Por Agência Trii
27 de junho de 2024

Escrever textos persuasivos que convencem o usuário a praticar uma ação, como comprar um produto/serviço, se inscrever em uma newsletter ou acessar uma página. Essa é a função do copywriter, ou seja, o responsável pelo copywriting no marketing digital. Essa é uma definição básica de um modelo muito mais profundo de escrita, e que envolve até mesmo psicologia para se basear, acredita?

Neste artigo, a Agência Trii explica mais sobre o assunto. Vamos explorar desde o que é o copy e importância até algumas dicas de como fazer. Saiba mais sobre o copywriting no marketing digital!

O que é copywriting no marketing digital

Quando falamos do copywriting no marketing digital, nos referimos a prática de criar textos persuasivos e envolventes com o objetivo de promover produtos, serviços ou marcas e gerar ações específicas do público-alvo. O copy, para os íntimos, pode ser utilizado desde os anúncios, passando pelo e-mail marketing e finalizando em um post de blog completo.

Esse processo envolve a combinação de técnicas de escrita criativa com estratégias de marketing. No entanto, é extremamente necessário utilizar uma linguagem clara, direta e atraente para captar a atenção dos consumidores, transmitir informações e estimular respostas que impulsionem as conversões e o engajamento online.

Ou seja, resumindo, é a produção de textos que têm como objetivo guiar sua audiência na tomada de uma decisão.

Qual é a atuação do copywriting no marketing digital?

Se engana quem pensa que as estratégias de copywriting no marketing digital ficam restritas a apenas uma área. Na verdade, o copywriting pode ser utilizado em qualquer lugar, desde que seja bem feito. Pode incluir desde a criação de textos para sites, blogs e e-mails, até redes sociais, anúncios pagos, landing pages e scripts de vídeo para atrair, engajar e converter leads.

Com o passar dos anos, o crescimento do marketing digital e do inbound marketing, foi possível perceber que o que atrai o usuário não é só uma boa propaganda. Mas, o que chama a atenção desse possível cliente são informações claras sobre o produto/serviço, e que agreguem valor ao negócio em questão. Ou seja, saber que ele pode resolver um problema.

Importância

Em geral, a aplicação do copywriting se torna essencial em qualquer negócio ou marca, pois:

  • aumenta as conversões;
  • fortalece a marca, mantendo uma identidade forte;
  • melhora o SEO do site, aumentando a visibilidade orgânica;
  • engaja o público, aumentando o tempo de permanência e, consequentemente, a probabilidade de interação com a marca;
  • comunica claramente os benefícios e o valor dos produtos ou serviços.

Como pode ser utilizado?

Para utilizar o copywriting no marketing digital com qualidade, de forma que gere resultados e conversão, é necessário ficar atento a algumas técnicas. Elas são essenciais nessa estratégia, para funcionar de verdade. A seguir, deixamos algumas dicas. 

Saiba quem é o seu público-alvo

Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Por isso, busque saber, mais ou menos, as características como idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outro tipo de informação que possa influenciar uma tomada de decisão. Compreender as características, necessidades, desejos e comportamentos permite criar mensagens mais eficazes e personalizadas, melhorando o impacto das suas campanhas.

Entenda a dor do usuário

Parece missão para psicólogo, não é mesmo? Mas não é! Sempre que você pesquisa algo na internet, está buscando resolver um problema. Esse problema pode ser econômico, como ganhar mais dinheiro; pode ser uma necessidade, como adquirir um produto ou serviço, e por aí vai. Ou seja, problemas envolvem dores e são essas dores que você deve resolver. Mas, como? Veja:

  • entendendo quem é seu usuário, do que ele gosta, o que o motiva;
  • adaptando sua linguagem para o seu tipo de público;
  • oferecendo soluções completas e agregando valor;
  • utilizando gatilhos mentais.

Estabeleça o tom e a linguagem certos

Estabelecer o tom e a linguagem certos é crucial para criar uma comunicação eficaz e autêntica. Assim, você compreende de que forma vai abordar um assunto. Depois de definir a persona e suas dores, você já terá facilitado essa tarefa. Adaptar essas características ao perfil do público-alvo assegura que a mensagem ressoe com seus valores e expectativas, aumentando a conexão emocional e a receptividade. 

Atinja as emoções!

O consumidor pode fazer uma compra por impulso ou por necessidade. Nos dois casos, o que faz a diferença na hora da tomada de decisão são os gatilhos mentais utilizados da forma correta. Trata-se de estímulos que influenciam diretamente na tomada de decisão. Saber como aguçá-los é uma ótima ferramenta de persuasão. Alguns tipos são:

  • urgência: faça o consumidor entender que ele precisa praticar aquela ação agora! Use e abuse de verbos no imperativo;
  • exclusividade: todo cliente gosta de se sentir único. Portanto, quando você fala que um produto ou serviço é feito para ele, as chances de conversão são grandes;
  • reciprocidade: se você deseja que o consumidor faça algo por você, entregue algo pra ele. Se você quer uma compra, ofereça um benefício;
  • prova social: depoimentos e cases de sucesso que comprovam que tudo que você está prometendo é real e gera resultado;
  • autoridade: quando uma pessoa julga outra como “superior”, ou seja, uma autoridade em um determinado assunto, ela vai acreditar que se aquele ser está dizendo que algo é bom, é verdade. Os digital influencers são uma ótima estratégia;
  • escassez: possibilidade de perder algo que queremos muito. E se eu não comprar agora e acabar? Essa é a ideia!

Aposte em verbos de ação

Apostar em verbos de ação é uma estratégia poderosa no copywriting para engajar e motivar o público. Eles são dinâmicos e diretos, incitando os leitores a tomar medidas concretas e imediatas. Eles ajudam a criar um senso de urgência e clareza, tornando as chamadas para ação (CTAs) mais eficazes. Essa abordagem melhora o engajamento com a marca. 

Conte histórias

Contar histórias, ou storytelling, é uma técnica poderosa no marketing que envolve a criação de narrativas envolventes para se conectar com o público. As histórias tornam as mensagens mais memoráveis e significativas. Assim, os consumidores se identificam com a marca de maneira mais profunda. Essa abordagem transforma informações em experiências. Aumenta o engajamento e a lealdade à marca.

Quer saber mais sobre copywriting no marketing digital?

Caso você esteja se perguntando… sim, este artigo utilizou técnicas de copywriting no marketing digital em sua escrita! No Blog da Trii, especialista em marketing digital em São Paulo e no Rio de Janeiro, você encontra mais artigos sobre este tema, e outros textos que podem ajudar com as suas estratégias para alcançar e converter novos clientes. Acesse agora e entenda melhor como atingir o seu público-alvo de forma eficaz!

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Artigo original publicado em 02/09/2020. Atualizado em 24/07/2024.