Por Agência Trii
25 de julho de 2019

Métricas movem o mundo dos negócios por sempre abrirem o leque de possibilidades de novos investimentos.

O ROI, do inglês Return on Investment, que em português significa retorno sobre investimento, indica o dinheiro que uma empresa ganhou ou perdeu com investimentos. Tais ações podem ocorrer em treinamentos, mídia paga e outras ferramentas.

Neste artigo, saiba a definição, importância e, claro, como calcular o ROI. A conta é muito simples e não demanda matemática avançada para ser realizada. Continue a leitura e coloque em prática!

Como calcular o ROI: informações necessárias!

Definição

Saber como calcular o ROI, ou seja, o retorno sobre investimentos realizados, é de extrema importância na logística empresarial.

Se a sua empresa deposita parte do orçamento em mídia paga, treinamento e outras ferramentas para atrair audiência e gerar leads, ela precisa mensurar os resultados. Afinal, apenas dessa forma será possível, de fato, comprovar a eficiência do trabalho realizado.

Todas as estratégias de marketing digital são validadas pelo ROI e isso ditará a necessidade de ajustes com o tempo – ou não.

Importância

Com o retorno sobre investimentos, é possível direcionar precisamente as campanhas de marketing na internet. Neste direcionamento, encontram-se: ajustes, correções, substituições, reforços ou até cancelamentos.

Sua principal importância está em fornecer métodos de mensurar se valeu ou não a pena o investimento em estratégias digitais. Consequentemente, uma campanha que tem seus resultados monitorados tende a executar um trabalho mais produtivo.

Um retorno positivo é aquele que agrega valor ao usuário, compreensível por todas as pessoas e provém de um cálculo simples.

Por meio dessa ferramenta de mensuração, é possível avaliar a função de recursos humanos e financeiras nas ações de marketing. Será que tem recolhido bons resultados? Publicações patrocinadas, e-mail marketing, landing pages, ebooks, marketing de conteúdo, entre outros… São ótimas ações, mas será que para sua empresa os resultados são positivos?

Entenda e saiba como calcular o ROI para descobrir.

pessoa digitando em um notebook

 

Mensurando os resultados das ações digitais

Cálculo

A fórmula utilizada por quem sabe como calcular o ROI é: ROI = (Retorno do Investimento – Custo de Investimento) / Custo do Investimento. O resultado deve ser multiplicado por 100 a fim de chegar a um valor em percentual.

Na prática

Suponhamos que uma loja virtual de produtos geeks investiu R$ 1000 (um mil reais) na campanha de links patrocinados para promover uma jogo de tabuleiro exclusivo. A produção de cada produto custou uma média de R$ 100 (cem reais) e o valor de venda é R$ 350 (trezentos e cinquenta reais). Com a campanha online, 15 jogos de tabuleiro foram vendidos.

Para calcular o ROI, basta seguir a fórmula. No caso citado, seriam 15 jogos vendidos x R$ 100,00 = R$ 1.500,00 + R$ 1.000,00 da campanha de links patrocinados = R$ 2.500,00. O cálculo da receita deve ser o resultado da multiplicação da quantidade vendida pelo valor de venda. Para esse produto, seria: 15 jogos vendidos x R$ 350,00 do valor de venda = R$ 5.250,00.

Você deve estar pensando: mas e o ROI?

Agora sim chegou a hora para colocar em prática como calcular o ROI. Lembre-se da fórmula: ROI = (Retorno do Investimento – Custo de Investimento) / Custo do Investimento. Logo, ROI = (R$ 5.250,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.500,00 = 1,1; ROI = 1,1 x 100; ROI = 110%. Entende-se, portanto, que para cada real investido na campanha online, o retorno foi de R$ 1,10. Lucro para a loja!

Afinal, como saber se o ROI é alto ou baixo?

Muitos esperam do ROI respostas claras e diretas para o que está sendo promovido. Por mais que a intenção seja, de fato, concluir se os investimentos foram positivos, existem muitas outras questões ligadas.

Por exemplo, para definir se o resultado foi alto ou baixo, é necessário pensar no prazo da campanha. Se um resultado X foi obtido ao longo de um ano de campanha, ele será diferente do resultado Y de outra campanha com retorno semanal.

Não se deve comparar resultados de campanhas diferentes para definir se foi alto ou baixo. Isso porque cada uma em sua individualidade apresenta vídeos, textos e outras mídias diferentes – além do prazo, aplicação financeira na promoção e fatores externos que influenciam nas receitas obtidas – principalmente em campanhas de longo prazo.

Ao saber como calcular o ROI e a importância desse retorno, você consequentemente entende que o aperfeiçoamento acontece. Com o tempo, mediante análises, podem ocorrer testes, ajustes, correções e até substituições na campanha.

Chegar a uma conclusão se o resultado foi baixo ou alto, só com testes práticos.

Como montar o relatório?

Existem métodos eficazes que ajudam quem deseja saber como calcular o ROI e apresentar os dados de forma clara.

O primeiro tópico é saber diferenciar dados de informações. Em alguns momentos, certos dados não se encaixam com a realidade da empresa em questão. Essa união de dados deve gerar relatórios com informações essenciais que respondam questões como “o que fazer a partir disso?’ ou até “quais são próximos passos tomar?”.

Durante a elaboração do relatório, é de extrema importância entender que o documento deve direcionar próximos passos além de provar resultados.

Além disso, mantenha o foco no público e metas.

Das métricas, vale ressaltar que só ter um branding, ou seja, despertar sensações e criar conectividade com a marca de forma consciente ou não, não é tudo. Além de tê-lo, é preciso convertê-lo em receita.

Basicamente, os passos primordiais para elaborar relatório após dominar como calcular o ROI são:

  • público: saber com quem vai falar é um dos segredos do sucesso da campanha;
  • o que e para que: o que o relatório pretende mostrar e qual será a sua real serventia?;
  • período: a periodicidade do relatório pode ser dividida entre analistas, coordenadores e diretoria. Os analistas precisam do monitoramento contínuo, enquanto coordenadores podem acessar ao relatório semanalmente e diretoria, quinzena ou mensalmente;
  • template: a fim de agilizar os processos, deixe um modelo de relatório pronto para receber atualizações;
  • análise: uma boa análise de dados e informações pode ser embasada em ação e reação, correlação entre campanhas e benchmarking (onde estou? o que estou fazendo está bom? onde posso chegar?).

planilhas para cálculo do roi

 

Existem vantagens e desvantagens em calcular o ROI?

Pontos positivos

  • Otimização de investimentos;
  • redução de custos;
  • longo prazo;
  • aproximação às metas;
  • equipe motivada;
  • estratégia qualificada.

Pontos negativos

  • É preciso ter cuidado no longo prazo por conta de ações externas, como inflação;
  • muitos acham que o ROI é uma solução mágica quando, na verdade, não;
  • o ROI de 200% não necessariamente é melhor que 20$. Por isso, é necessária a análise individual de cada campanha.

ROI no marketing digital: vale investir?

A resposta para essa pergunta é óbvia: sim!

Como visto até aqui, saber como calcular o ROI é de extrema importância para o sucesso de uma campanha online.

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