Por Agência Trii
26 de outubro de 2023

Quase todo mundo já sabe que anunciar no Google e nas redes sociais é uma boa estratégia para aumentar a visibilidade da sua empresa. Mas, quando falamos isso para micro, pequenas e médias empresas, esse investimento pode ser mais complicado devido ao orçamento limitado. Assim, uma outra estratégia que pode ser tão eficaz quanto o Google ADS, é o SEO. O famoso marketing de conteúdo pode ser um ótimo aliado para garantir mais cliques e gerar tráfego no seu site. O profissional da área aplica diversas estratégias para ajudar um site a crescer, independente do segmento ou tamanho da empresa.

Quer saber como um especialista SEO pode te ajudar nessa missão? Leia o artigo da Trii e descubra!

Afinal, o que faz um especialista SEO

Um especialista SEO (Search Engine Optimization) é um profissional altamente capacitado e experiente na otimização de conteúdo online para mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo. Sua principal função é melhorar a visibilidade e classificação de um site nos resultados de pesquisa orgânica. Ou seja, aqueles que não são pagos, com o objetivo de atrair mais tráfego de qualidade para o site. Entre as principais atividades de contratar um especialista SEO, podemos citar:

1 – Análise de palavras-chave

O especialista SEO realiza pesquisas extensivas para identificar as palavras-chave relevantes para o nicho de negócios do cliente. Eles determinam quais termos são mais procurados pelos usuários e têm o potencial de atrair tráfego qualificado. O profissional pode utilizar uma variedade de métodos e ferramentas diferentes, mas, em primeiro lugar, ele deve ter compreensão do negócio e do público-alvo. De uma forma geral, antes de começar qualquer pesquisa de palavras-chave, o especialista SEO precisa entender o negócio do cliente, seus produtos ou serviços, e o público-alvo que deseja atingir. Essa compreensão é fundamental para escolher palavras-chave relevantes.

Outras ações que o especialista faz são: 

  • brainstorming e lista inicial – com base nas informações obtidas, o especialista SEO realiza sessões de brainstorming para gerar uma lista inicial de palavras-chave potenciais. Isso geralmente envolve pensar em termos genéricos e específicos relacionados ao negócio;
  • análise da concorrência – essa é uma etapa fundamental para identificar as palavras-chave que eles estão direcionando. Isso pode ser feito usando ferramentas de análise de concorrência e observando as palavras-chave presentes em seus sites e conteúdo;
  • ferramentas de pesquisa de palavras-chave – existem várias ferramentas disponíveis que ajudam os especialistas a identificar palavras-chave relevantes. Algumas das ferramentas populares incluem o Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs e Ubersuggest. Essas ferramentas fornecem informações sobre o volume de pesquisa, concorrência e sugestões de palavras-chave relacionadas; 
  • análise de long tail keywords (cauda longa) – além de palavras-chave genéricas, o especialista também se concentra em palavras-chave de cauda longa, que são frases mais longas e específicas. Elas geralmente têm menos concorrência e tendem a atrair um tráfego mais qualificado;
  • avaliação da intenção de pesquisa – é  muito importante entender a intenção por trás das palavras-chave. Isso significa determinar se os usuários que pesquisam essas palavras-chave estão procurando informações, produtos, serviços ou têm outros objetivos. Isso ajuda a criar conteúdo relevante;
  • seleção de palavras-chave estratégicas – com base na análise, o especialista seleciona as palavras-chave mais estratégicas para o cliente. Isso inclui as palavras-chave principais e as de suporte;
  • monitoramento contínuo – a pesquisa de palavras-chave não é um processo único. Um especialista SEO monitora continuamente o desempenho das palavras-chave e faz ajustes conforme necessário. Isso pode envolver a adição de novas palavras-chave ou a otimização das existentes com base nos resultados;
  • integração nas estratégias de conteúdo – finalmente, as palavras-chave selecionadas são integradas nas estratégias de criação de conteúdo, incluindo páginas da web, blogs e outros canais relevantes.

