Curtidas falsas são serviços externos que vendem pacotes de um certo número de curtidas de contas falsas ou de pessoas que não têm interesse real por determinado serviço. Existem vendedores de curtidas falsas que ganham a confiança de administradores de páginas por meio de ofertas como “Compre 20.000 curtidas” ou anúncios similares. Muitos administradores acreditam que comprar curtidas falsas ajudam a melhorar o engajamento com o público, mas isso é um mito! Nesse artigo da Trii, aprenderemos um pouco mais sobre engajamento e como diferenciar curtidas falsas e curtidas de pessoas realmente engajadas na página. Confira!
Curtidas falsas são ruins para os usuários do Facebook, para os anunciantes e para o próprio site. Pessoas que utilizam as plataformas disponíveis no Facebook estão em busca de conexões e resultados reais. Se as pessoas conectadas à empresa não forem reais, aumentam-se as chances de fazer menos negócios e alcançar menos resultados.
O Facebook deixa claro que é de interesse do site garantir que as interações sejam autênticas e, por isso, existem várias equipes para detectar e encerrar qualquer tipo de fraude.
O próprio Facebook possui ferramentas para identificar curtidas falsas. A venda desse tipo de curtidas só é rentável quando feita em larga escala. Por isso, para dificultar esse comércio, o Facebook criou equipes de combate a abusos, que criam e atualizam constantemente uma combinação de sistemas manuais e automatizados, que ajudam na localização de atividades suspeitas em vários pontos de interação, como: página de cadastro, adição de amigos, curtidas e envio de mensagens.
O site criou regras e, quando curtidas falsas são encontradas, eles bloqueiam a conta e removem as curtidas falsas para contê-las e evitá-las.
Existem quatro formas principais de gerar curtidas falsas:
1- “Fazendas de cliques”: sistema pelo qual pessoas com contas reais no Facebook são pagas para curtir manualmente páginas específicas;
2- contas falsas: contas que são criadas com o único propósito de curtir páginas;
3- contas comprometidas voluntariamente: contas em que uma pessoa instala malwares voluntariamente ou abdica do controle de suas contas para obter mais curtidas em suas páginas;
4- contas comprometidas: contas infectadas com malware, fazendo com que as curtidas de páginas sejam feitas sem o conhecimento de seu proprietário.
Engajamento é o envolvimento, interação e relacionamento de um cliente com uma marca. O engajamento vai além do número de seguidores em uma rede social ou de likes em uma postagem. Algumas pessoas acreditam no mito que curtidas falsas ajudam a melhorar o engajamento, já que o número de curtidas na página ou uma postagem chama a atenção do público, mas isso é mentira.
Curtidas falsas prejudicam a marca, uma vez que você não consegue ter a noção de quem realmente está engajado com a página e quem não está. Hoje, aprenderemos algumas dicas para melhorar o engajamento no Facebook e aumentar a visibilidade da sua marca.
Você precisa estar atento aos horários em que posta na rede social e à quantidade de publicações que acontecerão ao longo do dia. No painel administrador da página, é possível encontrar os horários em que as publicações serão visualizadas pelo maior número de seguidores. Essa informação fica disponível nas estatísticas de alcance.
Confie nesses horários pré-determinados e limite-se a um número de, no máximo, três posts por dia, dependendo dos objetivos do seu negócio. Essa dica ajuda a melhorar o engajamento, pois incrementa o seu alcance e te ajuda a planejar melhor o conteúdo publicado.
Para melhorar o engajamento, você precisa chamar atenção dos seus seguidores. Uma maneira simples de ganhar a atenção do público é fazendo perguntas. Suponhamos que o seu negócio é um e-commerce de jogos eletrônicos. São inúmeras as perguntas que você pode usar: que jogos eles gostariam de ganhar dos pais; qual o melhor jogo da atualidade e por aí vai.
O importante é incentivar a interação do público e testar qual tipo de linguagem e conteúdo que mais chama atenção. Acredite que seus seguidores querem interagir com as suas publicações, só é preciso que você encontre a melhor maneira de melhorar o engajamento deles com a página.
Respondendo os comentários dos seguidores, a sua página só tem a ganhar. Uma resposta cativante faz com que o usuário se sinta valorizado e mostra que a sua marca se importa com o consumidor. Isso também se aplica para comentários negativos ou dúvidas sobre o seu produto/serviço.
Lembre-se: quando houver uma reclamação, peça ao usuário que envie uma mensagem privada com as informações básicas do problema. Isso demonstrará profissionalismo e bom atendimento.
Além das perguntas, outra forma de melhorar o engajamento é criando conteúdo relevante e divertido. Crie posts variados e faça uso de emojis, memes e frases engraçadas. Obviamente, o humor deve ser dosado de acordo com cada negócio, mas o importante é reconhecer que um pouco de graça pode fazer muito bem para o alcance de uma página no Facebook e não causa impacto negativo à reputação da marca.
Se o seu negócio tiver um blog, crie conteúdos que façam sentido para o seu público alvo. Além disso, você pode compartilhar as postagens no Facebook, melhorando o engajamento não só com a página, mas com o site.
Uma das formas de melhorar o engajamento e fazer com o público se sinta mais próximo da sua marca é mostrando o que acontece no dia a dia da empresa. Quando houver algum acontecimento especial, evento, visita ou mudança de rotina, conte aos seguidores!
Mesmo utilizando todas as estratégias, o Facebook ainda impõe muitas limitações. Portanto, você pode fazer uso do Facebook Ads – anúncios na rede social – para criar um alcance maior do público, de maneira patrocinada, e acelerar o crescimento da página.
Se você não tem tempo para se dedicar à manutenção da sua página nas redes sociais e melhorar o engajamento do público, a solução é contratar uma agência de marketing digital para cuidar da gestão da sua marca na internet.
A Trii é uma agência digital no Rio de Janeiro que pode cuidar da sua marca nas redes sociais, como Facebook, Instagram ou LinkedIn. Nós pensamos nas ideias, criamos os posts, publicamos e mensuramos os resultados. Entre em contato conosco e comece já a melhorar o engajamento da sua marca.
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