Tipos de correspondência de palavra-chave no Google Ads

O Google Ads, anteriormente conhecido por AdWords, é uma excelente plataforma de anúncios digitais. Podendo ser utilizado desde as funções mais básicas às mais complexas, atrai muita visibilidade. Porém, assim como em toda boa estratégia, é preciso levantar preocupações que ditam o sucesso – ou não – da campanha. Entende-se, então, a importância de elevar sempre os objetivos e a correspondência de palavra-chave. Conheça melhor a modalidade na íntegra ao longo deste artigo.

Correspondência de palavra-chave: você sabe o que é?

Correspondência de palavra-chave está diretamente inserida no processo de compra de um anúncio no Google Ads. É preciso escolher e aplicar palavras-chave que acionem a campanha a partir de pesquisas dos usuários. Entretanto, o Google, com sua inteligência, analisa e interpreta essa utilização de palavras-chave. O objetivo é impedir que anúncios sejam acionados por palavras sem ligação. O Google executa o trabalho a partir das correspondências: ampla, de frase, exata e negativa. Entenda, a seguir.

Funcionamento

Esses tipos de correspondência de palavra-chave ditam a forma de exibição de cada anúncio.

  • Correspondência ampla: é o padrão aplicado em todas as palavras-chave criadas. Também não apresenta sinal. Com isso, o anúncio fica exposto às pesquisas relacionadas, sinônimos e outras variações mais relevantes. Se a palavra é roupas masculinas, o anúncio pode aparecer em pesquisas para “roupas de frio masculinas”. Todavia, não aparece em “roupas de frio femininas”;
  • correspondência exata: os colchetes simbolizam o símbolo desta correspondência de palavra-chave. O anúncio é acionado unicamente da forma escolhida, excluindo sinônimos e variações. Por exemplo: [sapatos femininos] pode aparecer unicamente em pesquisas para “sapatos femininos”. Sem acréscimos como “onde encontrar sapatos femininos”;
  • correspondência negativa: o objetivo é excluir o termo da pesquisa e o símbolo é o sinal negativo. É a forma de proibir que anúncios sejam exibidos para pesquisas relacionadas a uma palavra específica. Se o termo for -femininos, o anúncio não será acionado para “onde encontrar sapatos femininos”, por exemplo;
  • correspondência de frase: simbolizada pelas aspas. A palavra escolhida pode ter termos inseridos antes ou depois, nunca no meio. “Sapatos femininos” aciona o anúncio quando a pesquisa é “como achar sapatos femininos”. Porém, não funcionaria em uma pesquisa do tipo: “quanto custa sapatos masculinos e femininos?”.

Como utilizar corretamente?

Cada correspondência de palavra-chave proporciona um custo diferenciado para o anúncio. Com exceção, é claro, da negativa, que permite não gastar com termos que não fazem ligação com a campanha. Ou seja, sem grandes chances de conversão. Porém, é preciso atentar-se aos outros tipos e quais são os reais objetivos. O preço e volume de cada conversão recebem influências significativas das outras correspondências.

Primeiramente, deixe a campanha no ar com a correspondência de palavra-chave padronizada, a ampla. Com dados devidamente coletados, torna-se mais eficiente o estudo de desempenho de cada palavra-chave. A partir daí, avalia-se a possibilidade de alternar para outra correspondência de palavra-chave ou não. O Google Ads oferece ferramentas essenciais para criação e análise de campanhas.

Soluções em marketing digital

Na busca por estratégias de marketing digital que alavanquem sua empresa no âmbito que mais cresce, o digital, é necessário contar com quem entende do assunto. Todos os tópicos levantados sobre correspondência de palavra-chave neste artigo, e muitos outros, fazem parte do conjunto de habilidades dos profissionais da Agência Trii. Somos uma agência de marketing digital com soluções ideias para você. Em nosso blog, confira artigos exclusivos sobre marketing nas redes sociais, otimização de conversão e técnicas de SEO que podem lhe ajudar.

A Trii é especialista em gerenciamento de google ads e gestão de google ads. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos agir para atrair bons resultados digitais para o seu negócio.

Compartilhe

Artigos recentes

Como melhorar o SEO do meu site? Conheça boas práticas!

Otimização é a chave para um bom ranqueamento no Google. Se você tem se perguntado:…

3 dias atrás

Como fazer minha empresa aparecer no Google?

Não para de pensar em "como fazer minha empresa aparecer no Google"? Leia esse artigo…

1 mês atrás

Anúncio no Google Ads: descubra os motivos para investir!

Já pensou em fazer anúncio no Google Ads para sua marca ou empresa? No artigo,…

2 meses atrás

Otimização para motores de busca para sites: o que é e importância

Sabe como a otimização para motores de busca pode ajudar no ranqueamento do seu site?…

3 meses atrás

Saiba a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social!

Você sabe qual é a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social?…

4 meses atrás

SEO orgânico, você sabe o que é? Veja como vender com a estratégia

No artigo, a Trii te explica o que é SEO orgânico. Leia e saiba como…

5 meses atrás