2 – Otimização de conteúdo

Os profissionais também otimizam o conteúdo do site, incluindo textos, imagens, vídeos e outros elementos, para garantir que sejam relevantes e atraentes para os mecanismos de busca e para os visitantes. A otimização é uma das principais responsabilidades e pode envolver a adaptação do conteúdo ou até reestruturação do um site para atender aos requisitos dos mecanismos de busca e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Esse processo segue um passo-a-passo básico que engloba a pesquisa de palavras-chave para entender quais palavras são relevantes para o tópico ou nicho e seleção das mais estratégicas para serem incorporadas ao conteúdo.

Depois disso, é feita a criação de conteúdo de qualidade com a ajuda de redatores. O foco aqui é criar conteúdo de alta qualidade, informativo e envolvente. O conteúdo deve ser relevante para as palavras-chave escolhidas e para as necessidades do público.

O trabalho não acaba por aí, como muita gente acha. As palavras-chave estratégicas são incorporadas de maneira natural nesses elementos ao longo do texto. E não podemos usar em excesso. O conteúdo deve fluir de forma coesa e oferecer uma leitura agradável.Os links internos também devem ser incluídos. Essa estratégia pega links relevantes para outras páginas do site, quando apropriado. Isso ajuda a criar uma estrutura de site sólida e a melhorar a navegabilidade. 

Além disso, depois da otimização de conteúdo, o especialista SEO pode se envolver em tarefas de SEO técnico. Algumas delas são otimização de velocidade de carregamento, configuração de marcação schema.org e criação de sitemaps XML, por exemplo. 

3 – Melhoria da estrutura do site

Os especialistas em SEO trabalham na estrutura do site para torná-lo mais amigável para os mecanismos de busca. Isso inclui a otimização de URLs, tags HTML, meta descrições e outros elementos técnicos. Ainda é preciso fazer a otimização on-page. Além disso, é preciso fazer a otimização de elementos dentro da página. 

Em geral, o especialista começa com uma auditoria completa do site para identificar problemas de estrutura existentes. Ele deve analisar URLs quebradas, páginas duplicadas, erros de redirecionamento e outros problemas técnicos que podem afetar a visibilidade nos mecanismos de busca. Em seguida, o especialista pode sugerir a reorganização ou criação de novas páginas de conteúdo para abordar tópicos relevantes e melhorar a cobertura de palavras-chave.

Outro ponto de atenção que ajuda a melhorar a estrutura é usar URLs amigáveis e descritivas para o usuário. Elas devem ser claras, concisas e conter as palavras-chave relevantes. Depois disso, é possível estabelecer uma hierarquia de conteúdo, organizando páginas em categorias e subcategorias, quando apropriado. Isso ajuda os mecanismos de busca a entender a estrutura do site.

E não podemos nos esquecer da responsividade móvel. É essencial garantir que o site seja responsivo, ou seja, adaptável, para dispositivos móveis. Os sites de busca valorizam essa característica além da funcionalidade móvel do site.

4 – Link building

O link building é uma estratégia que envolve a criação de links de outros sites para o seu site. Esses links, conhecidos como “backlinks“, desempenham um papel fundamental na classificação do seu site porque são dados como votos de confiança e autoridade.

Em outras palavras, podemos dizer que quanto mais links de alta qualidade você tiver apontando para o seu site, melhor será a sua posição nos resultados de pesquisa. Dessa forma, o especialista SEO implementa estratégias para construir uma rede de links de qualidade que apontem para o site.

Para garantir o sucesso dessa estratégia é preciso definir os objetivos com metas claras. Você pode estar buscando aumentar a autoridade do seu site, melhorar a classificação de palavras-chave específicas ou aumentar o tráfego orgânico. Os objetivos claros ajudam a orientar sua abordagem. O mesmo vale para a identificação do público-alvo. Entenda seus interesses e comportamentos. Assim, depois de trabalhar bem o conteúdo com as palavras-chaves selecionadas, pode fazer a promoção de conteúdo. Utilize as mídias sociais, e-mail marketing ou outros canais. A meta é que quanto mais pessoas conhecerem o seu conteúdo, maior será a probabilidade de alguém linkar para ele.

