O marketing digital tornou-se uma das principais estratégias para empresas alcançarem seu público-alvo. Com ele podemos traçar estratégias segmentadas de forma eficaz e personalizada para cada tipo de negócio. Sabemos que 149 milhões de brasileiros utilizam a internet, o que significa 90% dos lares brasileiros. Dessa forma, ficar de fora dela é um grande problema para sua empresa. De todo modo, a Trii acredita que todas as empresas podem (e devem) fazer marketing, mesmo as micro e pequenas.
Assim, preparamos uma planilha exclusiva para você começar a fazer o planejamento de marketing digital hoje mesmo. Acompanhe o texto, entenda mais sobre esse mundo e baixe o arquivo!
Com o crescente uso da internet e das mídias sociais, tornou-se essencial para qualquer negócio estabelecer uma presença online sólida e relevante. No entanto, simplesmente estar presente na web não é o suficiente. É fundamental ter um planejamento de marketing digital bem estruturado para obter resultados significativos. Na prática, isso significa ter uma estratégia de promoção, divulgação e venda de produtos, serviços ou marcas por meio de canais e plataformas digitais. Diferente do marketing tradicional, que utiliza meios de comunicação offline, o marketing digital se baseia na internet e suas ferramentas, como sites, redes sociais, e-mails, mecanismos de busca e aplicativos móveis.
Através dele as empresas podem alcançar um público mais amplo e específico, direcionando suas mensagens de forma personalizada para diferentes segmentos de consumidores. Com a possibilidade de medir e analisar os resultados em tempo real, as ações digitais permitem um monitoramento preciso do retorno sobre o investimento, proporcionando maior controle sobre os resultados e facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Essa abordagem versátil e interativa também permite que as marcas construam relacionamentos mais próximos com seus clientes, por meio do engajamento em redes sociais, conteúdo relevante e ações direcionadas. Ou seja, ter um planejamento de marketing digital é imprescindível para o crescimento e sucesso da sua empresa em um mundo cada vez mais conectado e digitalizado.
Neste contexto, o planejamento de marketing digital assume um papel central, guiando as ações e decisões da empresa no ambiente online. Através de um planejamento cuidadoso e estratégico, é possível alcançar maior visibilidade, atrair novos clientes e fortalecer o relacionamento com o público. Também é possível impulsionar os resultados financeiros do negócio.
Ter um bom planejamento é um dos maiores segredos para que as empresas alcancem o sucesso e reconhecimento que desejam na internet. Quando tratamos sobre o assunto, muitos acreditam que basta dar o pontapé inicial e o desenrolar será simples. Mas, não é bem assim. Para que os processos referentes a essa atividade realmente gerem retorno, é necessário planejá-los.
Para ter um marketing digital eficaz, a estratégia tem de ser precisa e muito bem pensada, de preferência a longo prazo. Isso se dá devido ao fato de que estratégias programadas com antecedência, além de darem maior margem de segurança em casos de falhas, permitem que você vincule todo o seu planejamento e faça com que todas as suas atividades sejam inteligentemente interligadas.
É importante entender que o plano de comunicação virtual envolve diversas etapas, e que cada uma dessas etapas exige táticas específicas para que, de fato, resultados positivos sejam gerados ao fim. E é aí que está a importância do planejamento de marketing digital. Distribuir essas etapas ou fases ao longo do ano é a forma mais clara e inteligente de planejar tudo. No entanto, você sabe como fazer essa distribuição?
Para que você consiga elaborar seu planejamento de maneira fácil e, acima de tudo, completa, a Trii desenvolveu uma planilha que irá te ajudar. Veja, a seguir, como usá-la.
Com a nossa planilha, você poderá elaborar seu planejamento de marketing digital já para o próximo ano e acompanhar sua aplicação conforme desenvolver as atividades.
Primeiramente, é muito importante que você tenha suas metas anuais muito claras. Para começar bem, pegue uma folha em branco e faça um rascunho de tudo o que você deseja que sua empresa cumpra ao longo do próximo ano. Quais são seus principais objetivos? O que pretende eliminar? O que quer melhorar? Tudo isso deve estar presente no seu rascunho de forma bem clara.
Feito isso, você pode abrir nossa planilha e começar a usá-la. Na primeira página, chamada “Planejamento”, existem 4 perguntas importantes para começar bem seu planejamento. Abaixo delas, colocamos alguns links para te ajudar a definir alguns pontos importantes para começar a traçar seus objetivos do próximo ano.
Após ler os links úteis e responder às perguntas, você pode partir para a aba “Projetos”. Nela, você irá, primeiramente, definir o objetivo principal do seu planejamento de marketing digital. Abaixo do objetivo principal, existe a seção “Projetos”. Nesta seção, você deve listar os projetos necessários para alcançar seu objetivo principal e as atividades referentes a cada um deles.
Tendo seu objetivo bem definido e os projetos também, agora é hora de marcar as datas. Na página “Cronograma”, você poderá estipular o tempo em que cada projeto será desenvolvido. Lembre-se de sempre calcular essa duração levando em consideração uma pequena margem de erro e tempo para alterações.
A página “Calendário Operacional” é o seu espaço para especificar as datas referentes a cada atividade. Ou seja, de maneira complementar ao anterior, você deve definir a duração das atividades inerentes aos projetos. Considere a dica anterior e tenha cuidado na hora de marcar os deadlines. Procure consultar os profissionais responsáveis por cada área antes de marcar uma data definitiva.
Agora que você já sabe como usá-la, basta fazer o download e começar o seu planejamento de marketing digital. Não se esqueça de anotar nossas dicas antes de começar a completá-lo para que você consiga cumprir com o plano de maneira estratégica e inteligente.
Baixe a planilha aqui:
Planilha para planejamento de marketing digital
Agora que você já sabe a importância de ter um bom planejamento de marketing digital, fale com a Trii se quiser implementar ações digitais. Muitas empresas não conseguem aplicar o que foi organizado inicialmente por falta de tempo ou por não ter funcionários qualificados. Não se preocupe! A Trii faz o planejamento junto com você e cuida de toda a aplicação dos objetivos traçados, garantindo um serviço de excelência.
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Artigo publicado em 8/11/2016 e atualizado em 28/08/2023.
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