Mídias Sociais

Hashtags no Instagram: como usá-las para alavancar o seu negócio

Está cansado de gastar esforços para atrair seguidores para o Instagram da sua empresa em vão? Você já tentou usar as hashtags ao seu favor? Não? Então, saiba que elas são uma das formas mais eficazes para impulsionar o Instagram de uma marca! Ainda tem dúvidas? Leia este artigo da Trii até o final e entenda como usar hashtags no Instagram de modo assertivo!

Antes de tudo, o que é hashtag?

Hashtag é um termo em inglês proveniente da junção de duas palavras: hash, que significa “jogo da velha”, e tag, que significa “etiqueta”. Na internet, a hashtag funciona como uma etiqueta de marcação que segmenta os conteúdos em categorias. Ela é representada pelo ícone # e sempre vem acompanhada de um termo, seja ele geral ou mais específico.

As hashtags são compostas pelo símbolo unido a uma ou mais palavras que formam um link indexável. Ao clicar nesse link, o usuário é levado a uma lista com todas as postagens que possuem a mesma hashtag. Por exemplo: você buscou a hashtag #marketingdigital no mecanismo de busca do Instagram. A partir disso, aparecerá na sua tela todos os posts de outros perfis da plataforma que utilizam aquela hashtag.

Simplificando: uma hashtag é composta por uma ou mais palavras, sem espaço entre elas, que forma um hiperlink e filtra os posts por conteúdo.

Nesse cenário, utilizar as hashtags no Instagram — ou em qualquer outra mídia social — tornou-se estratégia fundamental no marketing digital de várias empresas. É possível usar esse recurso para atrair tráfego para blog, divulgar um novo produto, elevar o engajamento do seu perfil na plataforma, entre outras finalidades.

Como usar as hashtags no Instagram de forma estratégica?

A princípio, as hashtags no Instagram são usadas para aumentar as visualizações de imagens e vídeos publicados na plataforma. Dessa forma, funcionam como uma excelente estratégia para obter maior engajamento com campanhas de marketing na rede social, bem como expandir a influência da marca. É possível, até mesmo, criar hashtags exclusivas para monitorar todas as menções em relação àquele assunto específico. São muitas as vantagens que esse recurso oferece!

Na sequência, veja algumas dicas para você usar hashtags no Instagram do seu negócio da forma certa!

Quantidade ideal de hashtags

O Instagram estipula um limite de 30 hashtags por postagem. No entanto, o ideal é que você opte por utilizar, no máximo, 10 hashtags por postagem. Assim é mais fácil variar entre as hashtags padrão para o perfil do seu negócio e hashtags mais centradas e segmentadas de acordo com o assunto.

Uso de hashtags padrão

É válido determinar de 3 a 4 hashtags que sejam padrões para o seu perfil, ou seja, são aquelas que você irá usar em todas as postagens da página. No caso da Trii, por exemplo, utilizamos #marketing, #marketingdigital e #marketingdeconteudo.

Uso de hashtags específicas

No caso das hashtags mais segmentadas, saiba que elas podem ser usadas para várias finalidades. Divulgação de promoção, lançamento, data comemorativa, etc. Por exemplo, neste mês de fevereiro a Trii criou um post específico para comemorar o Dia do Publicitário. Como forma de divulgar essa postagem entre o público-alvo, a hashtag #diadopublicitario foi usada junto às outras.

Onde usar as hashtags

As hashtags no Instagram não precisam ser utilizadas somente no feed. Além disso, elas podem — e devem — ser usadas em outros dois locais estratégicos da plataforma. Veja:

  • na bio, já que é a primeira coisa que uma pessoa repara quando acessa o seu perfil. Uma boa dica é usar hashtags com o nome da sua marca ou com o lançamento de algum produto;
  • nos stories, pois sua publicação de curta duração aparecerá na página de explorar para aquele termo que você escolheu como hashtag. É possível colocar até 10 hashtags no Instagram Stories.

Hashtags no comentário ou na legenda?

De acordo com uma pesquisa da Agora Pulse, hashtags na legenda geram mais likes e mais alcance. Em contrapartida, hashtags no primeiro comentário geram mais engajamento. Ou seja, o melhor local para inserir hashtags vai depender, principalmente, do foco da sua estratégia no Instagram. O ideal é que você faça testes com ambas as possibilidades para verificar qual performa melhor em relação ao seu negócio.

4 dicas para escolher suas hashtags no Instagram

1- Crie personas estruturadas

Entender seu público é a melhor maneira de escolher as hashtags perfeitas para ele. Pesquise sobre seus gostos, desejos e intenções de busca no Instagram. O que ele gosta de pesquisar e estudar nessa plataforma? Assim, é possível criar personas fortes para realmente entender o que seu público-alvo está procurando.

2- Siga seus concorrentes

É fundamental que você esteja atento a tudo o que seus concorrentes fazem, e isso inclui também a questão das hashtags. Observe o que eles estão postando, quais assuntos eles abordam e quais hashtags eles estão usando. A partir disso, você pode mostrar o diferencial da sua marca com hashtags específicas que se distinguem daquelas trabalhadas pelos seus concorrentes.

3- Siga hashtags relevantes

O Instagram possibilita a função de “seguir” até mesmo as hashtags que interessam a você. Portanto, vá até a barra de busca, clique na aba “tags” e pesquise as principais hashtags sobre assuntos que você quer ter autoridade. Em seguida, clique em “seguir” e faça um acompanhamento de todas as postagens.

4- Analise os resultados

Se você usou hashtags em alguma postagem da sua conta comercial, não deixe de analisar os resultados obtidos. Para isso, clique em “ver mais informações” e confira quantas pessoas chegarem até aquela publicação através das hashtags utilizadas. Assim, é possível entender quais termos performam melhor, quais não funcionam e quais devem ser repensados de acordo com sua estratégia. Faça testes constantes e você alcançará o resultado esperado!

Viu como as hashtags no Instagram são importantes para o sucesso do perfil do seu negócio? Então, coloque nossas dicas em prática e não deixe de analisar os resultados! Não entende nada de redes sociais e precisa de um acompanhamento profissional nessa área? Nesse caso, você pode contar com a gente! A Trii é uma agência digital no RJ e em SP especialista em gestão de redes sociais, desenvolvimento de sites, SEO, gestão de blog, identidade visual e mais! Aqui, temos tudo o que você precisa para a sua empresa vender mais pela internet. Tem dúvidas? Marque um café conosco que te explicaremos como vamos te ajudar! Acesse o link e preencha o formulário disponível na nossa página. Entraremos em contato em breve.

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