Por Agência Trii
26 de julho de 2019

Você sabia que contas que realizam sorteios e promoções no Instagram podem aumentar seus seguidores 70% mais rápido do que aquelas que não fazem?

Certamente, essa é uma ótima ferramenta para movimentar seu perfil, atrair seguidores e conquistar a confiança do seu público-alvo.

Pensando na importância dessa ação para o sucesso das empresas, a Trii preparou este artigo com todas as informações necessárias para você saber como montar um sorteio no Instagram. Portanto, leia atentamente nossas dicas e inspire-se!

Sorteio no Instagram: ação que gera engajamento

grupo de jovens segurando smartphones

O sorteio é uma ação que visa a distribuição de prêmios. No âmbito digital, tal estratégia ganhou muita força com o “boom” das redes sociais. Hoje, os sorteios e promoções estão cada vez mais presentes no Instagram como um método eficaz para estimular a interação dos seguidores com as marcas.

Segundo estudos da Tailwind, posts relacionados a promoções no Instagram têm 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas em relação aos posts tradicionais!

Os dados não param por aí. A pesquisa também constatou que mais de 90% de todas as publicações que alcançaram mais de 1.000 comentários no Instagram são posts de promoções.

Podemos concluir que empresas que sabem como montar um sorteio no Instagram estão mais propensas a conquistarem engajamento na rede social. Em outras palavras, é possível definir o sorteio como um ótimo meio de ganhar seguidores de forma orgânica, além de atrair o público para o perfil corporativo.

3 Benefícios do sorteio

Ícone de sucesso de engajamento no Instagram

1 – Alcance da marca

O sorteio é uma ótima forma de ganhar visibilidade entre um público que vai além dos seus seguidores.

Por exemplo, ao estimular os usuários a marcarem seus amigos e compartilharem sua publicação, novos círculos de pessoas são atingidos. Portanto, a ação é ideal para quem busca aumentar o número de seguidores do seu perfil.

2- Satisfação do público

Sem dúvidas, o público adora sorteios! E isso se confirma com o sucesso desse tipo de promoção, que conquista milhares de participantes em poucos dias de publicação.

Como consequência, tal ação melhora a percepção do público em relação à marca e aumenta o engajamento satisfatoriamente.

3- Retorno sobre o investimento

Não pense que você terá apenas gastos com os produtos sorteados. Negativo!

O aumento de visibilidade é capaz de gerar tanto engajamento que as vendas feitas após o período de promoção podem superar o investimento inicial.

Aliás, você sabe como calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de ações digitais? Se quiser saber mais sobre o assunto, dê uma olhada no artigo que fizemos sobre o assunto (basta clicar no link).

Afinal, como montar um sorteio no Instagram?

Pessoa tirando foto com um smartphone de um prato de comida japonesa

Agora que você já sabe todos os benefícios do sorteio, chegou o momento que mais gera dúvidas: como montar um sorteio no Instagram?

A princípio, é válido ressaltar que, assim como qualquer outra ação promocional, o sorteio precisa ter um bom planejamento. Isso inclui definição de objetivos da campanha, elaboração de regras, uso de aplicativos e outros fatores.

Veja o passo a passo elaborado pela Trii, a seguir.

Objetivo

Acima de tudo, para saber como montar um sorteio no Instagram é necessário traçar um objetivo.

É preciso definir o que você espera com essa ação, como ela será feita e quais serão as métricas para medir resultados.

Os objetivos mais comuns são:

  • atrair visitantes para um site ou blog;
  • engajar os seguidores por meio de likes ou comentários;
  • aumentar o alcance da marca;
  • expandir o número de followers em um perfil no Instagram.

Regras

Após definir o objetivo, comece a pensar na ação em si.

Em primeiro lugar, é fundamental estabelecer regras para que os usuários possam participar do sorteio. Tais regras devem ser seguidas à risca, caso contrário, a participação do usuário é considerada inválida.

Veja algumas regras comuns para adotar no seu sorteio:

  • seguir o perfil da empresa no Instagram;
  • marcar amigos nos comentários da publicação;
  • publicar fotos com hashtags específicas na descrição;
  • curtir a publicação do sorteio.

Data

A data de início e término da ação é um dos passos fundamentais durante o processo de como montar um sorteio no Instagram.

Essa informação deve ser inserida na descrição da publicação do sorteio, juntamente com o regulamento de participação.

Prêmios

O prêmio é a estrela principal do sorteio. Logo, deve ser pensado com cuidado para chamar a atenção dos usuários no primeiro momento e, em seguida, superar as expectativas dos participantes.

O ideal é estudar as características da persona da marca, identificar suas preferências e elaborar um brinde que esteja relacionado ao seu negócio.

Existe uma infinidade de possibilidades que pode ser utilizada no sorteio. Nesse contexto, o prêmio pode ser um produto físico ou digital, desconto, ingresso, cupom, etc. O mais importante é ser criativo!

Parcerias podem ser uma ótima ideia, principalmente por conta do investimento ser mais baixo.

Imagem e texto

É preciso elaborar uma imagem oficial e um texto de legenda para o sorteio.

Pense em todos os detalhes que deverão constar na arte e na descrição. Afinal, lá estarão todas as regras, critérios e condições do sorteio.

A seguir, veja algumas dicas valiosas:

  • elabore uma arte incrível e que atraia o olhar do usuário no feed;
  • insira as informações principais na imagem;
  • apresente o prêmio na imagem e dê destaque a ele.

Aplicativos

A melhor forma de realizar o sorteio no Instagram é utilizar aplicativos e sites próprios para isso. Muitos deles facilitam o processo e geram o número do ganhador de forma rápida e simples.

Em geral, para usar os aplicativos, basta inserir a URL da postagem do sorteio e esperar o carregamento da lista de comentários. Em seguida, após o acionamento de um botão, o programa sorteia um número e revela o ganhador do sorteio.

Veja, abaixo, algumas ferramentas que podem te ajudar:

Divulgação

Por fim, o último passo do processo sobre como montar um sorteio no Instagram diz respeito à divulgação da ação.

Invista em publicações no feed, no Instagram Stories e, até mesmo, no seu perfil pessoal.

Não esqueça das hashtags na legenda! Elas são fundamentais para ampliar o alcance da campanha.

Dicas gerais para não errar

  • Não insira palavras dentro da arte do sorteio que estimulem ações, por exemplo: “siga”, “marque” ou “compartilhe”. O Instagram não vê essa atitude com bons olhos e pode, inclusive, excluir sua publicação ou penalizar a sua página;
  • a forma correta de criar uma arte para publicações promocionais é incluir palavras como “sorteio” ou “leia o regulamento” de forma que atraia o usuário;
  • atenção: qualquer sorteio ou promoção realizados em território nacional é fiscalizado pela Caixa Eletrônica Federal. Isso inclui também os sorteios nas redes sociais, como o Instagram. Portanto, é imprescindível seguir as regras para Distribuição Gratuita de Brindes. Caso contrário, você estará sujeito a penalizações.

Gostou do nosso artigo sobre como montar um sorteio no Instagram?

No blog da Trii já abordamos assuntos semelhantes: atualizações do Instagram em 2019, dicas para seu conteúdo no Instagram Stories, guia completo para o IGTV do Instagram e muito mais!

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