Conheça nosso Blog
desenho de likes no Instagram

Fim dos likes no Instagram e seu impacto no engajamento

Nunca passou pela sua cabeça que os likes no Instagram poderiam deixar de existir, certo? Pois, bem! Este ano a plataforma anunciou que realizaria testes para ocultar as famosas curtidas nas publicações de todos os usuários. A novidade surpreendeu todo mundo e gerou um profundo debate entre as marcas e os influenciadores digitais: como isso afetará o engajamento? Continue a leitura deste artigo da Trii para descobrir!

A história por trás do fim dos likes no Instagram

desenho de like no instagram na tela do celular

A decisão de ocultar o número de curtidas e visualizações de fotos e vídeos dos usuários partiu de um objetivo comum. A ideia principal é estimular a produção de conteúdo de qualidade em vez de focar somente em métricas de popularidade. Ou seja, a intenção é desbanalizar uma performance totalmente focada em números.

A segunda finalidade dessa ação é promover o bem-estar e a saúde mental dos usuários. Afinal, existem estudos que comprovam que a quantidade de curtidas, seguidores e comentários nas redes sociais pode estar relacionado à depressão. Além disso, também gera ansiedade e outros problemas psicológicos que afetam a autoestima.

Como é o cenário atual?

Hoje, o número de likes no Instagram são visíveis somente para o dono do perfil. Os seus seguidores podem ver quem curtiu a sua foto, porém, não saberão a quantidade exata de curtidas. Em contrapartida, o número de comentários ainda pode ser visto por todos os usuários.

O que muda, de fato, para as marcas?

duas pessoas mexendo em seus respectivos instagrams

Um debate que surgiu em torno da problemática do fim dos likes no Instagram diz respeito à mensuração de engajamento. Muitas marcas e influenciadores acreditam que as curtidas são a única métrica que importa, no entanto, não é bem assim. Outras métricas relevantes são comentários, visitas no perfil, saves, recompartilhamento nos stories e alcance.

Podemos identificar a relevâncias das demais métricas de acordo com alguns dados valiosos. Segundo o Jornal do Comércio, uma análise feita na plataforma comparou as interações feitas antes e depois da retirada dos likes. O resultado foi o seguinte: o engajamento não só aumentou, como está mais qualificado.

Ou seja, o fim das curtidas proporcionou um novo ambiente para atestar a qualidade do engajamento além do imediatismo dos likes.

E agora, como medir o engajamento?

Vale ressaltar que ocultar o número de likes no Instagram não diminui a importância das métricas tradicionais de popularidade. Afinal, esse é o único método para medir o real engajamento das marcas.

Apresente as métricas pessoais

Um influenciador digital, por exemplo, quando fechar contrato com determinada empresa poderá enviar um print para comprovar a efetividade dos seus números. Pois, mesmo que não haja a exibição para todos os usuários da plataforma, a quantidade de curtidas ainda aparece para o dono do perfil.

Conteúdo de qualidade é primordial

O fim dos likes no Instagram propicia um ambiente ainda melhor para os influenciadores: estimulá-los a criar conteúdos realmente envolventes. Afinal, é necessário um esforço maior para atrair a atenção dos seguidores que anteriormente eram guiados pela relevância social da postagem. Uma boa dica é focar em estratégias de marketing de conteúdo, que geram valor para os usuários.

Esqueça likes e comentários falsos

Investir em modelos equivocados de automação sempre foi uma péssima ideia, agora então é pior ainda. Nada mais frustrante do que utilizar robôs para obter mais curtidas e comentários nas redes sociais, mesmo que sejam falsos. Essa estratégia é totalmente antiquada e, com a nova funcionalidade da plataforma, será ainda mais inútil pagar caro para ter seguidores e interações “vazias”, que não trarão engajamento.

Impactos do fim dos likes

Prós

  • Menos competitividade entre empresas e criadores de conteúdo;
  • rede social menos tóxica e mais saudável para a saúde mental;
  • favorecimento dos microinfluenciadores;
  • foco maior no conteúdo;
  • mais privacidade.

Contras

  • O número de comentários permanece visível;
  • relacionamento menos direto entre marcas e influenciadores digitais;
  • comprometimento da transparência;
  • desconfiança quanto a veracidade das métricas.

Essa informação foi útil para você? Então, não deixe de conferir os outros artigos exclusivos do blog da Trii!

Lá, já falamos sobre atualização do Instagram em 2019, como montar um sorteio no Instagram, dicas para seu conteúdo do Instagram Stories e muito mais! Aproveite a visita e expanda seu conhecimento.

 

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags