Categorias: Marketing digital

Funil de vendas: o que é, como funciona e porque utilizar

Analisar a jornada do consumidor é primordial para criar ações de marketing digital mais assertivas. Dentro do cenário mercadológico, esse processo é chamado de funil de vendas. Seu principal objetivo é representar as etapas pelas quais o potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a marca até a compra em si. Neste artigo, a Trii explica o conceito, funcionamento e importância desse método. Confira!

Conhecendo o funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa o passo a passo dos potenciais clientes de uma determinada empresa. Em outras palavras, retrata a jornada do consumidor, do momento em que ele conhece a marca até efetuar a compra. É formado por um conjunto de etapas que auxiliam o gestor a conhecer o comportamento do público e identificar a melhor forma de se relacionar com ele.

O processo estratégico divide-se em uma estrutura básica com três estágios: fundo, meio e topo do funil. Veja melhor cada um deles, a seguir.

Topo do funil

O topo do funil de vendas tem como função atrair o possível cliente em seu primeiro contato com a marca. Nesse estágio, a pessoa não tem consciência do seu problema, ou seja, ainda não está buscando nenhum produto ou serviço. Para isso, é importante fazer com que o visitante descubra uma necessidade e tenha interesse para avançar em direção ao meio do funil.

Meio do funil

Este estágio é focado em conversão. Aqui, o futuro cliente reconhece seu problema, ou seja, já sabe o que procura e busca uma solução. Ele tem a intenção de comprar, mas ainda possui dúvidas sobre qual marca escolher. A função do marketing nesta etapa é criar um senso de urgência para induzir o lead ao próximo passo.

Fundo do funil

O fundo do funil é o momento em que a marca deve encantar o seu lead qualificado. O cliente faz comparações com outras empresas e escolhe a melhor alternativa. Em seguida, finaliza todo o processo com a conclusão da compra. Por isso, é importante mostrar todos os pontos positivos da marca para que o lead vire realmente um cliente.

Colocando as estratégias em prática

É válido salientar que cada estágio do funil de vendas requer abordagens diferentes e estratégias específicas. A segmentação adequada permite que os profissionais de marketing elaborem uma comunicação eficiente para cada fase e atinjam seus objetivos.

Veja um exemplo prático de estratégias utilizadas em cada estágio do funil:

  • topo do funil: nesta etapa, é importante que a marca esteja visível nos resultados dos mecanismos de busca. Isso se consegue com um planejamento de marketing digital e boas técnicas de SEO. Além disso, é preciso entregar conteúdo relevante para o usuário desconhecido, como artigos no blog falando sobre problemas frequentes encontrados na utilização de um produto, por exemplo;
  • meio do funil: após tomar consciência sobre o seu real problema, o usuário procura soluções. Por isso, devem ser preparados conteúdos focados em mostrar a melhor forma de consertar aquele defeito específico. É preciso suprir o lead com informações suficientes para amadurecer sua decisão de compra;
  • fundo do funil: neste estágio, concentram-se os esforços na elaboração de um conteúdo mais comercial. É interessante abordar benefícios da empresa e do produto/serviço, além de divulgar promoções. Ao tomar a decisão de compra escolhendo sua empresa, o cliente conclui o funil de vendas e torna-se cliente.

Entendendo a importância do funil

É muito importante conhecer a jornada de compra do cliente. Isso ajuda a empresa a descobrir os reais motivos que interferem na decisão do consumidor. Com um excelente mapeamento do passo a passo do usuário é possível traçar as estratégias certas para alcançar as metas. O funil de vendas permite que as áreas de marketing e venda trabalhem de forma alinhada, gerando mais eficiência na aquisição de clientes.

Uma boa segmentação de estágios permite que a empresa ofereça o que o cliente precisa no momento certo. Assim, diminui o ciclo de venda (tempo médio gasto para fechar a compra) e beneficia o processo de negociação com os prospects. Os investimentos são divididos da maneira certa e potencializados para otimização das vendas.

Não sabe como criar estratégias de marketing digital baseadas no funil de vendas? Conte com os serviços da Trii, agência de marketing digital completa com sede no RJ e SP. Nossa equipe de profissionais é especialista em criar conteúdos nas redes sociais e no blog para engajar o seu público do jeito certo! Possuímos anos de experiência e know-how em gerenciamento de links patrocinados, gestão de redes sociais, técnicas de SEO, desenvolvimento de sites e outras demandas de marketing digital. Agende já uma conversa conosco para entender como faremos sua empresa vender mais pela internet!

 

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