Por Agência Trii
22 de novembro de 2022

Já sabemos que, nos dias atuais, com o constante uso da internet, o Google Ads se tornou essencial para trabalhos de marketing. A plataforma auxilia na criação de anúncios de todos os tipos, desde o Google até para vídeos e lojas. Com o passar do tempo, é comum que tais ferramentas precisem de atualizações, para se encaixar com os novos padrões. Afinal, no meio digital, tudo está em constante mudança, que segue a cultura de uso de seus consumidores, prezando sua segurança. Por isso, a Trii preparou este artigo sobre as mudanças do Google Ads em 2023. Aqui, vamos lhe mostrar as principais novidades da ferramenta que você precisa ficar de olho. Prepare-se para 2023!

Quais novidades esperar do Google Ads em 2023?

As tecnologias e plataformas do digital estão em constante mudança. Por isso, é sempre importante buscar se atualizar e estar por dentro das novidades. A seguir, veja quais são as principais mudanças no Google Ads em 2023.

Migração para o Google Analytics 4

A principal mudança em relação ao Google Ads e coisas que irão impactar para o próximo ano é a atualização da plataforma de monitoramento e análise de sites oficial do Google. Teremos a migração do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4. Ao contrário do que ocorreu esse ano, durante a adaptação dos usuários, em 2023, passaremos a usá-lo com exclusividade. Ele foi atualizado para melhor uso e otimização da leitura de dados.

Nossa coordenadora de Mídia, Priscila Vieira, esclarece essa questão. Segundo ela, “essa  migração vai mudar a forma como mensuramos os dados, gerando impacto no Google Ads e no acompanhamento das conversões.” Atualmente, utilizamos o Analytics para mensurar as sessões dos visitantes. A partir dessa adaptação, passaremos a mensurar eventos. Esse é o maior impacto do Google Ads em 2023. Priscila ainda acrescenta: “quando analisarmos os dados oriundos do Google Ads no GA4 no futuro, é possível que vejamos menos usuários, já que o GA4 remove a duplicidade.” 

A partir de agora, utilizaremos um modelo de análise que terá base em eventos, ou seja, que processa cada interação do usuário como um evento independente. Dessa forma, a mudança ajudará na leitura de dados. No entanto, para isso ser efetivo, é preciso se adaptar e entender a atualização. É preciso se preparar.

Conversões otimizadas

A mensuração das conversões também deve mudar, com a migração para o GA 4. Nossa coordenadora completa: “A partir do ano que vem, praticamente todas as conversões já estarão no modelo de conversões otimizadas.” Nesse caso, basicamente teremos um aprofundamento no modelo de acompanhamento desses dados. Assim, será mais fácil a leitura e o trabalho realizado pelos profissionais de Mídia será otimizado.

O objetivo dessa atualização, em específico, é encontrar conversões que hoje não são mensuradas dentro da conta do Google Ads. Isto é, seja por causa da não localização de dados ou porque o site não tem cookies habilitados (mudança que veremos logo abaixo). Assim, é possível acompanhar e entender melhor os resultados do site e anúncios.

Sobre as conversões otimizadas, Priscila Vieira comentou: “o maior benefício é poder aumentar o poder de mensuração e angariar um volume maior de conversões para a conta que já estão acontecendo, mas não são mensuradas e nem usadas na otimização.”

Fim dos cookies

Outra mudança que impacta no Google Ads e na leitura de dados para 2023 é a exclusão dos cookies. Esses são a autorização de coleta de dados pessoais de quem acessa os sites. De forma resumida, ao permitir que ele leia ou colete essas informações, você autoriza que eles capturem geolocalização, termos de pesquisa, dados demográficos, entre outros. 

A partir do próximo ano, eles não existirão mais. Ou seja, essas informações passarão a não ser mais coletadas diretamente durante as sessões. Com a mudança, não será mais possível visualizar as informações sobre o usuário que acessou o site ou pesquisou um termo no Google Ads. Agora, veremos as palavras de pesquisa, sem saber ao certo os dados daquele indivíduo.

Sobre os impactos dessa mudança, Priscila falou que é possível haver prejuízos durante a coleta sem esses recursos: “Com o fim dos cookies, é natural que alguns dados de usuários se percam no caminho, prejudicando a análise”. Mas, acrescentou: “é algo que ocorre antes do site, não tem muito impacto.”

Em contraponto, para os anunciantes ainda pode ter-se benefícios. Segundo a coordenadora de Mídia, da mesma forma que ocorre com as conversões otimizadas, essas atualizações “ajudam a otimizar as campanhas para a obtenção de resultados mais realistas, dentro do possível.”

Qual o objetivo dessas mudanças?

Mas, surge a questão: por que há tantas atualizações nessas plataformas? Essa resposta é simples: de forma geral, a proposta é sempre melhorar a usabilidade e os resultados obtidos, tanto a coleta quanto a leitura. Ou seja, a finalidade é otimizar a plataforma.

Quando falamos especificamente das atualizações abordadas sobre o Google Ads em 2023, o objetivo é um pouco diferente. Segundo Priscila Vieira, “essas mudanças seguem um caminho muito claro: foco na privacidade dos usuários. Isso é algo que veremos cada vez mais em alta.” Ou seja, as adaptações da plataforma buscam realmente garantir maior segurança aos usuários e consumidores a respeito dos dados que divulgam com as empresas. 

Sobre o impacto na experiência dos especialistas com a plataforma, Priscila acrescentou: “São mudanças que impactam positivamente a forma como criamos, mensuramos e analisamos campanhas. [As mudanças] são sempre bem-vindas e acabam otimizando o fluxo.” Assim, além de proteger o usuário, também auxiliam no trabalho realizado pelos profissionais de Mídia.

É possível se preparar para as atualizações de 2023?

Sobre as mudanças do Google Ads em 2023, Priscila respondeu que para se preparar é importante buscar sempre estar informado das novidades. Segundo ela, é essencial se atualizar constantemente sobre as novidades da plataforma. Desse jeito, é possível garantir a compreensão e se adaptar aos novos modos de mensuração de conversão e dados. Assim, o trabalho estará sempre em dia, com qualidade.

A Agência Trii, por exemplo, é uma empresa que busca sempre estar atualizada. Apenas dessa forma poderemos oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. Para se manterem preparados para as mudanças nessas plataformas, nossa coordenadora de Mídia disse:Nosso time de especialistas tem treinamentos exclusivos com o Google e passa por processos de certificação nas principais redes do Google Ads. Assim ficamos por dentro de novas atualizações e conseguimos otimizar as campanhas dos nossos clientes implementando essas novidades.”

Prepare-se para as mudanças: saiba como a Trii pode ajudar!

Este artigo te ajudou a entender melhor o que esperar das novidades do Google Ads em 2023? Agora, você precisa do auxílio de um profissional. Nossa equipe especialista em marketing digital no RJ pode ajudar! A Agência Trii conta com um time qualificado e devidamente treinado para fazer a gestão de Google Ads do seu negócio. Estamos entre as 3% do Brasil com melhor resultado no Google. Buscamos sempre estudar e nos adaptar às atualizações. 

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