Conheça nosso Blog
Conheça a Arquitetura de Informação

Você sabe o que é arquitetura de informação?

Você já entrou no site de alguma empresa e simplesmente não sabia onde achar a informação que estava procurando, ficou totalmente perdido e desistiu de navegar na página? Saiba que esse é um erro da arquitetura de informação, importante conceito que deve ser utilizado por todas as empresas.

Se a sua empresa tem um site com um excelente conteúdo, porém não conta com uma boa arquitetura de informação, provavelmente seus clientes potenciais não saberão como achar seu produto ou serviço e migrarão para a empresa concorrente, algo que você deve evitar.

Por isso, nesse artigo, a Trii ensina a você o conceito de AI e sua importância, assim como outros conceitos acerca do assunto. Leia mais, a seguir.

 

Afinal, o que é arquitetura de informação?

 

Arquitetura de informação se propõe a organizar todos os dados e informações de um website e design dos sistemas de navegação de busca e permitir o acesso do usuário à informação desejada de forma compreensível e coerente para ele, dentro de um determinado contexto. Sua principal finalidade é facilitar o uso do site pelo usuário, de forma que ele encontre a informação que precisa rapidamente, de forma mais organizada.

A Arquitetura de informação pode ser aplicada também à intranets, comunidades online e softwares. Ela utiliza os estudos de navegação, usabilidade, interação, mecanismos de busca, design de interface e design de hipermídia para poder chegar a uma boa distribuição dos elementos no website.

Cada item da AI é organizado no site de acordo com o negócio, logo, se alteram de empresa para empresa, de departamento para departamento etc. Ou seja, uma mesma informação pode ser apresentada de muitas maneiras. Isso se aplica também a usuários, cada um deles pode dar nomes diferentes à determinada coisa.

 

Elementos da Arquitetura de informação

 

Navegação: como o usuário encontrará a informação? Utilizará uma busca? Utilizará um menu para diferentes tipos de usuários ou vários menus dependendo do tipo de usuário? Como ele irá se mover de uma página para outra?

Organização: qual o tipo de bloco de informação que você terá dentro do site? Dividirá em páginas ou posts? Como organizará cada página? As páginas terão uma hierarquia?

Rotulação: quais os nomes que as páginas e os itens de menu terão? Qual o nome que cada elemento do meu site terá para que o usuário entenda do que se trata?

Busca: quais as perguntas que os usuários podem fazer para procurarem tal informação? Quais são os conjuntos de respostas que ele irá obter?

Metadados: quais são as informações específicas sobre os dados que o usuário conseguiu encontrar? Se ele achou a música que procurava, por exemplo, os metadados seriam o nome da música, do artista e do álbum.

 

Ecologia da informação

Ecologia da Arquitetura de informação
A Ecologia da Informação é formada pelos elementos que constroem a arquitetura de informação. São eles: usuários, contexto e informação.

 

Usuários

Aqueles que irão utilizar a informação disponibilizada na plataforma. Deve-se realizar pesquisas para saber quem são eles, o que eles procuram e quais são seus hábitos de busca e suas necessidades.

 

Contexto

É o cenário em que o usuário está envolvido, como política, cultura e processos que fazem com que ele procure determinada informação em determinado contexto. O mesmo usuário pode procurar uma informação em contextos diferentes.

 

Informação

É o conteúdo que o público está procurando e deseja achar com facilidade. Pode ser um documento, mídias, imagens, planilhas e gráficos que os usuários buscam ou já utilizam habitualmente.

Wireframe

Wireframe da Arquitetura de Informação

O projeto criado pelo arquiteto de informação recebe o nome de wireframe. Ele é como se fosse o “esqueleto” ou um esboço de como o site se apresentará, mostrando como as funções estarão organizadas no seu interior. Ele simula, de forma interativa, o projeto que o arquiteto de informação irá construir, porém com uma fidelidade menor do que o original, pois ele é apenas um dos passos até o objeto ficar pronto de fato. Por exemplo, o wireframe mostra onde ficará localizada a barra “menu” dentro do website.

 

Importância da arquitetura de informação

A arquitetura de informação ajuda a definir o melhor tipo de conteúdo que deve ser mostrado no seu site e reduz o tempo de procura das informações, pois elas estão organizadas de uma forma que facilita a localização do conteúdo pelo usuário. Possuir uma boa AI faz com que seu público-alvo fique na sua página da web por estar à vontade em navegar, o que é extremamente importante na hora de atrair e fidelizar os clientes.

Não sabe como criar uma arquitetura de informação para melhorar o rendimento do site da sua empresa? Deixa que a Trii faz isso pra você! Somos uma agência de marketing digital que trabalha com toda a demanda online das empresas, auxiliando no seu crescimento na web. Visite nosso site e saiba mais sobre nossos serviços.

 

Links úteis:
agência digital rj
marketing digital rj
anunciar no google
agência digital

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags