O futuro já chegou e é impossível imaginar fazer qualquer coisa sem tecnologia. E nesse contexto, o ChatGPT vem sendo considerado uma das mais disruptivas do mercado. Já são mais de 1 milhão de usuários no mundo todo. Quer entender o motivo e ainda saber como usar para beneficiar o seu negócio? Leia o artigo que a Trii preparou. No texto, explicamos todas as informações que você precisa saber para tirar proveito e entender, de uma vez por todas, o que é ChatGPT. Boa leitura!
Para início de conversa, vamos entender o que é o ChatGPT. Sua sigla significa Chat with Generative Pre-trained Transformer. Lançando no final de 2022, ele não passa de um chat, como o próprio nome já diz. Mas, além de ser gratuito, o grande diferencial que vem chamando a atenção de milhões de usuários é que ele usa inteligência artificial de uma forma melhorada. Nós já estamos acostumados a trabalhar com robôs, mas a proposta é ter realmente uma comunicação efetiva e inteligente.
A inteligência artificial do serviço é capaz de “imitar” diálogos reais e humanos. Dessa forma, o principal objetivo é levar interações mais envolventes e interessantes para os usuários. Em resumo, podemos dizer que ele mistura funcionalidades do Google e da Alexa de uma forma ainda mais eficiente.
No chat do Facebook, por exemplo, podemos programar mensagens pré-determinadas de acordo com o tipo de pergunta que um usuário faz para uma empresa. Mas, a verdade é que muitas pessoas reclamam que esse tipo de resposta nada resolve. Então, a promessa do ChatGPT é justamente resolver problemas e ser útil para o mundo.
Ele fornece respostas mais complexas para diferentes tipos de perguntas que você demoraria para achar no Google. Na prática, ele consegue resolver desde equações matemáticas, até códigos de softwares.
Colocando em exemplos, quando você pergunta ao ChatPGT o que é bitcoin ou taxa selic, ele vai te dar uma resposta clara e objetiva. Se ainda assim você não entender, ele continua dando informações como se fosse uma conversa com um especialista no assunto. Ele consegue responder perguntas inclusive comparativas como qual é a melhor opção: X ou Y dando embasamento e fatos de acordo com o tema abordado. Chega a ser um pouco assustador conversar com “ninguém” que pode falar sobre qualquer assunto, em qualquer idioma e te esclarecer dúvidas que você tinha de uma forma rápida e que funcione.
De uma forma geral, o robô de inteligência artificial cria respostas em conteúdos que estão disponíveis na internet, mas de uma forma mais clara e remodelando os algoritmos de machine learning. Ou seja, de acordo com a interação do usuário – uma conversa – ele vai refinando as informações.
De forma técnica, ele usa uma rede neural de aprendizado profundo (chamada Transformer). Com um banco de dados, a ferramenta consegue prever a próxima palavra seguindo uma sequência lógica. É importante citar que o chat não leva em conta apenas uma palavra-chave, mas todo o histórico da conversa. Em outras palavras, podemos dizer que quanto mais se perguntar, mais informações realistas você vai ter.
Por ser uma ferramenta relativamente nova e em testes, os benefícios ainda estão sendo entendidos. Mas, de uma forma geral, podemos citar os principais já conhecidos, como:
O ChatGPT pode ser usado para automatizar tarefas repetitivas e rotineiras dentro de uma empresa. Independente da área ou segmento de atuação, você pode poupar tempo e “mentes humanas” para tarefas mais complexas e que exijam estratégia. Imagine que você pode usar a tecnologia para ter suporte 24 horas ao cliente sem a necessidade de contratação extra de pessoal.
Outro setor que pode ser beneficiado é o comercial. Pense que sua equipe de vendas pode ganhar mais tempo e eficiência usando-o para escrever e-mails ou sugerir mensagens de campanhas para diferentes tipos de produtos e clientes. Unindo a rapidez da ferramenta com a inteligência real, é possível ter ótimos resultados.
O ChatGPT pode ajudar a achar erros de programação em seu trabalho e até no seu site. Um formulário de contato saiu do ar ou desconfigurou? Ele pode achar, em poucos minutos, a solução para fazer o ajuste.
Reunir ideias nem sempre é uma tarefa simples. Dessa forma, seu líder pode usá-lo para ter mais ideias para um projeto ou planejamento estratégico. Lembre que ao invés de perder tempo fazendo buscas na internet, você pode perguntar ao ChatGPT e acabar até com bloqueios criativos. Basta saber usar do jeito certo para melhorar seu dia a dia.
