Marketing digital

Guia Completo de SEO: tudo que você precisa saber para rankear bem no Google!

Que tal aparecer nos primeiros resultados do Google sem precisar pagar nada por isso? Não, na Trii não vendemos mágica, apenas números concretos. De acordo com a coordenadora Thaiane Vizeu, 80% dos nossos clientes estão aparecendo no TOP3 do Google. Resultado de estratégias bem elaboradas e um acompanhamento rigoroso empregado pelo squad de SEO.

Te convido a aprender mais sobre o tema no nosso Guia Completo de SEO, e ainda entender como fazemos as coisas por aqui. Topa? Você não vai se arrepender!

O que é SEO

Englobado entre as principais técnicas de marketing digital da atualidade, SEO, quando traduzido de forma literal, significa “Search Engine Optimization”. Ou seja, otimização para motores de busca. Essa estratégia é responsável por fazer com que sua empresa apareça nas primeiras posições orgânicas do Google. Mas, vale um alerta: é a longo prazo!

Damos um prazo de até 12 meses para que os resultados satisfatórios apareçam. É um trabalho de muita dedicação e paciência”, disse Thaiane, em entrevista ao nosso blog.

Quantas vezes no seu dia a dia você tem uma dúvida, seja sobre um produto, serviço ou como preparar uma receita, e pesquisa no Google? A cada nova busca feita pelos milhões de usuários, o motor precisa organizar seus conteúdos e entender quais os melhores para aparecer primeiro.

E qual a importância de estar entre os primeiros? De acordo com uma pesquisa da Zero Limit Web, os cinco primeiros resultados, quando unidos, recebem 68% dos cliques.

Apesar de existirem outros motores de busca, como Bing e Yahoo, quando falamos de SEO a referência é o Google. Isso porque ele recebe mais de 90% do share do mercado, em relação aos outros motores conhecidos.

Você pode estar se perguntando, mas afinal, o que são motores de busca e resultados orgânicos? Calma, já vamos te explicar!

O que são motores de busca?

Motores de busca, de forma resumida, são algoritmos que recebem a função de rastrear, indexar e rankear os conteúdos distribuídos na internet. Também são conhecidos como sites de busca, por isso citamos anteriormente o Google, Bing e Yahoo.

Tais algoritmos funcionam em três etapas básicas:

  1. crawling;
  2. indexação;
  3. rankeamento.

A primeira, consiste em rastrear os conteúdos disponíveis nos sites. Isso é trabalho dos robôs conhecidos como Googlebots. Eles identificam para onde os links estão apontando.

Em seguida, as páginas são indexadas. Ou seja, os buscadores fazem com que elas fiquem à disposição para o ranqueamento, a terceira etapa.

O ranqueamento acontece a cada nova pesquisa feita. A partir da palavra-chave ou frase pesquisada, é definida a ordem em que os resultados são exibidos.

O que são resultados orgânicos?

Basicamente, são os resultados que aparecem em seguida dos anúncios. Ao contrário desses, eles não são pagos para aparecerem ali. São puramente fruto dos esforços de SEO.

Técnicas de SEO

Uso de palavra-chave em títulos e subtítulos, título SEO com até 60 caracteres e meta-descrição otimizada são algumas das técnicas empregadas corretamente em SEO. Entretanto, assim como em todos os aspectos da vida, existem aqueles que tentam sair na frente usando de estratégias desleais. A seguir, vamos explicar um pouco sobre Black Hat (técnicas antiéticas) e White Hat (técnicas éticas) de SEO. 

Black Hat

Como dito anteriormente, Black Hat são técnicas antiéticas. Elas têm como único objetivo colocar o site nos primeiros resultados do Google, sem levar em conta a experiência do usuário. Ou seja, a pessoa clica em um dos primeiros resultados acreditando que vai encontrar um conteúdo de qualidade, e se depara com algo raso e sem sentido. Elas são passíveis de punição por parte do Google!

Algumas das técnicas de Black Hat SEO mais conhecidas no mercado são:

  • Keyword stuffing: um tipo de spam. Repetir a palavra-chave no conteúdo muitas vezes, mesmo que não faça sentido;
  • Compra de links: pagar para que seu link apareça em algum site;
  • Doorway page (ou gateway page): páginas que tem como único objetivo melhorar o rankeamento em consultas de pesquisa específicas;
  • Linkfarm: o conteúdo da página são backlinks para outras páginas;
  • Blog SPAM: a empresa faz comentários em blogs apenas para ganhar backlinks;
  • Conteúdo oculto: a página esconde conteúdo dos usuários, mas não dos robôs;
  • SEO negativo: empregar algumas técnicas de Black Hat no site do seu concorrente, para que o seu ranqueamento melhore e ele seja punido.

Na Trii, técnicas de Black Hat são proibidas! Para que o rankeamento dos nossos clientes aconteça, investimos apenas nas opções que são consideradas boas práticas pelo Google. Vamos saber mais sobre ela, a seguir.

White Hat

White Hat SEO é o menino dos olhos de todo bom profissional de SEO — e também dos motores de busca. São empregadas técnicas que não vão contra as diretrizes que o Google e os outros buscadores nos apresentam. Demoram de médio a longo prazo para gerar resultado. Em contrapartida, não são penalizadas!

