Com a ascensão do marketing digital, as empresas estão cada vez mais em busca de ações que deem autoridade para seus conteúdos. Em outras palavras, atrás de reconhecimento do Google em cima de seus textos e soluções oferecidas.
Essas soluções estão, sim, interligadas com os serviços. Entretanto, são passadas em forma de textos para blogs e páginas na maioria das vezes.
Se você não está por dentro do assunto, mas deseja ver o link para sua empresa nas primeiras páginas de pesquisa do Google, continue a leitura.
A seguir, neste artigo, separamos dicas essenciais para quem deseja saber como aparecer no Google.
Não é simplesmente escrever um texto sobre um assunto do seu conhecimento e postar.
Pelo menos não de maneira despretensiosa.
Quando se elabora um site para empresa, onde o objetivo é divulgar e converter os acessos em novos clientes, nada passa batido. Existem diversos métodos inseridos em estratégias de marketing digital que contribuem neste momento.
Para quem busca como aparecer no Google de maneira orgânica, entender o Marketing de Conteúdo é o caminho mais eficiente.
Pensando nisso, a Agência Trii separou os principais tópicos para quem deseja tornar o site bem visitado.
Essa visitação pode ser promovida de maneira orgânica, ou seja, sem gastos com anúncios. Para isso, os próximos tópicos serão essenciais.
Todavia, dependendo das necessidades, contar com o Google Ads também é uma solução.
Em prol de acabar com as dúvidas tanto de quem deseja chamar atenção organicamente, quanto por meio de anúncios, o passo a passo a seguir é indispensável. Atente-se às dicas e depois nos conte o resultado!
SEO é sigla para Search Engine Optimization. Na prática e no português, representa as regras do Google para quem deseja alcançar um boa posição no buscador. E alcançar tal posição é importante porque sua empresa se torna conhecida no segmento em que tem propriedade.
Quando os usuários pesquisam por termos aproximados aos serviços oferecidos, seu conteúdo poderá ser exibido. Para essas estratégias de SEO, existem palavras-chave, utilização de links internos e externos, quantidade de palavras em um texto, escolha de imagens, meta-descrição, entre outros fatores importantes para o rankeamento de um site.
Recomendamos que, na plataforma que você utiliza para inserção de conteúdos, seja instalado um plugin de SEO que monitore esses pontos. No caso dos sites em WordPress, um plugin bastante utilizado é o Yoast SEO, que possui uma versão gratuita bem completa.
Se você quer conhecer outras ferramentas para SEO inteiramente gratuitas, dê uma olhada no artigo que publicamos sobre o assunto (basta clicar no link).
Vale ressaltar que a arquitetura da informação (aquela que antecede a criação do próprio layout e que dita as páginas e palavras-chaves a serem trabalhadas no site) também deve estar embasada nas regras de SEO para evitar problemas desde o início no seu site.
Parece irônico a existência deste tópico, mas se o conteúdo não tiver qualidade, torna-se dificultoso o processo de como aparecer no Google.
Além de estarem alinhados ao que SEO recomenda, os textos precisam ser interessantes ao público. Ou seja, devem ser autorais, criativos, completos e sempre oferecerem uma solução, independentemente do X da questão.
No conteúdo, não se esqueça de utilizar a palavra-chave, além de materiais como vídeos e imagens – sem deixar de lado a formatação e diagramação do texto.
Por exemplo, quanto melhor o texto estiver dividido por H1, H2 e H3 (título e subtítulos), mais fácil de ser absorvido ele ficará. Chamamos essa etapa de escaneabilidade, que é basicamente a “leitura por cima” que sempre fazemos dos textos na internet.
Se o visual (diagramação) não estiver agradável, as chances do usuário permanecer na página podem diminuir.
Como citado anteriormente no tópico de SEO, a pesquisa por palavra-chave é essencial para a produção de conteúdo.
O processo de escolha é vital na hora de tomar decisões que vão esclarecer como aparecer no Google com o site.
Uma dica essencial para esse momento é pensar em como as pessoas procuram por conteúdos similares ao que você disponibiliza. Se o seu serviço/tema em geral é decoração para ambientes internos de casas, uma palavra-chave que poderia ser usada no site poderia ser “decoração para interiores”, por exemplo.
Dica importante: utilize a palavra-chave na url do artigo. Por exemplo, www.seusite.com/10-dicas-de-decoracao-para-interiores.
Seguindo o exemplo anterior, você clicaria em uma página com o título “decoração para interiores”? Ou “10 soluções inteligentes de decoração para interiores” chamaria mais sua atenção?
A resposta para isso também é a resposta da importância de investir em títulos criativos e chamativos para páginas, artigos e posts em geral.
Lembre-se que a palavra-chave deve ser sempre utilizada em prol de uma boa colocação no Google – “ele” precisa entender sobre o que se trata o seu conteúdo, a fim de oferecer o melhor resultado de pesquisa para o usuário.
