplicar o geomarketing

  • Conheça os conceitos básicos de geomarketing.
  • Obtenha dados de boa qualidade.
  • Escolha um software de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
  • Estude os métodos de análise do geomarketing.
  • Defina com qual intuito o geomarketing será utilizado.

Geomarketing e Marketing Digital

Contratar uma agência de marketing digital é um fator de extrema importância no sucesso das suas campanhas. Profissionais sempre saberão o que levar em consideração na hora de pôr a sua campanha no ar, e te ajudarão a traçar estratégias eficientes para o seu negócio. A Trii é uma empresa de marketing digital RJ que tem como objetivo ajudar pequenas e médias empresas a venderem pela internet.

Levamos em consideração o público-alvo dos nossos clientes na hora de montar as campanhas, que são direcionadas somente para públicos específicos, de acordo com o geomarketing. Isso faz com que nossos clientes não tenham seu dinheiro consumido de forma ineficaz. Acesse nosso site e envie o seu formulário. Venha fazer parte do nosso time de clientes satisfeitos.

 

Links úteis:
links patrocinados
anunciar no Google
como anunciar no Google

Compartilhe

Artigos recentes

Como fazer minha empresa aparecer no Google?

Não para de pensar em "como fazer minha empresa aparecer no Google"? Leia esse artigo…

1 mês atrás

Anúncio no Google Ads: descubra os motivos para investir!

Já pensou em fazer anúncio no Google Ads para sua marca ou empresa? No artigo,…

2 meses atrás

Otimização para motores de busca para sites: o que é e importância

Sabe como a otimização para motores de busca pode ajudar no ranqueamento do seu site?…

3 meses atrás

Saiba a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social!

Você sabe qual é a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social?…

4 meses atrás

SEO orgânico, você sabe o que é? Veja como vender com a estratégia

No artigo, a Trii te explica o que é SEO orgânico. Leia e saiba como…

5 meses atrás

O que faz um especialista SEO? Veja como o profissional pode te ajudar

Você sabe como um especialista SEO pode ajudar a vender mais e aumentar o seu…

6 meses atrás