Por Agência Trii
30 de Maio de 2022

As estratégias digitais são ótimas aliadas para melhorarem as vendas e o seu faturamento. Mas, quando falamos em marketing digital, as campanhas têm destaque especial. Seja no Google ou nas redes sociais, elas podem te ajudar a dar ainda mais visibilidade para seu produto/serviço. Pensando nisso, a Trii trouxe, no artigo de hoje, mais sobre o Facebook ADS e as novidades dos últimos meses que podem impactar diretamente no seu negócio. Leia nosso texto e descubra quais são elas!

O que é Facebook ADS?

Assim como o Google Ads faz anúncios em sites parceiros, o Facebook ADS é o sistema de anúncios remunerados do Facebook. Utilizando a plataforma, você pode fazer anúncios para públicos segmentados usando dados como localização, interesses e idades, por exemplo, a seu favor. 

Na plataforma você também pode mensurar resultados e entender o que funciona e o que não dá certo para o seu tipo de negócio. Ele é mais simples do que você imagina e pode ajudar a aumentar suas vendas em até 90%. 

Como a plataforma é inteligente, você pode ainda testar diferentes tipos de anúncios. Ele vai mostrar as duas artes, por exemplo para uma amostra do seu público. Se uma delas não tiver o desempenho esperado, ela pode redistribuir sua verba otimizando e focando apenas no criativo que chamou mais a atenção. 

Novidades dos últimos meses

1- Orientação para fadiga do criativo

O recurso da “fadiga” está disponível apenas para conjuntos de anúncios com um criativo. Há exceções apenas para aqueles com anúncios ou criativos dinâmicos ou ainda com campanhas de aplicativo Advantage+

Na prática, a fadiga ocorre quando um determinado público-alvo viu o mesmo criativo muitas vezes. Assim, as pessoas tendem a interagir menos com a peça. O resultado é um custo por resultado mais alto. Dessa forma, se torna essencial identificar e “consertar”. Então, vamos aos passos:

  • Para identificar a fadiga do criativo antes da campanha ativa: se a plataforma prever que a fadiga do criativo pode ocorrer nos primeiros sete dias da sua campanha, ela enviará uma mensagem antes mesmo que você possa publicar o seu anúncio.
  • Depois da campanha ativa: se o Facebook ADS entender que o público-alvo viu o mesmo anúncio muitas vezes, você terá a mensagem de “Criativo limitado” ou “Fadiga do criativo” no status da coluna Veiculação do seu conjunto de anúncios ou anúncio. 

E o mais legal é que para isso acontecer o gerenciador vai levar em conta o custo por resultado do anúncio. Ou seja, quando o custo for maior que anúncios já publicados anteriormente, mas menos do dobro, você verá um status de Criativo limitado. Quando o custo por resultado é maior ou igual ao dobro dos anúncios que veiculou anteriormente, você verá um status de Fadiga do criativo.

E depois disso, o que fazer então? Se você percebeu que o seu anúncio está com fadiga, você pode: 

  • criar outro anúncio – de preferência com uma nova imagem;
  • expandir o seu público – assim você pode alcançar pessoas que ainda não viram muito o seu anúncio;
  • testar experiências dinâmicas – elas criam automaticamente variações do seu anúncio usando uma única imagem. 

2- Meta Business Suite

O gerenciador de anúncios que todo mundo conhece mudou. Agora ele é o Meta Business Suite. Antes, quando uma pessoa acessava o business.facebook.com, ela era direcionada para o gerenciador de anúncios. Hoje, a mudança leva para o novo layout do Meta Business Suite. 

Sendo assim, nas contas já atualizadas, para chegar no gerenciador de anúncios é preciso seguir o caminho: Configurações > Configurações do negócio. A partir daí, temos o layout já conhecido do antigo gerenciador. 

3- Anúncios que abrem um bate-papo no WhatsApp

A última novidade que vamos apresentar sobre o Facebook ADS é que em breve vão ter formas mais fáceis de criar anúncios que abrem um bate-papo no WhatsApp. Atualmente, as pessoas preferem se comunicar com as empresas do mesmo jeito que falam com seus amigos e familiares: por mensagens instantâneas. Por isso, os anúncios que abrem um bate-papo no maior app de mensagens do Brasil podem facilitar a conversão de leads em clientes. A novidade foi a última que saiu (apresentada em maio de 2022) e tudo indica que em poucos meses as pequenas empresas poderão buscar novos clientes e crescer mais depressa com o WhatsApp Business.

Além disso, ainda vão ter mais dois novos recursos dentro da plataforma do Meta Business Suite, tópico que explicamos acima. São elas:

  • WhatsApp na Caixa de Entrada – além de ter as mensagens trocadas no Facebook Messenger e no Instagram Direct, agora, o WhatsApp também será levado para a Caixa de Entrada. Isso permitirá uma comunicação mais centralizada economizando tempo e aumentando a produtividade. 
  • Mensagens de marketing no Meta Business Suite – as empresas poderão enviar campanhas de mensagem promocional por meio do Messenger para clientes que ativarem a opção. Com esse recurso, as pequenas e médias empresas terão uma nova ferramenta para impulsionar as vendas. Essa estratégia pode servir ainda para garantir a fidelidade dos clientes pelo Meta Business Suite.

Acreditamos que em breve, o layout antigo não será mais usado e tudo será parte do conglomerado Meta Business Suite. Se você ainda não está familiarizado com esse “grupo”, te explicamos resumidamente. É uma ferramenta gratuita que reúne os recursos do Facebook, do Instagram e de mensagens em um único lugar. Os desenvolvedores acreditam que com ela, será possível alcançar resultados melhores de negócios.

Conte com uma empresa experiente! Conte com a Trii!

Agora que você já sabe as principais novidades do Facebook ADS, que tal implantar as ideias em seu negócio? Chame quem entende do assunto! Procure uma agência que tenha o selo Google Partner Premier

A Trii é uma agência de marketing digital. Contamos com uma equipe completa e pronta para te ajudar. Se você precisa de auxílio com anúncios do Google, ou no Facebook, podemos te ajudar. Entre em contato e conte com os melhores!