O Google Analytics é uma ferramenta para SEO que tem como objetivo principal medir o tráfego de um site. Ou seja, é ideal para monitorar visitas e estudar o comportamento do usuário em determinado website.
Por isso, é um dos principais instrumentos utilizados por profissionais de marketing digital que buscam uma fonte segura para análise de dados.
Quer saber como ver acessos de um site utilizando o Google Analytics? Continue lendo este artigo da Trii e descubra!
O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Com ele, é possível ver acessos de um site e analisar o comportamento do usuário.
A partir da integração do site com a plataforma, é possível obter relatórios detalhados (em tempo real) sobre diferentes aspectos referentes ao modo como as pessoas navegam nas páginas.
A ferramenta disponibiliza diversas informações para auxiliar os resultados de marketing. Os principais dados mensurados são:
Em primeiro lugar, é necessário criar a sua conta gratuita no Google Analytics.
Para criar uma conta, acesse o link e inicie o processo utilizando um e-mail do Gmail.
Você será redirecionado para uma tela e deverá configurar alguns dados, como nome da conta, nome do website, URL do website, categoria do setor e fuso horário dos relatórios.
Após adicionar todas as informações relevantes, clique em “Ver ID de acompanhamento” e aceite os Termos de Processamento e Proteção de Dados.
Depois de criar a conta, o próximo passo é instalar o código de acompanhamento em todas as páginas do seu domínio.
A codificação é o elemento-chave do processo de ver acessos de um site, pois identifica todos os usuários que chegam ao domínio e registra todas as informações que constituirão as estatísticas.
Existem duas formas de integrar seu site ao Google Analytics: utilizando plugin ou inserindo o código de acompanhamento.
O primeiro caso que iremos tratar é para sites que não foram construídos com base em WordPress. Nesse contexto, é necessário configurar a ferramenta com o código.
Siga o passo a passo para integrar seu site ao Google Analytics diretamente pelo código:
Veja como configurar o Google Analytics no WordPress com plugin:
Chegou o tão aguardado momento: ver acessos de um site!
Depois de devidamente instalada a ferramenta, faça o login no Google Analytics e observe a tela que será mostrada.
Na página inicial estão dispostos vários dados que sinalizam informações coletadas na última semana.
Ao lado esquerdo da tela, clique em “Público” e depois em “Visão geral”. A tela de visão geral do público-alvo será aberta. É possível filtrar as datas para obter um relatório detalhado sobre cada período. Por exemplo, selecionar o período de março a abril para entender o desempenho de visitas no site dentro dessa época.
Após a tela carregar, é possível ver acessos de um site baseado no número de usuários que visitaram seu domínio em um mês, por exemplo.
Veja outras métricas disponíveis no Google Analytics:
Viu como é simples ver acessos de um site utilizando o Google Analytics?
Porém, se depois de ler nosso artigo ainda restaram dúvidas, não se desespere! Conte com o suporte de uma agência de marketing digital para te ajudar nesse caso.
A Trii é sua melhor opção!
Nossos profissionais são especialistas em SEO e possuem todo o conhecimento necessário para utilizar a ferramenta a seu favor.
Oferecemos trabalho de marketing digital completo, desde o desenvolvimento de sites até o gerenciamento de blogs. Portanto, não hesite! Entre em contato conosco e marque uma conversa. Preencha o formulário:
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…