Por Agência Trii
31 de maio de 2021

O BBB 2021 trouxe a tona um grande debate nas redes sociais sobre a cultura do cancelamento. Isso ocorreu por conta, principalmente, das atitudes tomadas pela cantora Karol Conká no programa. Por conta de ações e falas ditas dentro da casa, ela perdeu uma parcela de seus seguidores no instagram e patrocinadores. Todavia, esta cultura não afeta somente personalidades públicas, mas também grandes e pequenas empresas.

Ficou curioso para saber como a cultura do cancelamento afeta as empresas? Confira este artigo que a Trii preparou sobre o assunto. Desejamos uma ótima leitura!

O que é a cultura do cancelamento?

Observamos várias pessoas conectadas. Confira como a cultura do cancelamento influencia a sua marca!

A cultura do cancelamento segue o mesmo pensamento que o linchamento, porém restrita às plataformas digitais e ataques cibernéticos.

O cancelamento nada mais é que um boicote a uma marca ou pessoa que se posicione de maneira ofensiva, polêmica ou preconceituosa. Ou seja, longe da opinião mais aceita pela sociedade.

Vendo por esta perspectiva, a cultura do cancelamento parece ser inofensiva e até muito saudável, pois aponta os erros das pessoas e estimula a discussão sobre o assunto. Todavia, esse esclarecimento nem sempre é feito da maneira mais didática e saudável. Muitas vezes não há um debate para mostrar ideias e, sim, um ataque às personalidades e a terceiros. Um exemplo, é o filho da Karol Conká foi atacado nas redes sociais por conta das atitudes da mãe no BBB21.

A relação entre o cancelamento e as empresas

Vemos palavras relacionadas a como a cultura do cancelamento influencia a sua marca.

Como falamos anteriormente, a cultura do cancelamento não afeta só celebridades, mas também marcas. A firma Osklen é um exemplo. Ela foi “cancelada” por conta do preço da máscara que estava vendendo em suas lojas virtuais.

As empresas precisam ter um cuidado extra com a reputação e imagem uma vez que o cancelamento pode gerar boicote aos produtos e serviços.

Há várias razões pelas quais uma marca pode ser cancelada, são elas:

  • um post que seja ofensivo;
  • caso a empresa não se posicione rapidamente quando um blogueiro ou artista que ela patrocina seja “cancelado”;
  • funcionários que reproduzem atos e palavras ofensivas usando a imagem da empresa;
  • produtos da firma serem considerados nocivos pela sociedade;
  • entre outros exemplos.

Como evitar o cancelamento?

O melhor a fazer é sempre evitar que a cultura do cancelamento atinja a sua marca. Para isso, é importante adotar algumas medidas que falaremos a seguir.

Converse com a sua equipe

Entre em consenso com os seus colaboradores. Peça que evitem publicar sobre assuntos polêmicos quando estiverem no ambiente de trabalho. Ou seja, solicite a eles que separem bem as opiniões pessoais do trabalho. Assim, eles terão uma orientação sobre o que deve ser feito ou não em nome da firma.

Oriente o marketing

Oriente a sua equipe de marketing sobre quais são os valores que você quer promover para a sua empresa. Além disso, também aproveite para ver qual tom de voz que a sua marca vai ter. Assim, ele será reproduzido em posts e conteúdos condizentes com o seu propósito.

Você também pode contratar uma empresa focada em marketing digital, como a Trii, uma vez que seus times que cuidam do conteúdo digital são diversificados. Assim, eles estarão sempre atentos a qualquer post que possa ser interpretado de maneira errônea ou ofensiva.

Procurando uma agência de marketing digital?

Conte com a Trii! Somos uma agência de marketing digital e nosso time está pronto para evitar qualquer post ou conteúdo que leve ao cancelamento da sua marca. Conte com os nosso profissionais para alavancar suas redes sociais e contato virtuais com o seu cliente. E também aumentar as suas vendas. Entre em contato e saiba mais sobre os nosso serviços!

Confira mais algumas dicas para o seu negócio que separamos: