Trabalhar em equipe nos dias de hoje é de vital importância. Além de atiçar involuntariamente a criatividade, quase sempre produz melhores resultados que o trabalho individual. Por muitas vezes, uma equipe não sabe lidar com a proposta de trabalhar em conjunto. Exatamente por isso, elaboramos uma lista de dez dicas para se trabalhar bem em grupo.
Dica 1: Paciência em primeiro lugar.
Muitas vezes é difícil conciliar opiniões diversas, principalmente quando se está em grupo. Dessa forma é muito importante que você tenha a devida paciência. Procure sempre mostrar os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões. Ser compreensivo com o outro é necessário sim.
Dica 2: Acate outras ideias.
Nem sempre é fácil aceitar novas ideias ou admitir em público que não temos razão, mas é importante saber reconhecer que a forma de pensar de um colega de trabalho pode ser muito melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
Dica 3: Critique de forma construtiva.
Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Pode criticar – de forma construtiva – as ideias, nunca a pessoa.
Dica 4: Dividir é essencial.
Entenda que é muito importante dividir tarefas quando se trabalha em equipe. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Delegar, compartilhar responsabilidades e informação é de extrema importância.
Dica 5: Trabalhar em equipe e conciliar.
Não é por trabalhar em equipe que você precisa esquecer de suas obrigações. Lembre-se que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore.
Dica 6: Seja participativo e solidário.
Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas sempre que seja necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda a alguém da equipe. Ser transparente nessas horas não é de mal algum, pelo contrário, é preciso sinergia para trabalhar em equipe.
Dica 7: Planejamento.
Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, a tendência natural é que se dispersem. O planejamento e a organização são primordiais para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. O importante é fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
Dica 8: Dialogue sempre.
Sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída é bastante comum. Porém, é importante explicar o incômodo para que seja possível achar uma solução que agrade a todos de maneira igualitária.
Dica 9: Respeite o espaço do outro.
É natural, ao trabalhar em equipe, que a aproximação com um possível colega aconteça, ainda mais se houver uma compatibilidade. Por esse mesmo motivo e para não deixar maçante uma futura amizade, dê o devido espaço. É preciso entender que cada pessoa é diferente e que não necessariamente seu colega terá a abertura que uma terceira pessoa, por exemplo, teria. Respeite.
Dica 10: Aprecie essa oportunidade.
Trabalhar em equipe mostra que seus funcionários conseguem ter uma dinâmica, uma relação profissional, mas de total respeito. É importante que todos interajam de maneira que haja um aprendizado, passando a ter uma relação construtiva no trabalho, com uma convivência tolerante e saudável.
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