No dia 12 de junho comemora-se o dia dos namorados no Brasil. A data é marcada por declarações, demonstrações de afeto e, principalmente, troca de presentes. Em vista disso, separamos este artigo para tratarmos a respeito do dia dos namorados 2021. Quais são as expectativas do mercado? Quais dados nos levam a crer que pode existir aumento no faturamento neste ano? Aqui, iremos te responder! E mais: no fim, separamos algumas dicas, daquele jeitinho que a Trii gosta de fazer, para que sua performance seja a melhor dentre seus concorrentes! Curtiu? Confira!
Relembrar as considerações históricas desta data comemorativa é fundamental para que você saiba como explorá-la.
Enquanto a Europa e os Estados Unidos comemoram o ‘’Valentine’s Day” (Dia de São Valentim) em 14 de fevereiro, no Brasil celebramos o data dos casais no dia 12 de junho desde 1948. Quer saber o motivo? O comércio! Isso mesmo, você não leu errado.
João Doria, pai do atual governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr., inventou a data com o objetivo de aumentar o volume de vendas. Em princípio, a inspiração para a criação da data foi baseada no dia das mães. No entanto, o mês de junho foi escolhido por conta da comemoração do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.
Como você pode notar, a manutenção da celebração do dia dos namorados desde 1948 ocorreu em função do atingimento do objetivo principal: aumento nas vendas. Contudo, desde de 2014 até 2017, o cenário não era bom, visto que a data apresentava queda nas vendas. A recuperação, portanto, foi iniciada em 2018.
De acordo com dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas parceladas apresentaram um crescimento de 1,63% em 2018. Na época, essa expansão representou uma leve recuperação do comércio quando comparada ao período anterior.
Já em 2019, as vendas foram consideradas fracas. O aumento foi de apenas 1,4% em relação a 2018, segundo dados do Boa Vista SCPC. Por conta disso, foram mantidas abaixo das expectativas. Contudo, o comércio eletrônico obteve um faturamento 24% maior do que em 2018. Iniciamos nossas expectativas para o dia dos namorados 2021 a partir desse ponto positivo para o on-line.
A OMS declarou a pandemia da Covid-19 em março de 2020. Essa informação já “balançou” as expectativas de vendas para o ano em todas as datas. O sindicato varejista do Distrito Federal chegou a afirmar para o Correio Braziliense que as vendas no dia dos namorados não passariam de R$90 milhões.
Diante disso, registramos ponto positivo para o comércio on-line, mais uma vez. Em função do isolamento social, os consumidores optaram por comprar pelo e-commerce. Assim, não deixaram de garantir o presente da pessoa amada. Com isso, o faturamento do e-commerce em meio à pandemia foi dobrado, houve aumento de 117%.
Em função da manutenção da pandemia e com os recentes decretos que determinaram medidas de contenção contra o novo coronavírus em diferentes estados do Brasil, a perspectiva do dia dos namorados em 2021 é semelhante ao cenário de 2020.
Neste sentido, o comércio estima um crescimento de 2,5% nas vendas no dia dos namorados 2021. Esse número é equivale a uma movimentação que gira em torno de R$ 1,65 bilhão, com a taxa de inflação já descontada.
Pensou que a gente tinha esquecido de apontar como é possível usar as datas comemorativas nas suas ações? Na sequência, listamos o que sua empresa pode fazer para engajar os clientes e vender muito mais no dia dos namorados 2021!
Quem não gosta de um presente extra, não é verdade? Então, uma ótima ideia é oferecer brindes! Essa opção, além de agradar o cliente, ajuda a aumentar seu ticket médio neste período.
Caprichar no presente representa preço alto em alguns casos. Por isso, ofereça mais alternativas de parcelamento. Ah! Não se esqueça: nada de juros.
Alguns itens para casais, a exemplo de canecas, são complementares. Desse modo, quando o segundo sai com 50% de desconto, saiba que isso é um fator muito motivador para compra!
O desconto surpresa pode ser usado como forma de fidelizar clientes antigos ou atrair novos. Você pode sortear cupons, por exemplo, que a pessoa possa usar em até 10 dias. Aqui, o que mais vale é a criatividade!
Os descontos relâmpagos podem ser feitos no seu site ou na sua loja física. Veja em qual hora existe mais fluxo de compradores e determine um prazo para a queda do preço de alguns produtos. Quem aproveitar vai querer voltar, pode ter certeza!
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