Por Agência Trii
04 de abril de 2019

Hoje, não basta apenas criar uma página no Facebook para estar presente no ambiente digital. As empresas devem entregar conteúdo relevante com a linguagem ideal para o seu público-alvo. Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo, e faz toda a diferença no momento de engajar o usuário e potencializar sua rede de clientes. Dentro desse cenário, há dois canais bem conhecidos: marketing nas redes sociais e no blog.

Quer saber qual investimento é o mais adequado para o seu negócio? Continue lendo este artigo da Agência Trii! Explicaremos melhor sobre cada uma das estratégias, listando os pontos fortes de cada uma.

Marketing nas redes sociais

investir no marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais utiliza todos os canais de comunicação online para gerar compartilhamento de conteúdo, engajamento e interações. As plataformas mais populares são Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Youtube e Pinterest. Como cada rede social possui suas limitações e uma forma distinta de se comunicar, é necessário personalizar o conteúdo para cada uma delas. Os padrões de formato, tamanho e forma de apresentação devem ser respeitados.

No caso das redes sociais, o centro da gravidade é o uso da plataforma em si. Ou seja, o foco principal da atividade se concentra na própria utilização do canal. Geralmente, o objetivo aqui é direcionado para posicionamento de marca e criação de audiência. Uma boa estratégia nas redes sociais une produção de conteúdos bem específicos, presença constante e inovação para seu público-alvo.

Por que investir nas redes sociais?

Há diversos pontos positivos que induzem à utilização do marketing nas redes sociais. O primeiro deles é seu efeito viral. A grande audiência das plataformas aliada à facilidade de espalhar conteúdo pode gerar a viralização da sua ideia — o que é quase impossível apenas com as postagens do blog.

A capacidade de segmentar o público-alvo do seu negócio é uma ótima vantagem, já que as redes sociais permitem essa configuração nas publicações. Uma ótima ideia é impulsionar conteúdos com alto valor estratégico por meio de uma campanha paga. Desse modo, é possível atingir somente as pessoas certas na sua estratégia, gerando valor e benefícios para elas.

A versatilidade é um dos pontos-chave no marketing nas redes sociais. Por meio delas, é possível oferecer soluções distintas, como distribuição de conteúdo e comunicação direta com o cliente. Por exemplo: conversas pessoais por meio do chat, venda direta, assistência ao consumidor, suporte pós-venda, etc.

Conteúdo no blog

conteúdo ou marketing nas redes sociais

O blog é o espaço próprio da empresa. Ou seja, é o único lugar onde possui total autoridade para criar seus conteúdos como quiser. Os padrões editoriais da marca, como tamanho, formato, apresentação e layout, são definidos de acordo com sua identidade visual. Esse canal tem como objetivo gerar demanda e criar um funil de vendas, além de nutrir os leads mais qualificados.

Diferentemente do marketing nas redes sociais, o blog tem como foco a produção de conteúdo para um site exclusivo da sua empresa. Logo, as publicações devem conter informações relevantes para seu público-alvo, levando em consideração a persona e sua jornada de compra. Uma ótima estratégia é criar artigos que resolvam os problemas da sua persona com um conteúdo personalizado para o estágio do funil que ela se encontra.

Aqui, o centro das atenções deve ser seu cliente, e não seu produto! No entanto, é permitido mencionar o produto em alguns casos — por exemplo, quando ele for a solução para um problema exposto à sua audiência. Vale ressaltar que um bom gerenciamento de blog combina dois fatores: criação de material rico e estratégias de SEO. Afinal, sem otimização junto aos motores de busca é impossível que seu blog seja encontrado.

Por que investir em blogs?

O marketing de conteúdo em blogs possui menos concorrência em relação à estratégia de marketing nas redes sociais. Dentro do seu site é mais fácil prender a atenção do público do que em um feed de notícias, por exemplo. Lembre-se: seu site é seu terreno!

Partindo da mesma premissa, podemos destacar a liberdade de criação para todos os aspectos necessários, como escrita, layout, horários, tamanho, conteúdo, etc. Em seguida, teste a reação do público e identifique os pontos de sucesso e os de fracasso. Caso seja necessário, é possível mudar o modelo do site — o que não é permitido nas redes sociais.

Outro benefício é a segurança que o blog dispõe quanto à publicação e apresentação de conteúdo. As redes sociais podem alterar sua política de uso do site de repente, comprometendo o rendimento do seu sucesso na internet. Isso é algo muito mais difícil de acontecer no seu blog! Mesmo que o Google mude os algoritmos, é viável ter outras fontes de tráfego para não sofrer com quedas bruscas no ranking.

Afinal, qual estratégia escolher?

optando por marketing nas redes sociais

As duas formas de marketing têm como objetivo gerar valor, fortalecer a marca e captar leads e vendas. Por isso, para ter sucesso no meio digital, o ideal é aliar ambas as estratégias: marketing nas redes sociais e blog. A forma mais assertiva de pôr isso em prática é alimentar seu blog e complementar o alcance do conteúdo com as redes sociais. Inclusive, utilize as plataformas como fonte de interação com seu público, divulgação do seu terreno e geração de tráfego.

Com as interações obtidas a partir da junção das táticas, é possível analisar o que pode ser melhorado. Em seguida, aplique a mensuração dos resultados e aperfeiçoe o conteúdo. É válido ressaltar que ambas as estratégias necessitam de planejamento e objetivos bem definidos para que possam gerar resultados positivos.

Gestão de blogs e redes sociais

Viu como o marketing nas redes sociais e no blog é importante para o sucesso do seu negócio? Então, não perca tempo! Implante essas estratégias agora mesmo com a ajuda da Agência Trii, agência de marketing digital com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nosso trabalho é criar todo um planejamento de marketing digital para alavancar o negócio de pequenas e médias empresas. Atuamos com gestão de redes sociais, gestão de blog, gerenciamento de links patrocinados, gestão de google ads, SEO, desenvolvimento de sites e muito mais. Entre em contato conosco e agende um encontro!