Depois de um escândalo envolvendo o Facebook no fim de março, em que foi divulgado que 50 milhões de pessoas foram utilizadas, sem consentimento, para fazer propagandas políticas nas eleições dos EUA em 2016, é válido pensar em quais informações da conta do Facebook a rede social guarda sobre você.
Possivelmente sua data de nascimento, número de telefone, profissão, músicas que ouve, lugares que frequenta e de que modo passa seu tempo livre, para que seja possível vender anúncios segmentados, mas será que para por aí? É o que veremos neste artigo. Confira!
Quais informações a sua conta do Facebook armazena?
Muitas pessoas não sabem, mas é possível fazer download dos dados que sua conta do Facebook armazena sobre você. Essa opção fica disponível na seção “Geral”, localizada nas configurações.
Confira agora informações que sua conta do Facebook adquire sobre você e que muitas vezes passa despercebido aos olhos.
1- Dados de acesso
Na seção de segurança do arquivo “index.htm”, você encontra informações sobre todos os dispositivos utilizados para fazer login no site, incluindo IPs, datas e horários e até mesmo o navegador.
De acordo com o Marco Civil da Internet, esses dados devem ser armazenados por, pelo menos, seis meses, para facilitar uma investigação no caso de um crime.
2- Fotos esquecidas
Algumas pessoas podem ter uma seção escrita “Fotos sincronizadas” sem nem saber do que se trata. Atualmente, o aplicativo da rede social disponibiliza uma opção de sincronizar fotos automaticamente para a sua conta do Facebook. Com essa opção habilitada, as últimas fotos que você tirou são transferidas para um álbum privado. Você pode torná-lo público ou compartilhá-lo individualmente com os seus amigos.
Apesar de nenhuma foto ser compartilhada sem autorização, essa ferramenta pode ser perigosa. Fotos indesejadas podem ir parar no site sem querer e vazamentos não intencionais de fotos íntimas podem ocorrer.
3- Preferência de compras
O Facebook utiliza algumas preferências dos usuários para que seja possível criar anúncios específicos. Como a maneira que isso era feito foi muito questionada nos últimos anos, a rede social disponibilizou essas informações de forma clara. Basta acessar a essa página de preferências de anúncios.
As abas disponibilizadas guardam informações preciosas sobre você, como anúncios que você clicou, aplicativos que instalou, status de relacionamento, empresa onde trabalha e até mesmo o sistema operacional do seu computador e o modelo do telefone que usa.
4- Buscas
Nem todas as informações da sua conta do Facebook estão disponíveis no arquivo para download, como é o caso das interações, como buscas, curtidas, comentários e muito mais. Esses tópicos ficam disponíveis no “Registro de Atividades”.
Uma informação surpreendente sobre essa opção é que ela registra até mesmo os vídeos que você assiste na rede social, mesmo que não tenha curtido a postagem ou comentado.
5- Informações com seus amigos
Uma das principais fontes de informação do Facebook são as interações entre usuários. Portanto, se você envia uma mensagem ou é marcado em uma foto, esse detalhe deixa de pertencer somente à sua conta do Facebook e passa a ser acessível para ambos. Ou seja, mesmo que você deixe a plataforma, ela não some milagrosamente.
Quando você decide excluir uma conta, segundo a empresa, cerca de 90 dias são necessários para que todas as suas informações sejam deletadas, mas mensagens, por exemplo, continuam na caixa de entrada dos seus amigos, mesmo que sem o seu nome.
Ou seja, enquanto seus amigos estiverem na rede social, você nunca sairá dela, porque suas interações ainda estarão lá.
Surpreso com tudo que foi dito? No blog da Trii você acompanha todas as novidades das redes sociais, além de notícias e dicas sobre marketing digital. Somos uma agência digital no RJ que tem como intuito ajudar pequenas e médias empresas a venderem mais pela internet. Entre em contato conosco e saiba o que a melhor agência de marketing digital do RJ pode fazer pelo seu negócio.
Links úteis:
agência de marketing digital
anunciar no google
como anunciar no google