Uma das ferramentas mais esperadas por gestores já é uma realidade: o Instagram para Empresas está disponível para ser utilizado, e já é um sucesso. Lançado em junho deste ano, as novas funcionalidades do aplicativo voltadas para perfis comerciais são bem parecidas com o gerenciador de negócios do Facebook e prometem ajudar aos negócios que usam a plataforma a acompanhar os dados sobre suas postagens, e usar isso a seu favor.
O Instagram para Empresas disponibiliza estatísticas e dados sobre os seguidores do perfil e pessoas que curtiram a postagem por meio de informações como impressões, alcance e outras. A partir disso, podemos medir o engajamento das postagens e melhorar questões como direcionamento e segmentação, na intenção de melhorar a experiência para os clientes atuais e atingir novos. Além disso, também é possível criar postagens patrocinadas, assim como no Facebook.
Para usar a nova funcionalidade, é necessário converter a conta pessoal para comercial, nas opções de configurações da conta. Apenas perfis acima de 100 seguidores podem fazer a conversão e é necessário ter uma conta no gerenciador de negócios do Facebook.
Quer saber um pouco mais sobre os recursos disponíveis na plataforma e entender melhor como o Instagram para Empresas pode trazer um bom retorno para o seu negócio? A Trii explica:
Esse é um dos mecanismos mais esperados pelas empresas que usam o Instagram. Com o Instagram para Empresas, tornou-se possível obter informações extremamente importantes para qualquer negócio: impressões, alcance, cliques no site e atividades do seguidor. Esses dados e os gráficos provenientes deles podem ser acessados no botão de barras na parte superior do seu perfil de negócios.
A aba “impressões” contabiliza o número de visualizações recebidas em cada publicação. Vale ressaltar que uma pessoa pode visualizar sua publicação mais de uma vez – e será contabilizado da mesma maneira, como maior número de visualizações.
O “alcance” mede o número de contas exclusivas que viram sua publicação. Ou seja, cada indivíduo que passou por aquela postagem será contabilizado apenas uma vez.
“Cliques no site” refere-se ao número de pessoas que clicaram no link do site em seu perfil comercial. Por meio destes números, você pode ver quantas visitas do seu site são provenientes de seus seguidores do Instagram.
As informações sobre “atividades do seguidor” apresentam uma média de quantas vezes os seus seguidores acessam o aplicativo em um dia comum.
Esses dados, quando bem interpretados, são essenciais para que você saiba quais posts seus seguidores gostam mais, os melhores períodos do dia para postar novos conteúdos, a faixa etária do seu público de seguidores e afins.
As Hashtags são muito usadas no aplicativo, e isso pode ajudar muito a quem tem perfis de negócios. Outro mecanismo interessante e útil que pode ser utilizado no Instagram para Empresas é o gerenciamento de hashtags. São disponibilizados dados sobre as principais hashtags usadas por você, quais geram mais engajamento e como as hashtags relacionadas a sua empresa estão posicionadas num contexto mais amplo.
Anunciar no Instagram também se tornou possível com essa nova versão. Assim como no Facebook, é possível criar posts patrocinados no Instagram. Para isso, basta ir até a publicação que deseja promover e clicar no botão “promover” logo abaixo da imagem. Após isso, o aplicativo dá a opção de escolher detalhes como o público alvo, orçamento e a duração da sua promoção. A equipe do Instagram irá avaliar seu anúncio e aprovar ou não.
Outra maneira de criar posts patrocinados no Instagram é através do gerenciador de anúncios do próprio Facebook. Basta criar uma campanha por meio do gerenciador de negócios do Facebook e escolher a opção de conectar a conta do Instagram no momento em que escolher o texto e link que irá utilizar na sua campanha. Vale ressaltar que posts patrocinados são sinalizados como tal para o público que o vê.
Unida a todos os demais mecanismos do Instagram para Empresas, agora também está disponível uma ferramenta que funciona como mediação de comentários, tanto para perfis comerciais quanto para pessoais. Por meio dela, é possível escolher palavras-chave que, quando aparecerem em comentários, a plataforma apaga automaticamente.
Para fazê-lo, basta ir até as configurações de seu perfil e clicar na opção “comentários”. Após isso, ative a chave “ocultar comentários impróprios”. Abaixo desta chave, existe um campo em que você deve explicitar as palavras-chave classificadas como impróprias por você e que, quando contidas em comentários, os mesmos devem ser apagados.
Por mais que todas as ferramentas disponíveis no Instagram para Empresas sejam muito simples, é necessário saber exatamente como analisar os dados coletados e apresentados por elas para, a partir disso, aplicar as mudanças necessárias no seu negócio e alcançar ainda mais clientes. A Agência Trii sabe exatamente como converter seguidores em clientes ao aproveitar os dados de seu perfil de negócios. Essa é a parte mais importante, afinal, seguidores que não são clientes não geram vendas, não é mesmo? Entre em contato conosco e saiba como realizamos este serviço.
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