Categorias: Mídias Sociais

Como montar um sorteio no Instagram: regras, ideias e como divulgar

Você sabia que contas que realizam sorteios e promoções no Instagram podem aumentar seus seguidores 70% mais rápido do que aquelas que não fazem?

Certamente, essa é uma ótima ferramenta para movimentar seu perfil, atrair seguidores e conquistar a confiança do seu público-alvo.

Pensando na importância dessa ação para o sucesso das empresas, a Trii preparou este artigo com todas as informações necessárias para você saber como montar um sorteio no Instagram. Portanto, leia atentamente nossas dicas e inspire-se!

Sorteio no Instagram: ação que gera engajamento

O sorteio é uma ação que visa a distribuição de prêmios. No âmbito digital, tal estratégia ganhou muita força com o “boom” das redes sociais. Hoje, os sorteios e promoções estão cada vez mais presentes no Instagram como um método eficaz para estimular a interação dos seguidores com as marcas.

Segundo estudos da Tailwind, posts relacionados a promoções no Instagram têm 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas em relação aos posts tradicionais!

Os dados não param por aí. A pesquisa também constatou que mais de 90% de todas as publicações que alcançaram mais de 1.000 comentários no Instagram são posts de promoções.

Podemos concluir que empresas que sabem como montar um sorteio no Instagram estão mais propensas a conquistarem engajamento na rede social. Em outras palavras, é possível definir o sorteio como um ótimo meio de ganhar seguidores de forma orgânica, além de atrair o público para o perfil corporativo.

3 Benefícios do sorteio

1 – Alcance da marca

O sorteio é uma ótima forma de ganhar visibilidade entre um público que vai além dos seus seguidores.

Por exemplo, ao estimular os usuários a marcarem seus amigos e compartilharem sua publicação, novos círculos de pessoas são atingidos. Portanto, a ação é ideal para quem busca aumentar o número de seguidores do seu perfil.

2- Satisfação do público

Sem dúvidas, o público adora sorteios! E isso se confirma com o sucesso desse tipo de promoção, que conquista milhares de participantes em poucos dias de publicação.

Como consequência, tal ação melhora a percepção do público em relação à marca e aumenta o engajamento satisfatoriamente.

3- Retorno sobre o investimento

Não pense que você terá apenas gastos com os produtos sorteados. Negativo!

O aumento de visibilidade é capaz de gerar tanto engajamento que as vendas feitas após o período de promoção podem superar o investimento inicial.

Aliás, você sabe como calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de ações digitais? Se quiser saber mais sobre o assunto, dê uma olhada no artigo que fizemos sobre o assunto (basta clicar no link).

Afinal, como montar um sorteio no Instagram?

Agora que você já sabe todos os benefícios do sorteio, chegou o momento que mais gera dúvidas: como montar um sorteio no Instagram?

A princípio, é válido ressaltar que, assim como qualquer outra ação promocional, o sorteio precisa ter um bom planejamento. Isso inclui definição de objetivos da campanha, elaboração de regras, uso de aplicativos e outros fatores.

Veja o passo a passo elaborado pela Trii, a seguir.

Objetivo

Acima de tudo, para saber como montar um sorteio no Instagram é necessário traçar um objetivo.

É preciso definir o que você espera com essa ação, como ela será feita e quais serão as métricas para medir resultados.

Os objetivos mais comuns são:

  • atrair visitantes para um site ou blog;
  • engajar os seguidores por meio de likes ou comentários;
  • aumentar o alcance da marca;
  • expandir o número de followers em um perfil no Instagram.

Regras

Após definir o objetivo, comece a pensar na ação em si.

Em primeiro lugar, é fundamental estabelecer regras para que os usuários possam participar do sorteio. Tais regras devem ser seguidas à risca, caso contrário, a participação do usuário é considerada inválida.

Veja algumas regras comuns para adotar no seu sorteio:

  • seguir o perfil da empresa no Instagram;
  • marcar amigos nos comentários da publicação;
  • publicar fotos com hashtags específicas na descrição;
  • curtir a publicação do sorteio.

Data

A data de início e término da ação é um dos passos fundamentais durante o processo de como montar um sorteio no Instagram.

Essa informação deve ser inserida na descrição da publicação do sorteio, juntamente com o regulamento de participação.