Sim, escolher bem o título é uma das formas de como aparecer no Google. Afinal, ele é item de destaque para seu link no buscador, seguido da metra-descrição.
Você sabe o que é meta-descrição? Ela é um resumo do conteúdo da página que aparece nos resultados de pesquisa do Google. Assim como o título, ela deve ser criativa, sucinta e respeitar as estratégias de SEO. Veja o exemplo da meta-descrição da home do nosso site:
O mesmo pensamento se aplica na construção do cabeçalho ou primeiro parágrafo do texto, já que ele é o responsável por prender a atenção para a leitura seguinte.
Uma ótima maneira de manter o usuário por mais tempo no seu site é oferecendo outros conteúdos de qualidade, através do uso de links.
Sendo assim, no artigo que você produzir, por exemplo, faça hiperlinks com outras páginas do seu próprio site, que sejam úteis para a compreensão do usuário sobre o tema.
Além disso, você também pode criar links que apontem para sites externos de relevância, e que não sejam concorrentes. O importante é dar ao usuário links que realmente agreguem valor à sua experiência (como, por exemplo, um link para se aprofundar mais sobre um tema específico que não é tratado no próprio artigo).
Tenha em mente que o próprio tempo de permanência do usuário, ou taxa de rejeição, são fatores que são levados em consideração para que o seu site apareça nas primeiras posições do Google ou não.
Essas ações ajudam o Google a dar mais relevância ao seu conteúdo e entender que ele tem consistência no assunto proposto. Consequentemente, ganha-se autoridade no mecanismo de buscas mais popular do mundo.
Ter seu conteúdo compartilhado em redes sociais também pode ajudar o seu site a aparecer no Google.
Por isso, possibilitar às pessoas métodos fáceis de compartilharem o que acabaram de ler é muito importante. Disponibilize botões de compartilhamento nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin e Twitter.
Utilizar e engajar nas redes sociais é importante não apenas para criar a sua presença digital, mas também é uma forma do Google saber que seu conteúdo é relevante e está sendo bem recebido.
Como aparecer no Google sem um site responsivo? Isso é algo praticamente impossível hoje em dia.
Um site responsivo é aquele que possui um layout adaptável a diferentes dispositivos (como smartphones, desktops e tablets, por exemplo). Ou seja, é um site projetado para se adaptar a qualquer tipo de tela.
A importância de ter um site responsivo é oferecer uma boa experiência no mobile (celular), pois atualmente a maior parte do tráfego da grande maioria dos sites vem justamente de dispositivos móveis.
Além disso, fatores como o tempo de carregamento da página são essenciais. Quanto menos tempo a página demorar a carregar, mais chances do usuário permanecer nela. Pesquisas apontam que carregamentos que ultrapassem 3 segundos geram um desconforto.
A fim de não cair nessa problemática e ainda se tornar um site inclusivo a todos dispositivos, invista em uma layout responsivo.
A experiência do usuário é um fator de extrema importância na hora do Google exibir ou não o seu site nos resultados de buscas.
Por último, mas não menos importante, as próprias plataformas do Google poderão te ajudar a entender melhor como fazer o seu site aparecer.
O Search Console é essencial para monitorar e realizar a manutenção de aspectos que possam estar atrapalhando a indexação do seu site, o que impede que ele apareça nos resultados de pesquisa.
Nele você pode verificar todas as páginas que estão sendo indexadas, quais são os termos de pesquisa (palavras-chave) que mais levam visitas para o seu site, se há problemas com a versão responsiva do seu site, dentre outros fatores relevantes para garantir que o seu site é um bom candidato aos resultados de pesquisa do Google. Na própria ferramenta você encontrará informações sobre como corrigir esses erros.
Durante esse processo de análise, é possível também identificar novas estratégias para melhorar o desempenho e aumentar os acessos.
Apesar de não ser uma solução orgânica (e gratuita), uma maneira de aparecer no Google é através de links patrocinados.
O Google Ads abre espaço para investimentos monetários em prol da presença da empresa na primeira página do buscador. O sistema de pagamento é Custo Por Clique (CPC), ou seja, apenas os cliques recebidos são cobrados.
Essa é uma maneira de gerar resultados em curto prazo e ter o seu site aparecendo na primeira página do Google, antes mesmo dos resultados orgânicos.
Mas, lembre-se de verificar todas as regras de uso para não ser penalizado.
Ainda tem dúvidas de como fazer o site aparecer no Google?
Este artigo resumiu todas as informações importantes acerca das estratégias para o segmento. Porém, se você quer soluções otimizadas de acordo com suas necessidades, conte com uma agência de marketing digital para realizar esse trabalho.
A Agência Trii atua como agência de marketing digital no RJ e em São Paulo. Oferecemos gerenciamento de links patrocinados, gestão de google ads, desenvolvimento de sites, gestão de blog, gestão de redes sociais, identidade visual e todo auxílio no que diz respeito às estratégias de Marketing Digital.
Portanto, se você quer fazer o seu negócio aparecer no Google, conte com a gente!
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