Analisar a jornada do consumidor é primordial para criar ações de marketing digital mais assertivas. Dentro do cenário mercadológico, esse processo é chamado de funil de vendas. Seu principal objetivo é representar as etapas pelas quais o potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a marca até a compra em si. Neste artigo, a Trii explica o conceito, funcionamento e importância desse método. Confira!
O funil de vendas é um modelo estratégico que representa o passo a passo dos potenciais clientes de uma determinada empresa. Em outras palavras, retrata a jornada do consumidor, do momento em que ele conhece a marca até efetuar a compra. É formado por um conjunto de etapas que auxiliam o gestor a conhecer o comportamento do público e identificar a melhor forma de se relacionar com ele.
O processo estratégico divide-se em uma estrutura básica com três estágios: fundo, meio e topo do funil. Veja melhor cada um deles, a seguir.
O topo do funil de vendas tem como função atrair o possível cliente em seu primeiro contato com a marca. Nesse estágio, a pessoa não tem consciência do seu problema, ou seja, ainda não está buscando nenhum produto ou serviço. Para isso, é importante fazer com que o visitante descubra uma necessidade e tenha interesse para avançar em direção ao meio do funil.
Este estágio é focado em conversão. Aqui, o futuro cliente reconhece seu problema, ou seja, já sabe o que procura e busca uma solução. Ele tem a intenção de comprar, mas ainda possui dúvidas sobre qual marca escolher. A função do marketing nesta etapa é criar um senso de urgência para induzir o lead ao próximo passo.
O fundo do funil é o momento em que a marca deve encantar o seu lead qualificado. O cliente faz comparações com outras empresas e escolhe a melhor alternativa. Em seguida, finaliza todo o processo com a conclusão da compra. Por isso, é importante mostrar todos os pontos positivos da marca para que o lead vire realmente um cliente.
É válido salientar que cada estágio do funil de vendas requer abordagens diferentes e estratégias específicas. A segmentação adequada permite que os profissionais de marketing elaborem uma comunicação eficiente para cada fase e atinjam seus objetivos.
Veja um exemplo prático de estratégias utilizadas em cada estágio do funil:
É muito importante conhecer a jornada de compra do cliente. Isso ajuda a empresa a descobrir os reais motivos que interferem na decisão do consumidor. Com um excelente mapeamento do passo a passo do usuário é possível traçar as estratégias certas para alcançar as metas. O funil de vendas permite que as áreas de marketing e venda trabalhem de forma alinhada, gerando mais eficiência na aquisição de clientes.
Uma boa segmentação de estágios permite que a empresa ofereça o que o cliente precisa no momento certo. Assim, diminui o ciclo de venda (tempo médio gasto para fechar a compra) e beneficia o processo de negociação com os prospects. Os investimentos são divididos da maneira certa e potencializados para otimização das vendas.
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