Por Agência Trii
21 de outubro de 2022

O ambiente digital é marcado por constantes atualizações. E você já sabe a importância de fazer estratégias online. Mas, será que não dá para fazer sozinho? Pensando nessa questão, a Trii separou os 5 principais erros que empresas e marcas cometem ao tentar planejar e implementar estratégias sem um time de especialistas como o nosso. Separamos exemplos reais e práticos a partir da vivência de nossos profissionais. Veja também como escolher a melhor agência de marketing digital para você!

Toda ação gera uma reação.” Isaac Newton não estava pensando em ações digitais quando disse essa frase, mas ela com certeza se aplica por aqui. A verdade é que só é possível obter retornos quando você investe em marketing. Mas, o caminho até encontrar a melhor ação e/ou estratégia não é simples. E, para ajudar nessa jornada, uma agência de marketing digital pode ser fator determinante para o seu sucesso. Veja a seguir alguns erros que nosso time registrou, tirados do nosso dia a dia. Na nossa rotina, nossos times entendem quais são as principais dores e necessidades dos clientes para, aí sim, escolher as melhores soluções para fazer o negócio deslanchar. Acompanhe!

5 erros comuns cometidos por clientes antes de contratar uma agência de marketing

Erro 1: Falta de acompanhamento dos resultados

O primeiro e mais comum erro entre as pessoas que fazem sozinho ou que contratam profissionais sem experiência cometem é a falta de acompanhamento. Nossa coordenadora de atendimento, Layana Nogueira, explica como acontece esse acompanhamento por aqui. 

Aqui na Trii levamos o acompanhamento de resultados junto ao cliente a sério! Assim que começamos o trabalho, reuniões semanais são marcadas para entender como está sendo a evolução na chegada de leads para o cliente.

Além disso, essa troca também funciona como uma oportunidade de tirar todas as dúvidas e explicar com uma linguagem simples e clara o que será feito ao longo do trabalho. Na Trii prezamos sempre pela transparência. O cliente tem acesso a todo o histórico da conta, recebe dados fiéis das plataformas e encontra no atendimento uma referência para responder aos questionamentos. Por aqui, passamos a segurança de que o negócio dele está em boas mãos.” 

Se um cliente paga por um determinado serviço, como gerenciamento de campanhas no Google, por exemplo, é essencial que ele entenda o que está sendo feito. E o acompanhamento serve para isso. Nessas reuniões o time de atendimento tem tempo para explicar com calma como foi feito o planejamento. Além disso, o time fala quais são as expectativas, metas e quais ações serão implementadas para alcançar os resultados. É dessa forma também que o cliente pode tirar todas as suas dúvidas. 

Layana completa: “As reuniões vão sendo “espaçadas” à medida que os resultados estão mais estáveis, até que se tornam sob demanda. Mesmo quando chega nesse estágio, o time de atendimento está sempre disponível para marcar uma reunião de alinhamento quando o cliente sente necessidade. Mas mesmo se ele não nos procurar, de tempos em tempos solicitamos um bate-papo para entender como está indo por lá.” 

Erro 2: Falta de atendimento qualificado

A falta de atendimento qualificado é um erro comum. É muito fácil virar um “expert” em marketing digital hoje em dia. Existem cursos de 16 horas que te dão até um certificado de especialista. Mas, nem sempre esses cursinhos são suficientes para dar resultados para uma marca/empresa. 

É preciso ter uma equipe bem treinada, com profissionais capacitados. O Facebook, por exemplo, muda a cada 2 ou 3 meses. O que você aprendeu em um cursinho hoje, não vai mais servir daqui há 6 meses. Dessa forma, uma agência de marketing tem recursos que permitem que os profissionais estejam sempre atualizados. Na Trii, nossa equipe é certificada. Todos os braços (times) têm pessoas capacitadas. A partir daí, nossos clientes recebem retornos técnicos. 

Nossa coordenadora de atendimento, Layana, completa: “Muitas vezes, já com o time de atendimento, os clientes esclarecem suas dúvidas sem precisar acionar os demais times. Como nós temos treinamentos internos frequentes e conseguimos entender as principais questões para passar para os nossos clientes.

Tivemos um cliente que pediu uma explicação de como funcionava uma plataforma e o porquê sugerimos determinada ação. No mesmo instante, o time de atendimento explicou nossa estratégia e exemplificou.

