Já sentiu alguma emoção ao assistir um comercial de televisão? Caso sim, saiba que você já foi provocado por um dos gatilhos mentais existentes na estratégia de marketing. No geral, eles se apresentam como motivadores psicológicos que ativam o nível inconsciente do cérebro. Desse modo, conduzem às ações de escolha de forma ‘’automatizada’’. Continue a leitura para descobrir quais são os principais!
Prova social está em primeiro lugar dentre os gatilhos mentais que serão listados ao longo deste artigo.
Trata-se de uma estratégia onde a empresa usa artifícios com o propósito de mostrar para a persona que o produto ou serviço disponibilizado já foi validado. Por essa razão, a prova social se faz presente nos seguintes métodos:
– depoimentos;
– cartões;
– pesquisas de mercado;
– afirmação do número de clientes que testaram e aprovaram.
O objetivo deste gatilho mental, portanto, é gerar influência capaz de estimular a ação de compra.
Veja os exemplos:
– 90% de aprovação no serviço.
– 250.000 mil ativos em todo o Brasil.
Dentre os gatilhos mentais, o de autoridade é aplicado como estratégia com grande frequência. Bem semelhante à prova social, citada anteriormente, ele também comprova as boas características do produto ou serviço. No entanto, se destaca por fazer menção dessa comprovação por uma grande referência no mercado de atuação.
Assim, o objetivo da autoridade é assegurar que você conhece o potencial do produto e transfere essa responsabilidade para si ou outro indivíduo influente. O princípio básico, dessa forma, é a reputação.
Exemplos:
– Marca nº1 do mercado!
– Temos 25 anos de tradição.
O gatilho mental de escassez é muito utilizado no copy de vendas! Trata-se de um mecanismo onde a proposta tem um determinado tempo para encerrar. A promessa do conteúdo, desta maneira, deve ser cumprida para gerar credibilidade ao que foi dito e, também, às próximas ações.
Antes de tudo, observe que embora o gatilho mental da escassez seja forte, precisa ser usado com bom senso para evitar desgaste na comunicação.
Confira os exemplos que separamos:
– APENAS 18 unidade disponíveis no estoque.
– Acesso EXCLUSIVO para quem é convidado
O gatilho mental de reciprocidade busca gerar valor e estimular a retribuição do outro. Devido a isso, se tornou um dos gatilhos mentais mais importantes nas estratégias de marketing de conteúdo.
Vale destacar que a atenção deve ser voltada para a entrega de um valor que faça sentido para a persona. Fora disso, a estratégia perde o sentido e pode não exercer a proposta correta.
Confira os exemplos:
– Amostra grátis.
– Teste grátis por 30 dias!
– Já está saindo do nosso site? Leve esse e-book gratuito!
O storytelling é uma das técnicas do copywriting que consiste em contar histórias. Devido a isso, também está proposto como um dos gatilhos mentais, afinal faz parte da proposta de escrita persuasiva.
Essa abordagem busca atrair pessoas, conectar sentimentos e provocar sensações.
Gostou de conhecer mais sobre os gatilhos mentais? Fale com nosso time e venha conhecer nosso trabalho. Somos uma agência de marketing digital completa. Temos todas as soluções que você precisa para gerar mais vendas neste ano.
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