O Google, maior e mais conhecido site de buscas do mundo, oferece diversas opções aos usuários, como pesquisa por voz, imagens, vídeos, texto, shopping e mais! E ele também disponibiliza soluções assertivas para empresas que desejam aparecer logo nos primeiros resultados, como Google Ads e SEO. Você conhece a diferença entre as duas estratégias? Sabe onde é melhor aparecer?
No artigo de hoje, a Agência Trii faz um resumo sobre os principais canais do Google e te conta qual estratégia é ideal para sua empresa. Vamos lá?
Quando se faz uma busca no Google, na SERP (página de pesquisa), você tem acesso a dois tipos de resultado: os pagos, marcados com a palavra ‘Anúncio’; e os orgânicos, páginas escolhidas pelos robôs do Google, conforme a relevância do conteúdo.
Entretanto, para que ambos os resultados apareçam, são necessárias algumas estratégias e tomadas de decisão. A seguir, conheça mais a fundo o Google Ads e o SEO.
Ainda conhecido por muitos como Google AdWords, seu antigo nome, o Ads é a plataforma do Google que permite criar campanhas de anúncios online. De acordo com o Web Analytics World, foi a principal fonte de renda da empresa em 2011, representando 96% dos quase 37,9 Bilhões de dólares faturados.
Utilizando o Ads, é possível anunciar produtos ou serviços e aparecer tanto nas páginas do Google, como no Youtube e em sites parceiros. Mas, para isso, é preciso investir dinheiro.
A ordem dos anúncios é definida pela própria plataforma, através do leilão. De acordo com o Google, “a classificação combina seu lance, a qualidade do anúncio, os limites mínimos de classificação do anúncio, o contexto da pesquisa e o impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncio”.
A Trii irá lhe explicar 3 tipos de campanha que podem ser criadas no Ads, mas é preciso alertá-los sobre um fato. Segundo nossa coordenadora de mídia, Patrícia Porto, o tipo de campanha é definido pelo estrategista. Exige todo um conhecimento de plataforma, histórico do segmento, estudo de concorrência e objetivo de negócio do cliente. Não tem uma fórmula pronta. Portanto, nossos especialistas irão definir qual é a que melhor se adéqua ao seu negócio.
Os anúncios da rede de pesquisa podem ser exibidos tanto nas páginas de resultados de pesquisa do Google (SERPs) quanto em sites relacionados.
Nas páginas de pesquisa, eles aparecem sinalizados pela palavra ‘Anúncio’, acima ou abaixo dos resultados orgânicos.
Na rede de pesquisa, temos anúncios de texto, dinâmicos e responsivos de pesquisa e só para chamadas, anúncios do Shopping e anúncios gráficos e em vídeo. Esse tipo de campanha, geralmente é mais utilizada quando o objetivo do cliente é conseguir leads.
Na Trii, utilizamos muito a rede de display quando o foco do cliente é branding, ou seja, tornar a marca mais conhecida. Os anúncios segmentados aparecem enquanto o usuário navega pelos seus sites prediletos, assistem vídeos no Youtube ou checam seus e-mails. Essa rede busca envolver as pessoas com as imagens utilizadas no anúncio, com formatos chamativos.
Os tipos de anúncio da rede de display são:
Os anúncios de shopping não utilizam palavras-chave para determinar como e onde eles serão exibidos. Na verdade, são utilizados dados do seu produto no Google Merchant Center.
É necessário cadastrar os dados sobre cada produto na solução e o Google usa essas informações quando for correspondente à pesquisa feita pelo usuário, exibindo apenas produtos relevantes. Geralmente, são anúncios muito utilizados para e-commerce, com foco em vendas no site.
Podem ser divididos em duas categorias:
SEO quer dizer “Search Engine Optimation”, quando traduzido de forma literal. Também conhecido como otimização para motores de busca, são um compilado de técnicas utilizadas em um site para fazer com que ele apareça nas primeiras posições do Google, sem precisar pagar por isso.
Em nosso blog, você encontra um Guia Completo de SEO, com as informações mais relevantes sobre o tema.
Entretanto, neste artigo também iremos esclarecer algumas coisas a respeito de SEO. Por exemplo, para uma página ranquear nas primeiras posições, o Google considera mais de 200 fatores de ranqueamento. Entre eles, podemos citar o tempo de carregamento, design responsivo, experiência do usuário, conteúdo, palavra-chave e mais!
Todos esses fatores são considerados pelo nosso time de SEO na hora de pensar na estratégia. Cada cliente é tratado de forma personalizada, considerando seus objetivos.
A seguir, falaremos mais sobre dois tipos de estratégias de SEO utilizadas na Trii: Onpage e Offpage.
Como o nome já sugere, o SEO Onpage é relacionado às otimizações feitas dentro do site, para corresponder aos fatores de ranqueamento do Google. Algumas dessas otimizações são:
Na Trii, todos os itens listados são incluídos na estratégia de SEO dos nossos clientes. Além disso, também são verificados em cada revisão periódica do site, onde fazemos melhorias visando sempre o ranqueamento nos primeiros resultados de pesquisa.
Já o SEO Offpage, ao contrário do primeiro, está relacionado às otimizações feitas fora do site. É aqui que trabalhamos o Link Building, que nada mais é do que conseguir links externos em sites com relevância e autoridade altas, direcionando para o seu negócio.
A partir do momento que os robôs do Google identificam sites importantes linkando para o seu ou citando o nome da sua empresa, ele subentende que você é uma referência no assunto e as chances de ranqueamento se tornam maiores.
Para um bom link building, é necessário considerar:
Agora que você já entendeu as principais diferenças entre Google Ads e SEO, chegou a hora de decidir a melhor para o seu negócio. Para uma explicação rápida, veja o vídeo que nosso CEO, Rafael Ramos, preparou sobre o assunto.
Por aqui, nossa resposta é: depende! Antes de decidir, responda para si mesmo algumas perguntas:
Se você está começando seu negócio e a questão financeira ainda é delicada, o ideal é comprar anúncios no Google com o apoio da Trii. Essa é uma solução que traz resultados a curto prazo. Afinal, você investe o dinheiro para que seu anúncio seja visto.
Mas, se a sua empresa já está consolidada e você possui uma capacidade de investimento maior, nossa indicação é que você faça os dois: Google Ads e SEO. O que muitos não sabem é que essas estratégias se complementam.
É muito difícil conseguir investir dinheiro suficiente para aparecer em todas as buscas. Além disso, pesquisas apontam que 70% a 95% dos usuários dão preferência a clicar nos resultados orgânicos. Portanto, o ideal é que você também apareça entre as primeiras posições em SEO.
Além do peso da conversão, as estratégias de SEO também são fundamentais para trabalhar o funil de vendas e atrair novos leads para conhecer seu site, gerando um fortalecimento da marca.
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