E quando existe alguma questão muito específica, como as que envolvem estratégia, por exemplo, são vistas pelo time de mídia. Sendo assim, marcamos uma reunião do cliente com o time para deixar tudo claro e sem dúvidas. Nosso objetivo é, além de dar resultados, não deixar o cliente com dúvidas. 

Erro 3: Falta de atender o cliente no canal que ele quer

Aqui na Trii, o atendimento está sempre disponível para um bate-papo ou para responder qualquer dúvida. Temos um treinamento empático, então tentamos responder o mais rápido possível e focamos em entender o lado do cliente em qualquer situação.

Além disso, os clientes podem nos contatar pelo e-mail, pelo telefone e/ou WhatsApp. Ao iniciar o trabalho com a Trii, os clientes recebem acesso a um portal especialmente criado para que eles consigam acompanhar toda a troca de conversas e acompanhar o status das demandas. Assim, nada fica perdido e todos os pedidos e solicitações podem ser acompanhados em tempo real. 

Erro 4: Falta de mão de obra certificada

Como já citamos, a falta de mão de obra certificada é um problema grave. Pequenas e médias empresas, principalmente, não têm grandes orçamentos para ficar “testando” ações até achar uma que dê certo. É claro que no marketing digital existe, sim, tentativa e acertos, mas ter uma equipe de mídia certificada, por exemplo, evita erros básicos.

Na nossa agência de marketing, todos os times recebem treinamentos para capacitar a equipe. E mais do que isso, ministramos pequenos cursos internos onde os especialistas de uma determinada área, ensinam coisas para outras áreas. Assim, temos equipes bem integradas.

O mesmo vale para o time de atendimento que não bota a mão na massa oficialmente, mas é o time mais importante na hora de escutar e identificar o que o cliente precisa. E muitas vezes, o próprio cliente não sabe o que quer ou o que precisa. Já tivemos casos em que o cliente contratou mídia, esperando ter mais seguidores e curtidas no Instagram. É nessa hora que o atendimento (bem capacitado) explica o que cada serviço oferece e os possíveis resultados. 

Erro 5: Falta de resultado

Para terminar os erros mais cometidos por pessoas que não contratam uma agência de marketing, não poderíamos deixar de fora a falta de resultados em si. Muitas vezes ela acontece devido à soma dos motivos anteriores. 

Layana, nossa coordenadora de atendimento, completa: “No trabalho de marketing digital não existe uma “receita de bolo”. Não é porque algo funcionou para alguma empresa que funcionará para a sua e vice-versa. Não existem regras fixas. Para dar certo é preciso fazer um estudo de caso. É tentativa, erro e acerto. Por isso, precisamos da ajuda do cliente para, em conjunto com a expertise técnica da Trii, trazer o melhor resultado.

Todo feedback importa! Na Trii, “ouvir o cliente” é regra. Ninguém conhece melhor o negócio dele que ele mesmo. É uma estratégia planejada a quatro mãos. Com a sensibilidade das equipes, buscamos nas falas do cliente oportunidades e insights que podem trazer uma mudança estratégica importante para melhores resultados.” 

Como escolher a melhor agência de marketing digital? 

Entendeu a necessidade de contratar uma agência de marketing digital? É sempre bom lembrar que dependendo dos seus objetivos a equipe interna pode não dar conta. E na hora de terceirizar esse serviço comece pensando na seguinte pergunta: os serviços que eu preciso e tenho disponíveis são necessários para atingir meus objetivos? 

Depois disso, você tem alguns passos para escolher a melhor agência de marketing para o seu negócio: 

  • defina os serviços necessários;
  • pesquise o histórico e a reputação da agência;
  • busque clientes antigos e atuais e avalie o nível de satisfação para com a agência; 
  • avalie os cases de sucesso;
  • analise os canais de comunicação da empresa;
  • conheça tudo que a agência pode te oferecer e pesquise os diferenciais;
  • veja qual o alinhamento cultural com a empresa;
  • entre em contato e analise o tipo de atendimento recebido.

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Agora que você já sabe os principais erros e a importância de contratar uma agência de marketing, escolha uma que dê resultados de verdade. A Trii tem o selo Google Partner.

Somos uma agência de marketing digital e contamos com uma equipe completa e certificada. Se você precisa de auxílio com anúncios do Google ou no Facebook, gerenciamento de redes sociais ou estratégias SEO, nós podemos te ajudar. Entre em contato e conte com os melhores!

 

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