Por Agência Trii
05 de abril de 2024

Se você tem uma empresa, precisa ter presença digital. Isso significa que os seus clientes e futuros clientes devem conseguir encontrar seu negócio e as informações sobre ele na internet. E uma das formas de fazer isso é através do Google, o maior mecanismo de pesquisa do mercado. A grande pergunta é “Como fazer minha empresa aparecer no Google?”. Neste artigo, a Trii te explica como funcionam as duas formas de estar no Google, através do tráfego pago e do tráfego orgânico. Continue lendo e leve seu estabelecimento para outro nível!

Como fazer minha empresa aparecer no Google 

Bem, existem dois caminhos, um com resultado mais rápido e um com resultado de longo prazo. O imediato é chamado de tráfego pago, ou seja, você paga ao Google para aparecer no topo dos resultados de buscas; os conhecidos anúncios. Já o de longo prazo é o tráfego orgânico, isso significa que você não paga para o Google mostrar sua empresa, ele fará isso de graça. Vamos entender o funcionamento de cada um.

Tráfego pago – Google Ads

Aqui o resultado é imediato, pagou ao Google, apareceu no resultado de buscas. Você pode criar campanhas com foco em geração de leads (clientes), vendas on-line, vendas off-line (loja física), reconhecimento de marca e aplicativos. O valor investido é controlado por você e o pagamento, para a maioria das campanhas, é por clique no anúncio. Dessa forma, caso queira estar no Google rapidamente, o tráfego pago se torna a resposta ideal para a sua pergunta, “como fazer minha empresa aparecer no Google

Onde posso aparecer com os anúncios do Google Ads?

  • Resultados de busca;
  • Youtube;
  • Gmail;
  • Maps
  • aplicativos;
  • sites parceiros;
  • celulares Android, na aba Discover.

Se eu fizer Google Ads é certeza que venderei?

Não! Você precisa de estratégias para aparecer para o público certo na hora certa. Ou seja, no momento que querem comprar seu serviço ou produto. Para isso, é importante contar com profissionais experientes e capacitados. Caso seja feito de qualquer maneira, você estará apenas gastando dinheiro, pagando cada vez mais caro pelo clique no anúncio e gerando pouca ou nenhuma venda. Ao pagar para o Google pelo anúncio, o resultado imediato é aparecer nos resultados de busca. Para gerar venda, é importante que esse anúncio conte com estratégias e análises de um profissional ou agência de Google Ads.

Tráfego orgânico – SEO

Como tudo na vida, o de graça não é tão simples. É um fato que você não vai pagar o Google para mostrar seu site, mas terá que colocar a mão na massa para fazer o tráfego orgânico funcionar. Isso porque, para que seu site se sobressaia aos bilhões de sites existentes e apareça entre os 10 primeiros no resultado de busca, você precisa focar em SEO.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou a sigla SEO, como é mais conhecida, é o nome dado ao conjunto de estratégias de otimização do site para os motores de busca. Em 2024 temos algumas regras vigentes, que citamos abaixo:

  • Palavra-chave: a página precisa ter uma palavra-chave definida, pensada em como o público busca por aquele assunto e no interesse de busca. Existem ferramentas gratuitas que podem ajudar, como Google trends, answer the public e o próprio Google Ads. E outras pagas, como SE Ranking, Ubersuggest, Semrush, ahrefs, MOZ e outros.
  • Título e meta descrição: são as informações que aparecem no resultado de busca, e precisam ser atraentes para convencer o usuário a clicar. Tente incluir a palavra-chave e atenção ao tamanho, para não ser cortado. São até 680 pixels para a meta descrição (cerca de 70 caracteres) e até 600 pixels para o título (cerca de 50 caracteres). O Google conta em pixel porque cada letra ocupa um espaço diferente, por exemplo, o I ocupa menos espaço que o W. Capriche aqui!
  • URL: é o link da página, precisa ter a palavra-chave e ser curta, tanto para ser mostrada totalmente no resultado de busca quanto para facilitar a memorização e entendimento do usuário.
  • Conteúdo: aqui é importante pensar no que o usuário quer saber quando busca pela palavra-chave definida. Você quer resolver o problema, ajudá-lo. Foque nisso! O Google lê essas informações e também valoriza o engajamento do usuário com o seu site, ou seja, se ficou e solucionou a questão ou se precisou voltar e continuar buscando pelo mesmo assunto. Coloque a palavra-chave no texto, afinal, é o assunto da página, mas não deixe forçado.
  • Hierarquia da informação: agora começamos a falar da parte não visível, mas importante também. O site precisa ter uma boa divisão da informação para facilitar que o robô do Google e o usuário encontrem rapidamente o que precisam. Uma dica, veja como este artigo foi dividido em tópicos e pense se não facilitou seu entendimento e leitura. Você quer o mesmo para o seu público.

Vale frisar que fazer SEO no site apenas uma vez não é a resposta para “como fazer minha empresa aparecer no Google”. Isso porque as regras mudam constantemente, conforme a inteligência artificial evolui e, também, com as observações do Google para o blackhat (estratégias que tentam enganar o Google para fazer o site aparecer no topo das buscas). Isso torna necessário um trabalho constante com um profissional que se mantenha atualizado e tenha as ferramentas necessárias para realizar as análises e ajustes. Dessa forma, seu site estará sempre nos primeiros resultados de busca, trazendo clientes. Além disso, o tráfego e venda orgânica aumentarão com o tempo.

Dica bônus! Perfil de empresa (antigo Google Meu Negócio)

Uma forma rápida e gratuita de responder “como fazer minha empresa aparecer no Google?” é através do perfil de empresa. É bem simples, você cria uma ficha para o seu negócio informando endereço (se tiver), horário de funcionamento, nome, foto, logo, telefone e aguardar o Google verificar.

Essa verificação é para garantir que o estabelecimento é de fato seu. Após a verificação, que pode ser via telefone, SMS ou cartão-postal do Google, sua empresa vai aparecer nos resultados de busca do Google e no Maps.

Com o perfil de empresa não preciso do Ads e do SEO?

Precisa, sim! A ficha vai mostrar seu negócio no Maps, quando a pessoa buscar no Maps por negócios naquela região e, no Google, quando buscar pela sua empresa. Fora isso, não vai aparecer. Para que seu público encontre você por buscas pelo que você vende, é necessário atuar com Ads ou SEO, ou ambos, já que o primeiro é mais imediato e o segundo tem resultado a longo prazo.

Como fazer minha empresa aparecer no Google via Ads e SEO?

Conte com profissionais altamente capacitados e que tenham atualização constante. Isso é importante porque as regras do tráfego orgânico e pago mudam com o tempo. Afinal, você não quer ficar para trás. Uma forma de garantir isso é contratando uma Agência Google Partner Premier, ou seja, uma agência parceira do Google. Apenas 3% das agências do país contam com esse selo, e, claro, com os benefícios dele, como treinamentos do próprio Google e contato próximo.

A Trii é uma agência Google Partner Premier desde 2022, e tem o selo renovado ano a ano por fazer parte dos 3% das agências de melhor desempenho no Brasil. Sendo assim, nossos clientes contam com um apoio maior (Trii e Google) para ter o melhor resultado tanto em Google Ads, o tráfego pago, quanto em SEO, o tráfego orgânico.

Entre em contato agora e peça uma avaliação gratuita dos nossos especialistas. Surpreenda-se com como a Trii pode ajudar a alavancar seu negócio no marketing digital!

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