Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de compartilhar com seus amigos virtuais o que se passa naquele exato momento, “o tal do ao vivo”. São milhares de fotos, check-in, todos mostrando onde você está e o que está fazendo ou pensando. A questão é: você sabe o que isso pode acarretar na sua segurança?
Compartilhar uma decoração nova ou simplesmente sua família reunida na sala de estar é muito bom, mas para quem tem más intenções, essas publicações servem para analisar seus pertences, saber o que você tem de valor e conhecer seus familiares.
O perigo de uma simples publicação de check in pode ser alto. Para quem já ficou interessado nos seus pertences, saber que você não está em casa – está no trabalho, por exemplo – pode ser uma oportunidade ótima para te abordar. Paralelamente, pessoas ficam vigiando seus passos e atentas aos locais que você frequenta, o que poderia ser legal se não fosse tão invasivo.
Ao mesmo tempo em que alguns cadastros são feitos em 2 minutos, há alguns que parecem querer mais informações do que deve. Tome muito cuidado ao divulgar números de documentos, endereços e senhas. Procure sempre ver a segurança do site e se há algum telefone para contato. Pesquisas socioeconômicas também podem ser muito intimidadoras, na medida em que o usuário tem de responder quanto ganha, quantos eletrodomésticos têm em casa, etc. Verifique sempre se o campo a ser preenchido é realmente obrigatório e, se mesmo assim você não confiar nessa obrigatoriedade, siga sua intuição.
Independentemente do propósito da criação, falsidade ideológica é crime. Esses perfis roubam fotos de outros usuários e se passam por eles – com o mesmo nome ou não. Há casos em que o hacker – fazendo-se passar por outra pessoa – realiza transações ilegais e fraudulentas. Fora do campo da lei, o perfil fake pode trazer danos à sua imagem e reputação. Denuncie na própria plataforma, que busca zelar pela segurança dos usuários.
Algumas medidas podem diminuir o risco à sua segurança. Opte por receber notificações de login, assim, você saberá quando e quais passos estão sendo feitos em seu nome e observar um comportamento estranho mais rápido.
Tenha senhas longas e diversificadas (alterne minúsculas, maiúsculas e números). Além disso, não use a mesma senha para diversos fins.
Ajuste sua privacidade nas redes sociais e evite que suas publicações possam ser vistas por qualquer usuário da rede. Se perceber sua imagem atrelada a algo que não publicou ou se receber mensagens indevidas, denuncie sempre. Utilize e mantenha atualizados mecanismos de segurança em seu computador e smartphone: antivírus e AntiSpam.
A Trii oferece profissionais bem qualificados e que sabem trabalhar na rede. Quem escolhe se quer ou não divulgar informações pessoais é o cliente e é nosso dever – sempre – respeitar todas e quaisquer decisões tomadas por ele e mantê-lo em segurança. Conte conosco!
Links úteis:
anuncio Google
agência de marketing digital
como anunciar no Google
links patrocinados
anunciar no Google
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…