Aconteceu no dia 31 de Outubro, o emmBrasil 2012, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Publicitários, profissionais em TI e pessoas interessadas em e-mail marketing marcaram presença no evento. A iniciativa foi da Dinamize.
O evento começou…
O primeiro palestrante foi Rodrigo de Almeida, da Dinamize, e abriu os trabalhos com a palestra “Os Sete Pecados Capitais da Entregabilidade”.
O segundo palestrante do dia, Ricardo Longo do Grupo.Mobi, falou durante 40 minutos sobre os mobiles. Longo iniciou dizendo que hoje em dia os mobiles praticamente fazem parte do corpo de uma pessoa, já que estão sempre por perto, e cada vez mais, se tornam indispensáveis. Também afirmou que os mobiles acabam por aumentar a capacidade das pessoas, pois existem aplicativos que as deixam com “super poderes”, como explorar locais em que nunca esteve (Google Street View), falar em todos os idiomas (Google Translate), fazer todo tipo de cálculo (inclusive a cota de calorias), consultar o GPS e até mesmo acalmar crianças (Angry Birds).
Carlos Eduardo Zagatti, da MarketData palestrou no emmBrasil sobre como as empresas estão quebrando as barreiras com ações integradas. Zagatti falou da importância de construir ações integradas, mas que antes de iniciar qualquer processo de criação, é fundamental escutar e entender os consumidores. Zagatti também salientou a importância da segmentação no marketing, e falou de alguns caminhos para que as empresas descubram seus públicos. Ao longo da palestra, mostrou vídeos de ações integradas bem sucedidas de empresas como a Natura e Cannon.
Pausa para o almoço…
Depois do almoço, foi a vez de David Whittaker falar sobre o marketing social no emmBrasil. Whittaker começou citando a sociedade grega antiga e criticou o excesso de aplicativos nas redes sociais. Também se questionou sobre o futuro das redes sociais, pois segundo pesquisas, a credibilidade nessas plataformas está diminuindo. Whittaker afirmou que as empresas precisam entreter e passar informações para os fãs, ao invés de somente divulgar produtos e vender. Citando alguns exemplos, Whittaker disse que o importante é ter fãs espontâneos, mesmo poucos, é melhor do que ter muitos fãs que não se importam com a empresa. Para finalizar, passou um vídeo interessante que diferenciava o fã de cliente.
O quinto palestrante do dia foi Paulo Milreu, da Dinamize. Iniciou sua palestra no emmBrasil dando alguns números e citou uma frase de Ciay Shirky: “A revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas. Acontece quando a sociedade adota novos comportamentos”. Com o foco no monitoramento das mídias sociais, comentou a evolução do CRM para o social CRM e falou da importância do SAC 2.0 para as empresas atualmente. Também citou as particularidades de cada rede social, e as futuras promessas.
A única palestrante do sexo feminino do dia foi Sarah Thuller, do Hotel Urbano. Thuller começou apresentando a empresa, e contou que recentemente houve um reposicionamento no mercado, transformando a empresa em uma agência de turismo. O Hotel Urbano que tem 95% dos funcionários com menos de 25 anos, usa o e-mail marketing como a principal ferramenta de vendas. Sarah contou algumas experiências da empresa com o e-mail marketing e falou da importância de testar novas formas de envio.
Depois de Sarah, foi a vez de Mikael Cavalcanti, da e|ou. Com o tema: “O que grandes marcas fazem para atingir mais e melhor seus clientes”, foi enfatizada em sua fala no emmBrasil a importância da segmentação e personalização dos clientes. “O cliente não gosta de escolher, ele gosta de ser escolhido”, afirmou Cavalcanti, justificando que o cliente gosta de ser induzido nas escolhas. Contou casos que tiveram bastante repercussão e mostrou projetos bem sucedidos como o Tam Kids, voltado para o público infantil.
O dia foi finalizado com André Torretta, da Ponte Estratégia. Anunciado com grande entusiasmo, André rememorou um pouco da história do Brasil, e de forma descontraída contou fatos curiosos sobre a nossa história. Disse que é importante pensar no país nos próximos 10 anos, com novos consumidores influenciando o mercado, como mulheres, negros e homossexuais. “Se a gente não prestar atenção nesse novo Brasil, a gente vai se estrepar”, brincou André.
E assim acaba o emmBrasil 2012.
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