A tecnologia é uma ferramenta em potencial para qualquer pessoa que tenha um negócio, independente do nicho. De uma forma natural, ele consegue criar textos explicativos, tirar a dúvida do seu público sem precisar demandar equipes de gerenciamento por trás.
Imagine que você tem uma clínica e seus clientes sempre reclamam que os telefones estão ocupados ou que o WhatsApp demora muito para prestar um atendimento. Com o ChatPGT você terá uma ferramenta de atendimento ao público que resolve ambas as questões. Ele pode trocar a insatisfação de um cliente, para a recomendação.
Até agora você sabe que o ChatGPT pode ser de grande ajuda para o seu negócio, mas como tudo na vida, há o lado “ruim”. Na verdade, o que acontece é que algumas respostas podem ser desatualizadas já que a sua base de dados é de 2021.
Questões muito complexas ainda podem ficar sem respostas. Além disso, ele ainda não entende alguns trocadilhos e jogos de palavras. No geral, por ser uma tecnologia bem recente e experimental, tudo indica que esses fatores serão melhorados daqui para frente.
Outro ponto de atenção é que, como tudo na internet, podem haver informações não confiáveis ou tendenciosas. E o principal problema percebido até agora é a falta de fonte da informação. Quando sabemos de onde ela vem, temos mais parâmetros para avaliar a qualidade e veracidade da informação. Seguindo essa mesma lógica da fonte, também temos um impacto negativo na educação, ou seja, podemos ter mais casos de plágios em artigos acadêmicos.
Depois de entender um pouco mais sobre essa tecnologia que tanta gente está comentando, surge a dúvida: será que ela vai ser capaz de substituir o trabalho de uma agência digital? A resposta é não! Nossa coordenadora de Social, Amanda Pereira, explica melhor.
“O ChatGPT não vai substituir a agência, nem o trabalho de social, por exemplo, simplesmente porque apesar de inovadora, ainda é uma ferramenta limitada. Ela só foi atualizada com dados até 2021, logo tudo que aconteceu no mundo depois disso, ele não consegue te informar ou te informa erradamente.
Além disso, o ChatGPT informa bem sobre diversos assuntos, mas não tem criatividade sobre como utilizar essa informação com os melhores gatilhos de persuasão, tom de voz adequado para cada marca e público-alvo, sem gerar uma experiência personalizada. Por exemplo, pessoas completamente diferentes, se perguntarem sobre o mesmo assunto, terão a mesma resposta, mesmo tendo gostos e prioridades diferentes.”
De uma forma geral, o papel da agência é fazer o uso da ferramenta para otimizar o tempo e ter mais ideias para um determinado cliente. Assim, podemos unir forças com um único objetivo: aumentar as vendas para os clientes.
Nossa coordenadora completa: “O ChatGPT é uma ótima ferramenta para auxiliar a poupar tempo para se informar mais facilmente sobre determinado assunto, facilitando a criação de copys para as redes sociais, inclusive. Mas, sempre será necessário um profissional qualificado para poder apurar as informações que o chat informa. Precisamos verificar se estão realmente corretas e usar da melhor forma possível dentro da estratégia de marketing mais adequada para a empresa e público-alvo da marca.“
Outro ponto de atenção é que por mais esperto que ele seja, ele ainda não é capaz de criar estratégias de campanha. Quando falamos de campanhas, temos que ter em mente que a maior plataforma de anúncios, Google ADS está em constante mudança.
Todos os meses são feitas melhorias para ajudar a alavancar os anúncios, melhorar a usabilidade e, consequentemente, os resultados obtidos. Também estamos migrando para um mundo com maior preocupação com os dados e privacidade dos usuários. Não adianta criar uma copy boa por meio do ChatGPT, mas não ter uma forma de metrificar os resultados. A análise ainda é algo que precisa ser feita de forma manual.
Para substituir de fato pessoas (por completo) por uma ferramenta tecnologia de inteligência artificial é preciso bem mais do que atualização constante. Essa tarefa é algo mais difícil e faz parte de um processo muito mais complexo. Ele também não pode definir quais são as melhores palavras-chaves para se trabalhar em um site otimizado (https://trii.com.br/site-otimizado/), por exemplo.
A Trii é uma agência de marketing digital que oferece um trabalho completo e integrado. Estamos sempre de olho em novas ferramentas como o ChatPGT e atualizações para oferecer o melhor serviço para os nossos clientes. Contamos com equipe de especialistas em todas as áreas. Entre em contato e veja as soluções que temos para melhorar suas vendas.
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