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Google Trends no Marketing Digital

Por que usar o Google Trends no Marketing Digital?

O Google Trends é uma vertente do Google que conduz o usuário a ter uma melhor experiência em sua busca. Isso é feito por meio de um mecanismo que disponibiliza ao produtor de conteúdo exatamente aquilo que está sendo mais pesquisado. De tal maneira, isso possibilita que toda a estratégia seja voltada para estes assuntos, contribuindo para uma boa performance. Continue a leitura deste artigo para entender os motivos de usar o Google Trends no Marketing Digital.

Afinal, como funciona o Google Trends?

Homem usando notebook no escuro

Antes de falarmos a respeito do Google Trends no Marketing Digital, precisamos esclarecer seu funcionamento. Apesar de servir como uma plataforma bastante eficaz para o marketing de conteúdo, ela não exclui outras ferramentas de pesquisa de palavra-chave. Alguns exemplos são: o Google Adwords, SEMrush e Ubersuggest.

O resultado das pesquisas realizadas no Google Trends é levantado em formato de gráfico, em que é possível observar todas as variações de interesse do público. Além disso, ele também entrega onde foi realizada a pesquisa, sites de buscadores ou outros como o Youtube, o tempo e localização. De tal modo, fica fácil traçar um perfil sobre o comportamento do usuário e o que ele espera.

Nesta medida, após a busca ter sido analisada no Google Trends, o conteúdo pode ser produzido de acordo com a necessidade apresentada. Por isso, ele possibilita que os temas desenvolvidos sejam aqueles que estejam em ascensão de buscas. Assim, as pautas tendem a responder melhor às buscas feitas pelos usuários e conquistar maior credibilidade.

4 razões para usar o Google Trends no Marketing Digital

estatísticas do Google Trends do marketing digital

Como já falamos anteriormente, muitas são as vantagens de utilizar o Google Trends no Marketing Digital. O conjunto de todas elas contribui para que as estratégias adquiram uma boa performance junto ao usuário e sua busca.

Na sequência, separamos 4 motivos para que você inclua este método no planejamento de sua empresa. Veja quais são.

1- Produção de conteúdo

Produzir conteúdo que gere engajamento é um dos principais desafios a serem vencidos no Marketing Digital. Por isso, ao fornecer ideias e destacar as intenções do usuário, o Google Trends garante um lugar de prestígio. Assim, não somente os textos, mas também todo o conteúdo disposto na página do site tende a ter mais segurança quanto a sua finalidade de produção.

De tal forma, pensa-se naquilo que o usuário deseja saber antes de dar início à elaboração de pautas com o objetivo de melhorar a experiência deste no site.

2- Análise de interesses

Outro importante fator que colabora para a aplicação do Google Trends no Marketing Digital é a análise de interesses. Com base na análise de perfil de comportamento, que já citamos anteriormente, e nos resultados, é possível entender a repercussão de um determinado assunto. Ou seja, em qual período do ano ele é mais buscado, qual é a faixa etária das pessoas que buscam sobre ele, a que nível regional ele se enquadra e muito mais.

Uma vez que a análise de interesse é alinhada com antecedência, a produção de conteúdo consegue ter espaço para criar o planejamento. Isso é, tanto em campanhas, por meio dos links patrocinados, quanto na previsão do calendário de produção editorial.

3- Foco nas tendências

Um fator disponibilizado pelo Google Trends que melhora o potencial de conversão é o foco nas tendências. Com elas, os produtores de conteúdo terão a chance de conhecer quais são as palavras-chave mais pesquisadas pelos consumidores do segmento.

Assim, esta terceira razão de implementar o Google Trends no Marketing Digital torna-se benéfica para quem investe no modelo e-commerce, haja vista que propõe a construção de uma essência pautada nas possíveis novidades a serem trabalhadas dentro do site. Um exemplo característico disso é o ajuste de uma nova função em uma página já existente.

4- Comparação de termos

Com o Google Trends, o acesso às mais variadas palavras-chave já buscadas é facilitado.

Em vista disso, uma outra razão para utilizá-lo é a possibilidade de definir qual delas é mais forte para ser destaque e as demais para atuarem como vertentes da primeira. De tal modo, os sinônimos se enquadram como modos diferentes de impactar diversos tipos de público que possuem o hábito de consumir seu produto ou serviço.

A comparação entre termos, neste sentido, contribui para:

  • geração de mais tráfego no site;
  • sugestão mais precisa da palavra-chave que pode ser trabalhada em campanhas;
  • melhor rankeamento nas plataformas de busca;
  • definição de sinônimos que gerem mais resultados.

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