O Google Analytics é uma ferramenta para SEO que tem como objetivo principal medir o tráfego de um site. Ou seja, é ideal para monitorar visitas e estudar o comportamento do usuário em determinado website.
Por isso, é um dos principais instrumentos utilizados por profissionais de marketing digital que buscam uma fonte segura para análise de dados.
Quer saber como ver acessos de um site utilizando o Google Analytics? Continue lendo este artigo da Trii e descubra!
O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Com ele, é possível ver acessos de um site e analisar o comportamento do usuário.
A partir da integração do site com a plataforma, é possível obter relatórios detalhados (em tempo real) sobre diferentes aspectos referentes ao modo como as pessoas navegam nas páginas.
A ferramenta disponibiliza diversas informações para auxiliar os resultados de marketing. Os principais dados mensurados são:
Em primeiro lugar, é necessário criar a sua conta gratuita no Google Analytics.
Para criar uma conta, acesse o link e inicie o processo utilizando um e-mail do Gmail.
Você será redirecionado para uma tela e deverá configurar alguns dados, como nome da conta, nome do website, URL do website, categoria do setor e fuso horário dos relatórios.
Após adicionar todas as informações relevantes, clique em “Ver ID de acompanhamento” e aceite os Termos de Processamento e Proteção de Dados.
Depois de criar a conta, o próximo passo é instalar o código de acompanhamento em todas as páginas do seu domínio.
A codificação é o elemento-chave do processo de ver acessos de um site, pois identifica todos os usuários que chegam ao domínio e registra todas as informações que constituirão as estatísticas.
Existem duas formas de integrar seu site ao Google Analytics: utilizando plugin ou inserindo o código de acompanhamento.
O primeiro caso que iremos tratar é para sites que não foram construídos com base em WordPress. Nesse contexto, é necessário configurar a ferramenta com o código.
Siga o passo a passo para integrar seu site ao Google Analytics diretamente pelo código:
Veja como configurar o Google Analytics no WordPress com plugin:
Chegou o tão aguardado momento: ver acessos de um site!
Depois de devidamente instalada a ferramenta, faça o login no Google Analytics e observe a tela que será mostrada.
Na página inicial estão dispostos vários dados que sinalizam informações coletadas na última semana.
Ao lado esquerdo da tela, clique em “Público” e depois em “Visão geral”. A tela de visão geral do público-alvo será aberta. É possível filtrar as datas para obter um relatório detalhado sobre cada período. Por exemplo, selecionar o período de março a abril para entender o desempenho de visitas no site dentro dessa época.
Após a tela carregar, é possível ver acessos de um site baseado no número de usuários que visitaram seu domínio em um mês, por exemplo.
Veja outras métricas disponíveis no Google Analytics:
Viu como é simples ver acessos de um site utilizando o Google Analytics?
Porém, se depois de ler nosso artigo ainda restaram dúvidas, não se desespere! Conte com o suporte de uma agência de marketing digital para te ajudar nesse caso.
A Trii é sua melhor opção!
Nossos profissionais são especialistas em SEO e possuem todo o conhecimento necessário para utilizar a ferramenta a seu favor.
Oferecemos trabalho de marketing digital completo, desde o desenvolvimento de sites até o gerenciamento de blogs. Portanto, não hesite! Entre em contato conosco e marque uma conversa. Preencha o formulário:
Pensando em usar a IA no marketing digital, não sabe se pode ou se vale…
Quer fazer anúncios, mas não sabe como atingir o público certo nas campanhas da empresa?…
O que é marketing humanizado? Venha descobrir seus benefícios e por que a produção feita…
No artigo, a Agência Trii te mostra a importância do marketing de posicionamento para pequenas…
Quer começar bem o ano? Então, comece desacreditando nestas 7 mentiras sobre SEO, que a…
Já ouviu falar na sigla NEEATT? No artigo, a Agência Trii explica para você. Confira…