Por Agência Trii
04 de março de 2021

Você já percebeu como cantores, atores ou influencers digitais usam e abusam do marketing quando querem ingressar em um projeto novo? É válido examinar essas campanhas com um olhar crítico e se inspirar para aplicá-las na sua marca! Pensando nisso, a Agência Trii preparou um artigo sobre estratégias de marketing dos artistas com estudos de cases bastante famosos. Vale a pena conferir!

Afinal, quais são as estratégias de marketing dos artistas?

Vamos aproveitar que estamos na época do reality show Big Brother Brasil (BBB) para fazer uma análise das estratégias de marketing dos artistas. Afinal, o programa movimenta todos os dias os Trending Topics do Twitter. E os participantes que obtiveram mais destaque tiveram ajuda do marketing digital. Veja como!

Case: Manu Gavassi

A atriz e cantora Manu Gavassi participou da edição de 2020 do programa e reinventou completamente a sua carreira. A artista utilizou recursos transmídia e branding na sua comunicação.

branding é um exemplo de estratégias de marketing dos artistas

Manu Gavassi bombou na web ao deixar VTs e webséries prontas para cada acontecimento dentro do reality. Por exemplo: se ganhasse o líder ou anjo, caso fosse emparedada ou imunizada, entre outras situações.

Além disso, a equipe de marketing da Manu publicava os vídeos com a mesma roupa, acessórios e maquiagem que a cantora utilizava dentro do reality em determinado dia. Quer exemplo de transmídia mais certeiro que esse?

O storytelling também foi uma das estratégias de marketings dos artistas utilizada pela cantora. Com essa técnica, ela pôde contar histórias e ainda sim prender a atenção do público. Por exemplo, o seu primeiro vídeo de apresentação dividiu opiniões: Manu Gavassi foi genial nas propostas ou se tratava de um personagem criado apenas para ganhar repercussão no reality?

O que importa é que antes de entrar no Big Brother, Manu Gavassi tinha 4,4 milhões de seguidores no instagram, e hoje já ultrapassa os 15 milhões.

Case: Bianca Andrade – Boca Rosa

A influencer digital Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, também utilizou das estratégias de marketing dos artistas. Assim como Manu Gavassi, Bianca Andrade também utilizou recursos transmídia durante a sua permanência no reality. Juntamente com sua equipe e marcas parceiras, Boca Rosa deixou preparado um acervo de fotos com looks de marcas de grife que usaria nas entradas ao vivo do programa.

Além disso, a influencer lançou uma linha de maquiagem com a marca Payot enquanto estava confinada. Ademais, ela provou a qualidade e durabilidade dos seus produtos usando-os no dia a dia, enquanto esteve na casa. Sendo assim, mesmo com a eliminação precoce de Bianca, as vendas da sua linha de maquiagem aumentaram 3 vezes mais após a sua participação no reality.

Case: Carla Diaz

A atriz Carla Diaz foi convidada para ser umas das participantes da edição do BBB 21. Podemos dizer que a atriz também usou as estratégias de marketing dos artistas como oportunidade dentro do reality.

Carla também utilizou a arte do storytelling para seu vídeo de apresentação. Pelo fato de ser atriz, ela relembrou três dos seus personagens mais notáveis: Maria de “Chiquititas”, Khadija de “O Clone” e Karine de “A Força do Querer”. No IGTV do instagram da atriz, os personagens a incentivam a participar do reality.

descubra as estratégias de marketing dos artistas

Case: Viih Tube

A Viih Tube também é uma das participantes da atual edição do BBB 21. Atriz, influencer digital e youtuber, ela está na internet desde os seus 13 anos e já acumula polêmicas.

A primeira delas foi quando tinha 16 anos — a influencer aparece cuspindo na boca de seu gato de estimação. Tal atitude gerou muita revolta em todos os internautas.

Já sabendo que essa polêmica voltaria à tona durante o reality, Viih Tube também utilizou das estratégias de marketing dos artistas para se desculpar com o público.

A youtuber postou um IGTV  em que se mostra arrependida de suas atitudes. No marketing, essa técnica anda lado a lado com o posicionamento da marca juntamente com assessores de imprensa diante de situações desagradáveis.

Além disso, a artista e sua equipe também deixaram vídeos prontos para cada episódio que acontece na casa mais vigiada do Brasil.

Conte com as estratégias de marketing digital da Trii!

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