Já há alguns anos, o Google vem considerando o conteúdo de qualidade e a experiência do usuário como fatores primordiais de rankeamento. Por isso, algumas das principais técnicas de White Hat SEO, segundo o Guia de SEO para iniciantes, são:

  • exibir a mesma página para os robôs e para os usuários;
  • criar títulos de página precisos e exclusivos;
  • criar snippets e títulos adequados aos resultados da pesquisa;
  • usar a metatag description;
  • usar tags de cabeçalho para enfatizar textos importantes;
  • organizar a hierarquia do seu site;
  • URLs simples;
  • otimizar seu conteúdo, de forma que ele se torne útil e interessante;
  • evitar anúncios que distraiam os usuários e pop-ups;
  • usar os links de maneira inteligente;
  • otimizar as imagens;
  • adaptar seu site para ser compatível com dispositivos móveis.

Entenda a inteligência por trás dos Algoritmos

Você pode não entender nada sobre marketing digital, mas com certeza já ouviu alguém comentando sobre o algoritmo do Google, do Facebook ou do Instagram. É o algoritmo o responsável por te entregar conteúdo relevante. Ele considera mais de 200 fatores utilizados pelo Google para definir a ordem das SERPs.

Para que esses fatores não fiquem desatualizados de acordo com cada cenário em que estamos inseridos, o algoritmo do Google passou por diversas atualizações ao longo dos anos.

  • Florida (2003): a primeira grande atualização. Para muitos, foi a que colocou SEO em evidência;
  • Panda (2011): foco na qualidade dos conteúdos dos sites;
  • Penguin (2012): combate ao excesso de otimização nos conteúdos;
  • Hummingbird (2013): revisão completa do algoritmo do Google;
  • Pigeon (2014): melhora nos resultados de busca locais. Não foi divulgada oficialmente;
  • SSL Update (2014): implementação do HTTPS como fator de ranqueamento;
  • Mobile Friendly Update – Mobilegeddon (2015): priorização dos sites amigáveis para dispositivos móveis (mobile friendly);
  • Rankbrain (2015): machine learning e inteligência artificial foram oficialmente incorporados ao algoritmo;
  • Fred (2017): identificação de conteúdos de baixa qualidade e banners de propaganda;
  • Medical Update (2018): necessidade de conteúdos de autoridade para ranqueamento. Afetou muitos sites de finanças e medicina;
  • EAT (2019): expertise, Autoridade e Credibilidade passaram a ser fundamentais para o ranqueamento;
  • Posição 0 (2020): mudanças na estratégia do feature snippets (posição zero);
  • Google Page Experience e Core Web Vitals (2021): foco em experiência do usuário e métricas de experiência como fator de ranqueamento.

Fatores de ranqueamento

No início de 2020, o Backlinko fez uma lista com os 200 fatores de ranqueamento do Google. Entre eles, falaremos sobre 10 que consideramos como principais:

  • Carregamento da página: quanto mais rápido sua página carregar, melhor;
  • Design responsivo: o site precisa se adaptar a todos os dispositivos, desktop, mobile ou tablet;
  • Experiência do usuário: com o Core Web Vitals e suas novas métricas, se tornou um dos principais fatores em 2021;
  • Page Authority: autoridade da página indexada;
  • Autoridade de domínio: tempo em que o seu domínio foi indexado;
  • Conteúdos: precisam ser originais e de qualidade para serem apresentados nas primeiras posições;
  • HTTPS: um site seguro e com SSL contratado;
  • Palavra-chave: é importante ter a palavra-chave inserida no conteúdo;
  • Tempo de permanência na página: quanto tempo você consegue prender o usuário com o seu conteúdo.

Como fazemos SEO na Trii?

Na Trii, nosso trabalho é iniciado com um planejamento de SEO, que envolve pesquisa de palavra-chave e análise de concorrência. Ou seja, identificamos quais são as palavras ideias para o seu mercado e para o seu produto/serviço. Isso é feito antes mesmo do marketing digital ser iniciado.

Em seguida, o time de SEO cria uma estrutura para o site, baseada nas palavras-chave escolhidas e também nos fatores que o Google considera para o ranqueamento. Ela é chamada de Arquitetura de Informação.

Em ambiente de testes, fazemos algumas configurações básicas de SEO no site, finalizadas quando ocorre a migração e as mudanças vão, definitivamente, ao ar.

É definida uma periodicidade para que os resultados sejam monitorados e ajustes sejam feitos, quando necessário, visando sempre colocar seu site na primeira página do Google.

Investimos em uma medição constante de resultados e análises de qualificação do público. Nosso foco é sempre trazer resultados palpáveis para sua empresa. Ou seja, novos leads e resultado financeiro!

Como você acompanha os resultados?

Mensalmente, você receberá um relatório com todas as palavras-chave que estão sendo trabalhadas no seu negócio e a posição de cada uma no Google.

Como falamos lá no início do artigo, os esforços de SEO demoram, em média, 12 meses para gerar resultado. Entretanto, você já conseguirá enxergar uma diferença mês a mês, mesmo no início do trabalho.

Nesse mesmo relatório, também lhe apresentamos o número de visitas orgânicas do site, geradas pelos esforços de SEO. Esses números são medidos pelo Google Analytics.

Você conseguirá ver seus resultados mês a mês por um gráfico super intuitivo.

Além disso, se o seu site for e-commerce, conseguimos mensurar vendas e geração de negócios gerados por busca orgânica.

Por que sua empresa precisa de SEO?

  1. É uma ferramenta de tráfego gratuito;
  2. Você consegue trabalhar branding;
  3. É a estratégia mais sustentável do marketing digital.

Nosso sócio-diretor, Rafael Ramos, falou um pouquinho sobre esse assunto em um vídeo no nosso canal do YouTube. Que tal assistir?

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