Existem vários índices de desempenho que precisam ser pensados e avaliados durante a execução do planejamento de marketing digital. Entre eles estão os KPIs e métricas. Apesar de serem essenciais, esses dois termos podem gerar muitas dúvidas por estarem bastante relacionados. Por conta disso, muitas vezes, acabam não sendo bem interpretados. Assim, saiba que a falta de compreensão deles prejudica futuros planejamentos e ações. Continue lendo este artigo que a Trii preparou para lhe ajudar!
Primeiramente, falaremos das métricas para que a compreensão fique mais fácil!
De uma forma simples de falar, as métricas são as informações de uma ação. Elas monitoram o comportamento do usuário dentro do site, blog ou loja. Apresentam, assim, os dados que formam a base da análise de performance. Dessa forma, por meio do resultado delas é possível verificar a necessidade de modificar ou não o planejamento feito.
Assim, as métricas aparecem nas seguintes opções:
À vista disso, as métricas são comumente observadas pelos profissionais que trabalham com Google Analytics e Google Ads, ferramentas que ajudam análise de resultados no digital.
Key Performance Indicator ou KPI é o nome dado aos indicadores-chave de desempenho. Este índice é gerado a partir das métricas por meio de cálculos que o Google Analytics gera. Desta forma, o KPI aponta os resultados que foram obtidos de acordo com o que foi previamente estabelecido.
Podemos encontrar esse indicador nas seguintes categorias:
Além do marketing digital, o KPI pode ser aplicado em algumas áreas da empresa, como:
Portanto, a principal diferença entre KPIs e métricas está em quando devem ser definidos e planejados. Sendo assim, o primeiro está relacionado com o desempenho do negócio e com os resultados. Já o segundo índice está voltado para os objetivos das campanhas e o comportamento dos usuários.
Apesar de serem diferentes, o KPIs e métricas estão relacionados entre si e são codependentes. Ou seja, um precisa do outro para existir. Portanto, são essenciais para que um bom plano de marketing funcione como esperado. Por isso, saber interpretá-los corretamente é tão importante.
Conheça a Trii! Nós somos uma agência de marketing digital e estão sempre atentos ao desempenhos dos KPIs e métricas dos nossos clientes. Os nosso profissionais estão sempre atentos, além de muito bem formados para interpretar estes índices de maneira correta. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!
Gostou do nosso conteúdo? Então, confira mais algumas dicas para o seu negócio que separamos:
Não para de pensar em "como fazer minha empresa aparecer no Google"? Leia esse artigo…
Já pensou em fazer anúncio no Google Ads para sua marca ou empresa? No artigo,…
Sabe como a otimização para motores de busca pode ajudar no ranqueamento do seu site?…
Você sabe qual é a diferença de consultoria em redes sociais e serviço de social?…
No artigo, a Trii te explica o que é SEO orgânico. Leia e saiba como…
Você sabe como um especialista SEO pode ajudar a vender mais e aumentar o seu…