A identificação de oportunidades também é uma boa forma de fazer link building. O especialista, então, pesquisa sites, blogs e recursos online que sejam relevantes para o seu conteúdo e que possam estar dispostos a vincular ao seu site. Ele pode abordar os proprietários de sites e blogueiros de forma profissional e construtiva para estabelecer relacionamentos genuínos. E o principal é não usar práticas não éticas. Comprar links ou usar redes de links privados não é uma boa tática e pode resultar em penalidades dos mecanismos de busca prejudicando sua classificação.

5 – Monitoramento e análise

O monitoramento constante do desempenho do site é essencial. O especialista SEO usa ferramentas analíticas para avaliar o tráfego, as conversões e outras métricas importantes, fazendo ajustes conforme necessário. Esse trabalho ajuda a avaliar o desempenho do seu site e identificar áreas de melhoria. Essa fase inclui, em primeiro lugar a definição de métricas-chave. 

O primeiro passo do trabalho do profissional é definir o que será monitorado. Isso pode incluir métricas como classificação de palavras-chave, tráfego orgânico, conversões, taxa de rejeição, tempo médio no site e muitas outras, dependendo dos objetivos específicos do site. Em segundo lugar, ele pode usar ferramentas de análise gratuitas ou pagas para coletar dados sobre o desempenho do site. A partir daí, é possível monitorar as classificações das palavras-chave importantes para o site. Esse trabalho deve ser feito diariamente para entender se e como as palavras-chave estão se posicionando. Isso ajuda a entender se elas estão melhorando ou piorando ao longo do tempo.

O especialista também examina o tráfego orgânico do site para entender como ele está evoluindo. Ele identifica tendências de crescimento ou declínio, bem como a análise de fontes de tráfego, dispositivos usados e páginas mais visitadas. Se preciso, ele indica as páginas de melhorias de conteúdo com base nas informações de rejeição ou acessos.

Assim, se o site tem como objetivo gerar conversões, como vendas ou leads, o especialista SEO acompanha as taxas de conversão e identifica áreas onde as melhorias podem ser feitas.

A última etapa envolve  a criação de relatórios que, compartilhados com a equipe ou o cliente, ajudam a melhorar as estratégias. Esses relatórios destacam o desempenho atual e propõem ações específicas para melhorias.

Vantagens de contratar um especialista SEO

  • aumento de visibilidade – quando seu site aparece nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, você tem mais chances de ser notado pelos usuários;
  • tráfego de qualidade – um especialista pode direcionar o tráfego certo, de pessoas que estão realmente interessadas nos produtos ou serviços que você oferece;
  • melhoria da experiência do usuário – otimizar a estrutura do site e o conteúdo, o especialista melhora a experiência do usuário resultando em taxas de rejeição mais baixas e visitantes mais engajados;
  • aumento nas conversões – tráfego mais qualificado e melhor experiência do usuário significa taxas de conversão mais altas, gerando mais leads ou vendas;
  • economia de tempo e recursos – o especialista SEO tem conhecimento especializado e pode executar estratégias de forma eficaz, evitando erros comuns;
  • acompanhamento das tendências – os algoritmos dos mecanismos de busca estão sempre evoluindo e contar com um especialista ajuda  a te manter atualizado com as últimas tendências além de ajustar as estratégias do seu site de acordo com elas.

A Trii é especialista em SEO!

Agora que você já entendeu qual o trabalho do especialista SEO, que tal, deixar seu site nas mãos dos nossos profissionais? A Trii é uma agência de marketing digital que tem como foco o trabalho de SEO para micro, pequenas e médias empresas. Acreditamos que todos podem (e devem) fazer marketing para aumentar as vendas e melhorar o faturamento da empresa. Lembre-se que 90% dos usuários preferem clicar nos resultados orgânicos.

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