Prêmios

O prêmio é a estrela principal do sorteio. Logo, deve ser pensado com cuidado para chamar a atenção dos usuários no primeiro momento e, em seguida, superar as expectativas dos participantes.

O ideal é estudar as características da persona da marca, identificar suas preferências e elaborar um brinde que esteja relacionado ao seu negócio.

Existe uma infinidade de possibilidades que pode ser utilizada no sorteio. Nesse contexto, o prêmio pode ser um produto físico ou digital, desconto, ingresso, cupom, etc. O mais importante é ser criativo!

Parcerias podem ser uma ótima ideia, principalmente por conta do investimento ser mais baixo.

Imagem e texto

É preciso elaborar uma imagem oficial e um texto de legenda para o sorteio.

Pense em todos os detalhes que deverão constar na arte e na descrição. Afinal, lá estarão todas as regras, critérios e condições do sorteio.

A seguir, veja algumas dicas valiosas:

  • elabore uma arte incrível e que atraia o olhar do usuário no feed;
  • insira as informações principais na imagem;
  • apresente o prêmio na imagem e dê destaque a ele.

Aplicativos

A melhor forma de realizar o sorteio no Instagram é utilizar aplicativos e sites próprios para isso. Muitos deles facilitam o processo e geram o número do ganhador de forma rápida e simples.

Em geral, para usar os aplicativos, basta inserir a URL da postagem do sorteio e esperar o carregamento da lista de comentários. Em seguida, após o acionamento de um botão, o programa sorteia um número e revela o ganhador do sorteio.

Veja, abaixo, algumas ferramentas que podem te ajudar:

Divulgação

Por fim, o último passo do processo sobre como montar um sorteio no Instagram diz respeito à divulgação da ação.

Invista em publicações no feed, no Instagram Stories e, até mesmo, no seu perfil pessoal.

Não esqueça das hashtags na legenda! Elas são fundamentais para ampliar o alcance da campanha.

Dicas gerais para não errar

  • Não insira palavras dentro da arte do sorteio que estimulem ações, por exemplo: “siga”, “marque” ou “compartilhe”. O Instagram não vê essa atitude com bons olhos e pode, inclusive, excluir sua publicação ou penalizar a sua página;
  • a forma correta de criar uma arte para publicações promocionais é incluir palavras como “sorteio” ou “leia o regulamento” de forma que atraia o usuário;
  • atenção: qualquer sorteio ou promoção realizados em território nacional é fiscalizado pela Caixa Eletrônica Federal. Isso inclui também os sorteios nas redes sociais, como o Instagram. Portanto, é imprescindível seguir as regras para Distribuição Gratuita de Brindes. Caso contrário, você estará sujeito a penalizações.

Gostou do nosso artigo sobre como montar um sorteio no Instagram?

No blog da Trii já abordamos assuntos semelhantes: atualizações do Instagram em 2019, dicas para seu conteúdo no Instagram Stories, guia completo para o IGTV do Instagram e muito mais!

A Trii é uma agência de marketing digital com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Somos especialistas em ajudar pequenas e médias empresas a venderem mais pela internet! Quer saber como? Entre em contato conosco e agende uma conversa!

Links úteis: agência de tráfego pago; agência digital; marketing digital em sp

Compartilhe

Artigos recentes

Como fazer minha empresa aparecer no Google?

Não para de pensar em "como fazer minha empresa aparecer no Google"? Leia esse artigo…

4 semanas atrás

Anúncio no Google Ads: descubra os motivos para investir!

Já pensou em fazer anúncio no Google Ads para sua marca ou empresa? No artigo,…

2 meses atrás

Otimização para motores de busca para sites: o que é e importância

Sabe como a otimização para motores de busca pode ajudar no ranqueamento do seu site?…

3 meses atrás

Saiba a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social!

Você sabe qual é a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social?…

4 meses atrás

SEO orgânico, você sabe o que é? Veja como vender com a estratégia

No artigo, a Trii te explica o que é SEO orgânico. Leia e saiba como…

5 meses atrás

O que faz um especialista SEO? Veja como o profissional pode te ajudar

Você sabe como um especialista SEO pode ajudar a vender mais e aumentar o seu…

6 meses atrás