Como o Instagram é uma plataforma que cresceu muito nos últimos anos, muitos de seus usuários recorrem à rede social para divulgação pessoal ou comercial ou, simplesmente, para obter destaque na internet. Não é a toa que, hoje em dia, pessoas conseguem trabalhar por meio dessa plataforma — os chamados digital influencers. Assim, o Instagram Insights surgiu para ajudar na mensuração e acompanhamento das suas publicações, dos seus seguidores e dos seus stories.
Sabendo da importância que o Instagram Insights possui, a Trii preparou este artigo explicando algumas de suas funções, suas vantagens e muito mais. Confira a seguir!
Para ter acesso ao Instagram Insights é preciso modificar o seu perfil pessoal para comercial, uma modalidade na plataforma conhecida também por Instagram for Business. Para realizar essa mudança basta possuir uma conta pública no Instagram; ir até Configurações do seu perfil e selecionar a opção “Mudar para perfil comercial”. Em seguida, o Instagram vai exigir que você conecte o seu perfil à página da sua empresa ou marca no Facebook.
Com isso, o próximo passo é editar os dados de contato (telefone, email e localização) que interessam a você que apareçam de modo público no perfil.
Pronto! Seu perfil comercial já está feito e você já pode usar o Instagram Insights!
Esta seção mostra informações demográficas dos seus seguidores (a partir de 100). Ao clicar em ‘’Ver mais’’ você possui informações específicas como: o número de novos seguidores nos últimos 7 dias, a distribuição de gênero, faixa etária, as cinco cidades e países onde você tem mais seguidores, tempo médio (em horas) que seus seguidores ficam no Instagram em cada dia da semana e os dias da semana em que seus seguidores estão mais ativos.
Em seguir, temos a seção de publicação com as 6 principais postagens da semana, classificadas por impressões. Você pode explorar suas portagens mais importantes clicando em ‘’Ver mais’’, e caso deseje filtros para a ação, toque na frase “Mostrando todos de 1 ano para cá, com classificação por Impressões”. Com isso, teremos acesso à:
– Curtidas: o número de contas que curtiram uma publicação;
– Comentários: o número de comentários em uma publicação;
– Salvo: o número de contas que salvaram a postagem;
– Visualizações: o número total de visualizações do seu post de vídeo;
– Impressões: o número total de vezes que a publicação foi vista;
– Alcance: o número de contas específicas que viram a publicação;
– Envolvimento: o número de contas que curtiram, salvaram ou comentaram em uma publicação.
O filtro para visualizar esses dados pode ser feito de acordo com o tipo de publicação, como por exemplo: fotos, vídeos e posts em carrossel; todos; janela de tempo em as publicações ocorreram: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano ou 2 anos.
Você também pode acessar as estatísticas de uma publicação diretamente de qualquer uma das suas postagens, clicando em “visualizar informações”, geralmente abaixo da publicação.
A seguir, temos a seção Histórias, em que você obtêm dados sobre os seus Stories. Nesta seção também temos dados de impressões e do alcance, porém, além disso, podemos acessar:
– os toques para avançar: total de vezes que as pessoas tocaram na tela para avançar, ou seja, ver a próxima foto ou vídeo;
– toques para voltar: número de toques para retornar à foto ou vídeo da sua história;
– saídas: contabiliza total de vezes as pessoas abandonaram a sua história;
– respostas: essa métrica se refere ao número de respostas referentes à história;
– deslizadas: total de vezes que pularam a sua história.
O filtro dos dados pelo tempo da publicação também é possível, só podemos selecionar entre 24 horas, 7 dias e 14 dias. As informações de suas histórias poderão ser acessadas até 14 dias após a sua criação.
Em relação aos vídeos ao vivo (Lives) temos:
– Visualizadores ao vivo em qualquer momento: o número total de contas que assistem seus vídeos e quem são.
– Visualizadores: o número total de contas que visualizaram alguma parte do seu vídeo ao vivo.
Por fim, temos a seção com os dados de promoções. Caso você esteja executando algum anúncio no Instagram, essa seção tem como finalidade analisar o desempenho dele. Além disso, como o Instagram Ads usa o mesmo sistema do Facebook, você também pode acessar a esses dados no seu gerenciador de anúncios do Facebook.
Por meio dessa análise de dados, você pode avaliar e identificar qual tipo de conteúdo atinge ou não os seus seguidores, ou seja, os atuais ou futuros clientes e focar mais neles. Isso vale para publicações e histórias. Além disso, com o Instagram Insights, você pode encontrar o melhor horário para suas postagens, de acordo com os horários que seus seguidores respondem mais a elas.
Ainda há a facilidade para você entender o comportamento do seguidor/consumidor. Por meio de dados como gênero, idade e localização, você pode criar anúncios com mais foco em um determinado público, gerando uma maior chance do seu negócio atingir o público certo.
Por fim, você pode usar uma CTA (call-to-action) em suas postagens do Instagram a fim de direcionar os seguidores para o link da biografia, podendo haver alterações no CTA semanalmente, com foco em uma página específica.
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