Por Agência Trii
30 de agosto de 2019

Nunca passou pela sua cabeça que os likes no Instagram poderiam deixar de existir, certo? Pois, bem! Este ano a plataforma anunciou que realizaria testes para ocultar as famosas curtidas nas publicações de todos os usuários. A novidade surpreendeu todo mundo e gerou um profundo debate entre as marcas e os influenciadores digitais: como isso afetará o engajamento? Continue a leitura deste artigo da Trii para descobrir!

A história por trás do fim dos likes no Instagram

desenho de like no instagram na tela do celular

A decisão de ocultar o número de curtidas e visualizações de fotos e vídeos dos usuários partiu de um objetivo comum. A ideia principal é estimular a produção de conteúdo de qualidade em vez de focar somente em métricas de popularidade. Ou seja, a intenção é desbanalizar uma performance totalmente focada em números.

A segunda finalidade dessa ação é promover o bem-estar e a saúde mental dos usuários. Afinal, existem estudos que comprovam que a quantidade de curtidas, seguidores e comentários nas redes sociais pode estar relacionado à depressão. Além disso, também gera ansiedade e outros problemas psicológicos que afetam a autoestima.

Como é o cenário atual?

Hoje, o número de likes no Instagram são visíveis somente para o dono do perfil. Os seus seguidores podem ver quem curtiu a sua foto, porém, não saberão a quantidade exata de curtidas. Em contrapartida, o número de comentários ainda pode ser visto por todos os usuários.

O que muda, de fato, para as marcas?

duas pessoas mexendo em seus respectivos instagrams

Um debate que surgiu em torno da problemática do fim dos likes no Instagram diz respeito à mensuração de engajamento. Muitas marcas e influenciadores acreditam que as curtidas são a única métrica que importa, no entanto, não é bem assim. Outras métricas relevantes são comentários, visitas no perfil, saves, recompartilhamento nos stories e alcance.

Podemos identificar a relevâncias das demais métricas de acordo com alguns dados valiosos. Segundo o Jornal do Comércio, uma análise feita na plataforma comparou as interações feitas antes e depois da retirada dos likes. O resultado foi o seguinte: o engajamento não só aumentou, como está mais qualificado.

Ou seja, o fim das curtidas proporcionou um novo ambiente para atestar a qualidade do engajamento além do imediatismo dos likes.

E agora, como medir o engajamento?

Vale ressaltar que ocultar o número de likes no Instagram não diminui a importância das métricas tradicionais de popularidade. Afinal, esse é o único método para medir o real engajamento das marcas.

Apresente as métricas pessoais

Um influenciador digital, por exemplo, quando fechar contrato com determinada empresa poderá enviar um print para comprovar a efetividade dos seus números. Pois, mesmo que não haja a exibição para todos os usuários da plataforma, a quantidade de curtidas ainda aparece para o dono do perfil.

Conteúdo de qualidade é primordial

O fim dos likes no Instagram propicia um ambiente ainda melhor para os influenciadores: estimulá-los a criar conteúdos realmente envolventes. Afinal, é necessário um esforço maior para atrair a atenção dos seguidores que anteriormente eram guiados pela relevância social da postagem. Uma boa dica é focar em estratégias de marketing de conteúdo, que geram valor para os usuários.

Esqueça likes e comentários falsos

Investir em modelos equivocados de automação sempre foi uma péssima ideia, agora então é pior ainda. Nada mais frustrante do que utilizar robôs para obter mais curtidas e comentários nas redes sociais, mesmo que sejam falsos. Essa estratégia é totalmente antiquada e, com a nova funcionalidade da plataforma, será ainda mais inútil pagar caro para ter seguidores e interações “vazias”, que não trarão engajamento.

Impactos do fim dos likes

Prós

  • Menos competitividade entre empresas e criadores de conteúdo;
  • rede social menos tóxica e mais saudável para a saúde mental;
  • favorecimento dos microinfluenciadores;
  • foco maior no conteúdo;
  • mais privacidade.

Contras

  • O número de comentários permanece visível;
  • relacionamento menos direto entre marcas e influenciadores digitais;
  • comprometimento da transparência;
  • desconfiança quanto a veracidade das métricas.

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