Passo a passo: como ver acessos do seu site

O Google Analytics é uma ferramenta para SEO que tem como objetivo principal medir o tráfego de um site. Ou seja, é ideal para monitorar visitas e estudar o comportamento do usuário em determinado website.

Por isso, é um dos principais instrumentos utilizados por profissionais de marketing digital que buscam uma fonte segura para análise de dados.

Quer saber como ver acessos de um site utilizando o Google Analytics? Continue lendo este artigo da Trii e descubra!

Conheça melhor o Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Com ele, é possível ver acessos de um site e analisar o comportamento do usuário.

A partir da integração do site com a plataforma, é possível obter relatórios detalhados (em tempo real) sobre diferentes aspectos referentes ao modo como as pessoas navegam nas páginas.

A ferramenta disponibiliza diversas informações para auxiliar os resultados de marketing. Os principais dados mensurados são:

  • número de visitas diárias que o site recebe;
  • dados demográficos sobre os visitantes;
  • origem das visitas ao site: busca no Google, perfil das redes sociais, e-mail marketing, etc;
  • páginas do site que recebem mais visitas;
  • dispositivos utilizados para navegar pelo site;
  • localização dos usuários que compram em lojas virtuais;
  • canais que geram mais leads;
  • análise da jornada do cliente.

Como ver acessos de um site pelo Google Analytics

Crie sua conta gratuitamente

Em primeiro lugar, é necessário criar a sua conta gratuita no Google Analytics.

Para criar uma conta, acesse o link e inicie o processo utilizando um e-mail do Gmail.

Você será redirecionado para uma tela e deverá configurar alguns dados, como nome da conta, nome do website, URL do website, categoria do setor e fuso horário dos relatórios.

Após adicionar todas as informações relevantes, clique em “Ver ID de acompanhamento” e aceite os Termos de Processamento e Proteção de Dados.

Configure o Google Analytics com o código de acompanhamento

Depois de criar a conta, o próximo passo é instalar o código de acompanhamento em todas as páginas do seu domínio.

A codificação é o elemento-chave do processo de ver acessos de um site, pois identifica todos os usuários que chegam ao domínio e registra todas as informações que constituirão as estatísticas.

Existem duas formas de integrar seu site ao Google Analytics: utilizando plugin ou inserindo o código de acompanhamento.

O primeiro caso que iremos tratar é para sites que não foram construídos com base em WordPress. Nesse contexto, é necessário configurar a ferramenta com o código.

Siga o passo a passo para integrar seu site ao Google Analytics diretamente pelo código:

  • acesse sua conta do Google Analytics;
  • clique no ícone de engrenagem localizado no canto inferior direito;
  • selecione “Conta” e “Propriedade”;
  • clique em “Informações de acompanhamento” e “Código de acompanhamento”;
  • copie o código e feche o Google Analytics;
  • entre no seu site;
  • acesse o arquivo que contém a tag “HEAD” do site;
  • adicione o código de acompanhamento acima do fechamento da tag “HEAD”;
    salve o arquivo.

Configure o Google Analytics com plugin

Veja como configurar o Google Analytics no WordPress com plugin:

  • acesse a página de plugins do seu site WordPress;
  • digite no campo de busca “Google Analytics”;
  • instale o plugin “Google Analytics Dashboard Plugin for WordPress by MonsterInsights” e clique em “Ativar”;
  • no menu lateral, clique em “Insights” e depois em “Settings”;
  • na próxima página, clique em “Authenticate with your Google account”;
  • faça login na sua conta do Google Analytics;
  • permita que o aplicativo monsterinsights.com acesse sua conta do Google;
  • selecione a conta do seu site e clique em “Complete Connection”.

Teste o funcionamento da ferramenta

Chegou o tão aguardado momento: ver acessos de um site!

Depois de devidamente instalada a ferramenta, faça o login no Google Analytics e observe a tela que será mostrada.

Na página inicial estão dispostos vários dados que sinalizam informações coletadas na última semana.

Ao lado esquerdo da tela, clique em “Público” e depois em “Visão geral”. A tela de visão geral do público-alvo será aberta. É possível filtrar as datas para obter um relatório detalhado sobre cada período. Por exemplo, selecionar o período de março a abril para entender o desempenho de visitas no site dentro dessa época.

Após a tela carregar, é possível ver acessos de um site baseado no número de usuários que visitaram seu domínio em um mês, por exemplo.

Veja outras métricas disponíveis no Google Analytics:

  • hits: quando um visitante acessar alguma página com o Código de Acompanhamento instalado, o Google Analytics receberá um novo hit;
  • sessões: número de visitas que o site recebe independentemente se for o mesmo usuário acessando várias vezes;
  • taxa de rejeição: porcentagem de pessoas que abandonam o site logo após visualizar a primeira página;
    duração da sessão: quanto tempo os visitantes estão navegando no site;
  • entre outras.

Conte com um especialista em marketing digital

Viu como é simples ver acessos de um site utilizando o Google Analytics?

Porém, se depois de ler nosso artigo ainda restaram dúvidas, não se desespere! Conte com o suporte de uma agência de marketing digital para te ajudar nesse caso.

A Trii é sua melhor opção!

Nossos profissionais são especialistas em SEO e possuem todo o conhecimento necessário para utilizar a ferramenta a seu favor.

Oferecemos trabalho de marketing digital completo, desde o desenvolvimento de sites até o gerenciamento de blogs. Portanto, não hesite! Entre em contato conosco e marque uma conversa. Preencha o formulário:

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